A taxa de ocupação dos hotéis aumentou de 59,43% em 2019 para 65,71% neste ano no Distrito Federal. A capital antecipa um cenário promissor para 2024, impulsionado pelos eventos como Villa Mix e Rally dos Sertões, juntamente com a realização da maior feira de turismo da América Latina e a chegada de novos voos internacionais.
A colaboração entre o Governo do Distrito Federal (GDF) e os setores hoteleiro e turístico foi reconhecida no dia 20 desta quarta-feira, com a entrega de um diploma ao governador Ibaneis Rocha pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Distrito Federal (Abih-DF). O reconhecimento destaca iniciativas como a redução da alíquota do Imposto Sobre Serviços (ISS) de 5% para 3%, uma das mais baixas entre as capitais do país.
O aumento na taxa de ocupação dos hotéis em Brasília também foi destacado, passando de 59,43% em 2019 para 65,71% em 2023. A flexibilização tributária foi identificada como um dos fatores determinantes para esse desempenho positivo. O Governo do DF investiu cerca de R$ 100 milhões no setor ao longo do ano, beneficiando mais de 50 segmentos.
A entrega do diploma de honra ao mérito ao governador Ibaneis Rocha ocorreu no Palácio do Buriti, no gabinete do governador, e foi realizada pelo presidente da Abih-DF, Henrique Severian. O evento contou com a presença do secretário de Turismo, Cristiano Araújo, do presidente da Câmara Legislativa, deputado distrital Wellington Luiz, e dos empresários Paulo Octávio e André Octavio Kubitschek, além de outros representantes do setor hoteleiro.
O governador Ibaneis Rocha destacou os esforços para revitalizar o setor de turismo desde o início de seu mandato, mencionando a importância do trabalho conjunto com as entidades do setor produtivo. Ele ressaltou a necessidade de continuar evoluindo e proporcionando condições para o crescimento contínuo.
Para o ano de 2024, as expectativas são otimistas, com a realização de eventos significativos, como o Villa Mix em abril e o show do tenor italiano Andrea Bocelli em maio. A capital também receberá a Abav Expo 2024, a maior feira de turismo da América Latina, e sediará o Rally dos Sertões em agosto, além de possuir a expectativa de atrair mais jogos de grandes clubes da Série A do Campeonato Brasileiro.
Outras ações implementadas nos últimos anos, como a captação de recursos do Fundo Geral do Turismo (Fungetur), o aumento na emissão de carteiras para artesãos e a reforma de espaços turísticos, contribuíram para o crescimento do turismo no DF. O apoio do GDF foi destacado como essencial para a realização de eventos e o desenvolvimento do entretenimento na cidade, conforme enfatizado pelo CEO da Arena BSB, Richard Dubois.
Tribuna Livre, com informações da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Distrito Federal (Abih-DF).