22/04/2024

Federação entre União e PP não está madura, diz Mendonça Filho.

O deputado Mendonça Filho (União-PE), relator do projeto que reformula o ensino médio, concedeu entrevista a imprensa na 5ª feira (21.mar.2024).

Deputado afirmou que seria precipitado debater a aliança entre os 2 partidos em ano de eleições municipais.

O deputado federal Mendonça Filho (União Brasil-PE) afirmou nesta 5ª feira (21.mar.2024), em entrevista a um portal comercial, que a federação entre o União Brasil e o PP ainda “não está madura”. Para o congressista, é precipitado avançar com as discussões da aliança por causa das eleições municipais deste ano.

“Estamos em pleno processo eleitoral, acho que seria uma precipitação antecipar o debate de uma federação. Estamos saindo de um casamento entre PSL e Democratas [que originou o União Brasil] que significou uma crise existencial muito forte”, disse.

Mendonça Filho destacou que o União precisa se organizar para atravessar o processo eleitoral neste ano. O partido passa por uma mudança no comando depois de um racha entre o deputado federal Luciano Bivar (União brasil-PE), ex-presidente que foi afastado da sigla, e o presidente eleito do diretório nacional, Antonio Rueda.

“É preciso viver esse momento, passar pelo processo eleitoral municipal e a partir de 2025 a gente começa a traçar os objetivos para 2026. Qualquer discussão antecipada de federação, para mim, seria uma precipitação”, disse.

BIVAR X RUEDA

Mendonça Filho disse que o União Brasil vai caminhar para uma pacificação depois da briga entre os 2 caciques políticos pelo comando do partido. O caso foi parar na Justiça.

“A gente viveu uma turbulência e uma crise lamentável, inclusive ontem [20.mar.2024] com a destituição do presidente Luciano Bivar. Isso para mim é tudo muito dolorido”, disse.

Segundo o deputado, o afastamento de Luciano Bivar da presidência do partido foi provocado pelo próprio congressista. Bivar perdeu o apoio da maioria dos políticos eleitos do União Brasil depois que um áudio com ameaças à família do seu então vice-presidente, Antonio Rueda, começou a circular entre integrantes da sigla, em fevereiro deste ano.

“O resultado da destituição foi provocado pelo próprio presidente Bivar, eu tenho que lamentar isso, mas não tinha outro caminho. O partido estava sem comando e em um nível de tumulto absurdo, vivendo ameaças e fatos gravíssimos que estão para além da esfera partidária”, afirmou.

A crise entre os 2 se agravou depois que casas de Rueda em Pernambuco foram incendiadas em 12 de março. Não houve feridos. O caso está sob responsabilidade da Polícia Civil de Pernambuco, que apura a possibilidade de as chamas terem sido provocadas propositalmente.

Rueda foi eleito presidente nacional do União Brasil em chapa com o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, como vice. O advogado recebeu o apoio de todos os 4 governadores, 7 senadores e de mais de 50 deputados federais.

Tribuna Livre, com informações da Agência Câmara

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7R contabilidade e assessoria empresarial Santa Maria Brasilia DF
Leia também
Lira pretende criar grupo de trabalho para limitar ações do STF
Lira pretende criar grupo de trabalho para limitar ações do STF.
Comissão dos EUA diz que Moraes “censura” oposição ao governo Lula
Comissão dos EUA diz que Moraes “censura” oposição ao governo Lula.
Senado aprova em primeiro turno PEC que criminaliza porte e posse de drogas
Senado aprova em primeiro turno PEC que criminaliza porte e posse de drogas
Em reação ao governo, Lira avalia abrir CPIs e pautar PL anti-MST
Em reação ao governo, Lira avalia abrir CPIs e pautar PL anti-MST
Governo bate cabeça para fechar acordo sobre veto de Lula a emendas
Governo bate cabeça para fechar acordo sobre veto de Lula a emendas.
Rodrigo Pacheco, seus acertos, omissões e intromissões
Rodrigo Pacheco, seus acertos, omissões e intromissões.
Divergências na relação com o Planalto: Lira e Pacheco seguem caminhos distintos na disputa pela sucessão no Senado e na Câmara
Divergências na relação com o Planalto: Lira e Pacheco seguem caminhos distintos na disputa pela sucessão no Senado e na Câmara
Câmara deve revogar futuras prisões de deputados expedidas pelo STF
Câmara deve revogar futuras prisões de deputados expedidas pelo STF.
"Nós vamos chegar lá", diz Beto Simonetti ao ouvir "fora, Xandão"
"Nós vamos chegar lá", diz Beto Simonetti ao ouvir "fora, Xandão"
"Incompetente": Lira ataca Padilha e abre nova crise com governo
"Incompetente": Lira ataca Padilha e abre nova crise com governo
Musk diz que X recebeu questionamentos da Câmara dos EUA sobre ações no Brasil
Musk diz que X recebeu questionamentos da Câmara dos EUA sobre ações no Brasil
Senador discursa em inglês no plenário a favor de Elon Musk
Senador discursa em inglês no plenário a favor de Elon Musk.

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.