Alerta emitido pela Defesa Civil dias antes, comunicando sobre as chuvas na capital gaúcha, contrasta com declaração de Maurício Loss
O diretor-geral do Departamento Municipal de Água e Esgotos (DMAE), Maurício Loss, e o coordenador da Defesa Civil Municipal, Evaldo Rodrigues, fizeram um pronunciamento oficial nas redes sociais nesta quinta-feira (23/5) sobre as chuvas em Porto Alegre. Durante sua fala, contudo, Maurício contradiz alerta da própria Defesa Civil feito dias antes.
O diretor do DMAE disse que “a chuva tem se intensificado em Porto Alegre nas últimas horas, além do que os modelos previam”. Porém, na noite da terça-feira (21), a Defesa Civil do Rio Grande do Sul já havia emitido um alerta de chuvas entre 120mm e 150mm para os dias seguintes.
De acordo com o Departamento Municipal de Água e Esgoto, uma das estações de bombeamento do bairro Menino Deus opera em capacidade baixa, em razão da quantidade de lixo que está acumulado sobre a água em alguns pontos da cidade.
Evaldo Rodrigues avisa ainda, no pronunciamento, que, devido aos acumulados de destroços, áreas que já tinham sido atingidas por inundações permanecem em atenção. E pede que moradores dessas regiões e pessoas que moram em lugares mais baixos fiquem atentos para buscar um abrigo em lugar seguro caso necessário.
Tribuna Livre, com informações do Departamento Municipal de Água e Esgotos (DMAE)