29/11/2025

Equatorial Goiás inaugura novo Centro de Operações Integradas em Goiânia

Foto: Ascom/Equatorial Goiás

O novo COI é equipado com equipamentos modernos e tecnologia reforçada. Investimento garante ainda mais agilidade nos atendimentos de ocorrências e monitoramento em tempo real da rede de distribuição

Dando continuidade ao plano de reconstrução do sistema elétrico do estado, o Centro de Operações Integradas da Equatorial Goiás (COI), localizado na sede da empresa, em Goiânia,passou por uma renovação marcante. Visando aprimorar ainda mais a agilidade e a eficiência no atendimento às ocorrências registradas pelos canais oficiais, o COI está de casa nova. O investimento reflete o compromisso da companhia com a qualidade do serviço prestado aos clientes, por meio da modernização dos equipamentos e tecnologia que garantem respostas ainda mais rápidas aos chamados.

O novo centro começou a operar no último fim de semana e está localizado agora em outro prédio da distribuidora na capital. Ele fica na sede, no Jardim Goiás, mas em um espaço totalmente novo e moderno. Para o gerente do COI, Vinicyus Lima, o local foi projetado para oferecer um atendimento ainda mais eficiente com o que há de mais moderno no mercado. “Por meio de equipamentos mais tecnológicos e inovadores, o novo espaço vai gerar ainda mais estabilidade nos serviços. Além disso, contamos com sistemas automáticos, que tornam atuação mais rápida e seguroa para os consumidores”, afirma o gerente.

Entre as inovações, se destacam as ferramentas de monitoramento e automação, que permitem ao COI detectar e resolver possíveis problemas de forma automática e quase instantânea. Isso melhora significativamente a velocidade de resposta às demandas e reduz o tempo de espera para resolução das ocorrências. “Com a automação inteligente, que minimiza os riscos de falhas, garantimos maior continuidade e estabilidade nos serviços. Essa mudança reflete diretamente no aumento da confiabilidade pelos clientes”, destaca Vinicyus.

Curiosidades do novo COI

O novo Centro de Operações Integradas conta com mais de 100 posições para controladores, analistas e engenheiros de operação que são responsáveis por fazer o monitoramento do sistema elétrico em mais de 200 cidades goianas. Apenas a área onde fica o monitoramento da rede de baixa e média tensão tem, ainda, um super telão formado por 48 telas distribuídas em 24×2, apresentando em tempo real, uma radiografia do sistema de energia. O COI da Equatorial Goiás funciona ininterruptamente 24 horas por dia, sete dias por semana.

Outro avanço importante é a nova interface do sistema, que oferece uma gestão mais intuitiva e integrada. Com visualizações simultâneas e painéis personalizados, as equipes da concessionária podem acompanhar o andamento das operações com mais controle e visibilidade sobre as ações realizadas pelo Centro de Operações.

No local consta ainda, um painel com um sistema de previsão do tempo, que ajuda as equipes a mapearem os pontos críticos, antecipando estratégias e garantindo atuação ágil e eficiente nas ocorrências consideradas emergenciais.

“O COI é o cérebro da operação nos quatro cantos do estado. Ele nos permite ter uma dimensão de tudo o que está acontecendo na rede de distribuição. O sistema nos auxilia a antecipar possíveis falhas e direcionar, com urgência, equipes para atuar, garantindo assertividade, segurança e eficácia nas ações. É um gerenciamento ainda melhor das equipes em Goiás”, explica Vinicyus.

A modernização do COI não é apenas uma atualização tecnológica, mas uma etapa importante do trabalho de reconstrução do sistema elétrico de Goiás. Por meio dessa nova estrutura, será possível otimizar os processos, agilizar a experiência do cliente e entregar um serviço mais rápido, seguro e eficiente, além de ser o maior Centro de Operações de todo o Grupo Equatorial.

Tribuna Livre, com informações da assessoria de imprensa do Grupo Equatorial

Leia também
MP quer que Mabel remova toda grama sintética que ‘plantou’ em Goiânia
MP quer que Mabel remova toda grama sintética que ‘plantou’ em Goiânia
Prefeitura de Goiânia vai tomar imóveis abandonados; veja qual será destinação
Prefeitura de Goiânia vai tomar imóveis abandonados; veja qual será destinação
Criminosos abrem buraco na parede para furtar distribuidora de bebidas em Senador Canedo
Criminosos abrem buraco na parede para furtar distribuidora de bebidas em Senador Canedo
Polícia desarticula ponto de drogas próximo a escola e igreja em Luziânia
Polícia desarticula ponto de drogas próximo a escola e igreja em Luziânia
COM APOIO DE PÁBIO MOSSORÓ E DR
COM APOIO DE PÁBIO MOSSORÓ E DR. CÉLIO SILVEIRA, PREFEITO MARCUS VINICIUS CONQUISTA PASSARELAS PARA VALPARAÍSO DE GOIÁS JUNTO AO DNIT
MP vai à Justiça contra gasto de R$ 3,1 milhões com SUV blindado de Mabel e outros nove carros
MP vai à Justiça contra gasto de R$ 3,1 milhões com SUV blindado de Mabel e outros nove carros
Político famoso no Maranhão é preso em apartamento de luxo em Goiânia
Político famoso no Maranhão é preso em apartamento de luxo em Goiânia
Morre menino de 9 anos atacado por abelhas em Catalão
Morre menino de 9 anos atacado por abelhas em Catalão
h deixa rastro de destruição em Rio Verde
Tempestade com ventos de 90 km/h deixa rastro de destruição em Rio Verde
Reta final para inscrições da Chamada Pública do Programa de Eficiência Energética
Reta final para inscrições da Chamada Pública do Programa de Eficiência Energética
Advertência à Igreja Sobre a Unidade Espiritual
OPINIÃO - Advertência à Igreja Sobre a Unidade Espiritual
Mulher fica 3 dias desaparecida em área de mata após sair para atender ligação em Alto Paraíso
Mulher fica 3 dias desaparecida em área de mata após sair para atender ligação em Alto Paraíso

Cefet: ataque a tiros deixa duas servidoras mortas

Um trágico ataque a tiros em uma unidade do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) resultou na morte de duas funcionárias da instituição. O autor dos disparos, também servidor do Cefet, é apontado como o responsável pelo ataque. As vítimas eram funcionárias da instituição. As informações preliminares indicam que o

Leia mais...

Último dia para doar roupas para egressos do sistema prisional

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), por meio do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo do Distrito Federal (GMF/DF), encerra nesta sexta-feira, 28 de novembro, a campanha de arrecadação de roupas e sapatos destinada a egressos do sistema prisional. A iniciativa

Leia mais...

Governo alivia bolso do consumidor com redução na conta de luz

Contas de luz terão um custo menor para os consumidores em dezembro. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou a mudança na bandeira tarifária, que passa da vermelha para a amarela. A alteração representa um alívio no orçamento das famílias, especialmente em um período de maior consumo de energia

Leia mais...

Vídeo: Polícia resgata 13 animais silvestres em cativeiro no Park Way

Durante a Operação Lex Animalia, policiais encontraram 12 jabutis e um cágado em condições irregulares em uma mansão do Park Way. Os animais foram apreendidos e encaminhados para cuidados veterinários A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) deflagrou a Operação Lex Animalia, nesta quarta-feira (26/11), para o enfrentamento do tráfico

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.