13/11/2025

Exército destoa da Marinha e Aeronáutica e quebra tradição de publicar mensagem de fim de ano do Comandante às tropas: Até agora, Força só postou animação de 10 segundos

Reprodução

Em 2023 a mensagem foi publicada no dia 15/12, em 2022 no dia 24/12 e em 2021 no dia 21/12

O Exército, pelo menos até às 21h25 do dia 28 de dezembro de 2024, ainda não postou publicamente a tradicional mensagem de final de ano do seu Comandante. No dia 23 de dezembro foi postada apenas uma animação de 10 segundos nas redes sociais com a legenda: “O Exército Brasileiro deseja a todos um Feliz Natal e Próspero Ano Novo!”.

Em 2023, a mensagem foi publicada no dia 15 de dezembro pelo General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva. Em 2022, o então Comandante da Força Terrestre, General Freire Gomes, divulgou a mensagem no dia 24 de dezembro. Em 2021, a publicação foi no dia 21 de dezembro.

Com a atitude, o Exército destoa das outras 2 Forças.

A Marinha divulgou a mensagem do Comandante, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen, em 22 de dezembro. No vídeo postado no YouTube, Olsen ressaltou que os feitos de 2024 atestam a centralidade da Força Naval para o desenvolvimento nacional.

“Cada adestramento efetivado, obstáculo vencido e missão cumprida compõe a narrativa de uma força que não esmorece ante as exigências impostas pelo ambiente nacional, reafirmando o papel preponderante na salvaguarda dos interesses do Estado no mar”.

A Aeronáutica divulgou a mensagem de fim do ano do Comandante um dia depois, em 23 de dezembro. Entre muitos agradecimentos e citações de momentos importantes de 2024, o Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno dedicou importante espaço do vídeo de 07:30 para falar sobre o programa espacial brasileiro.

“Por intermédio da criação da empresa Alada, formularemos as condições mais propícias para impulsionar o Programa Espacial Brasileiro, em harmonia e em sincronia com a Agência Espacial Brasileira [AEB] e o Inpe [Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais]. Bem assim promoveremos desenvolvimento do complexo espacial brasileiro, revelando grandes saltos tecnológicos e capacidades que permitirão ampliar nossos horizontes na direção do espaço por meio do desenvolvimento do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno, em Natal (RN), e do Centro de Lançamento de Alcântara no Maranhão”.

Exército enfrenta crise de imagem

Um dos motivos de o Exército ainda não ter divulgado a mensagem do Comandante, ou de ignorar completamente a tradição, é a crise de imagem enfrentada pela instituição, nítida na polarização de comentários disponíveis nas redes sociais da Força.

É por isso que o Comandante Tomás Paiva encomendou uma pesquisa de R$ 717 mil para tentar descobrir o direcionamento e as tendências da opinião pública em relação a temas relevantes para o Exército, como, por exemplo, o emprego das Forças Armadas em operações de GLO (Garantia da Lei e da Ordem).

O Exército justifica a pesquisa argumentando que, em uma sociedade cada vez mais influenciada pela informação, a narrativa pode ser considerada um ponto decisivo nas operações militares e o terreno informacional passa a ser tão importante quanto o físico e o humano.

Falta de confiança nas Forças

O histórico dos últimos meses aponta descrença da sociedade em relação não só ao Exército, mas às Forças Armadas em geral.

A desconfiança da população em relação a Exército, Marinha e Aeronáutica está em tendência de alta desde 2017 segundo o Datafolha. A última pesquisa, divulgada pelo instituto em 18 de dezembro, mostra que 24% dos entrevistados disseram não confiar nas Forças Armadas. Esse percentual era de apenas 15% há 5 anos atrás.

Para João Roberto Martins Filho, professor da UFSCar e um dos maiores especialistas do país no pensamento político da caserna, a dubiedade causada pelo possível envolvimento dos militares em tentativa de golpe e, ao mesmo tempo, a falta de apoio a ele por parte dos Comandantes do Exército e da Aeronáutica, contribui para atrair a rejeição dos 2 lados do jogo político.

“Hoje vemos democratas perdendo a confiança nas Forças por causa dessas notícias todas, e ao mesmo tempo bolsonaristas insatisfeitos com elas por não terem interferido”.

Martins Filho aponta ainda o envolvimento dos militares na política como outro grande motivador dessa crise de confiança por parte da sociedade.

“Na medida em que os militares decidem entrar na política, entram numa área de risco, porque a política é um ambiente de conflito. No governo Bolsonaro, a imagem foi sendo desgastada por vários episódios, porque eles assumiram um protagonismo em várias posições”.

Tribuna Livre, com informações da Revista Sociedade Militar

Leia também
logoMPDFT-4
Codhab aprimora transparência em projetos habitacionais com novos treinamentos
logo2
Debate sobre danos ambientais no park way ocorre hoje em audiência
f1280x720-162560_294235_5050
A confusa história do motorista que parou o rodoanel com "bombas"
logoMPDFT-3
Gama: homem é condenado por homicídio após 25 anos de fuga
COP30: manifestantes entram em confronto com seguranças da ONU em Belém
COP30: manifestantes entram em confronto com seguranças da ONU em Belém
image-400-234eaa2f99dd986a2c56a467cf0e99c8
Estão abertas inscrições para o programa maria da penha vai à escola
f1280x720-132853_264528_5050
Lula assina decreto para alterar regras dos vales-alimentação e refeição
logoMPDFT-2
Namoral: mpdft reconhecido por iniciativa em defesa da integridade
f1280x720-159996_291671_5050
Falta de sensibilidade: são paulo critica decisão do stf sobre mototáxis
f1280x720-162214_293889_5050-1
Cúpula dos povos: vozes da sociedade civil ecoarão na cop30
Governadores criticam Lula em evento da Confederação Israelita
Governadores criticam Lula em evento da Confederação Israelita
Vagão em chamas: trem em movimento é incendiado na Baixada Santista
Vagão em chamas: trem em movimento é incendiado na Baixada Santista. 

Namoral: mpdft reconhecido por iniciativa em defesa da integridade

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) recebeu um prêmio de reconhecimento no 2º Congresso de Defesa da Integridade, evento promovido pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). A promotora de justiça Luciana Asper y Valdés, idealizadora do programa NaMoral, foi homenageada por sua significativa contribuição e fortalecimento

Leia mais...

Sabalenka encerra 2025 no topo do ranking mundial da wta

Aryna Sabalenka consolida sua posição como a número um do mundo no ranking da WTA, finalizando a temporada de 2025 pelo segundo ano consecutivo. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (10), após a conclusão do WTA Finals. A tenista bielorrussa, de 27 anos, demonstra um domínio consistente no circuito, ostentando

Leia mais...

Tecnologia facial: desvendando os bastidores do reconhecimento facial moderno

O reconhecimento facial emergiu como uma das tecnologias biométricas mais proeminentes e, simultaneamente, controversas da era digital. Amplamente utilizado para desbloquear dispositivos móveis, conceder acesso a informações governamentais, controlar a entrada em instalações corporativas e até mesmo auxiliar em investigações policiais, essa técnica se fundamenta na premissa de que cada

Leia mais...

Tiktok aposta em podcasts em vídeo com influenciadores digitais

O TikTok, plataforma de vídeos curtos, expande seus horizontes e anuncia uma parceria estratégica com a iHeartMedia, consolidando sua entrada no universo dos podcasts. A colaboração tem como foco a produção de podcasts em vídeo, estrelados por influenciadores populares da própria rede social. A iniciativa prevê a criação de até

Leia mais...

Openai atinge um milhão de clientes e impulsiona ia empresarial

A OpenAI anunciou um marco significativo, ultrapassando a marca de 1 milhão de clientes corporativos em escala global. A empresa se posiciona como a plataforma de negócios com o crescimento mais rápido da história, contando com a adesão de grandes empresas como American Express, Cisco, Lowe’s, Morgan Stanley, T-Mobile e

Leia mais...

Derrite propõe pf em investigações de facções com aval de estados

Uma nova proposta legislativa apresentada pelo deputado federal Guilherme Derrite (PP-SP) redefine os limites da atuação da Polícia Federal (PF) em investigações que envolvam facções criminosas. O texto, um substitutivo a um projeto anterior, estabelece que a PF poderá conduzir tais investigações, desde que em colaboração ou com a devida

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.