26/05/2024

GDF envia missão em apoio à população do Rio Grande do Sul

O secretário Sandro Avelar desejou boa sorte à brigada: “Sensibilizado com a situação, o governador Ibaneis Rocha determinou que enviássemos nossos melhores especialistas em busca e salvamento” | Foto: Divulgação/SSP-DF

Equipe é composta por 14 bombeiros, além de dois agentes da Defesa Civil, equipados com viaturas, embarcações, drones e cães; Estado atravessa calamidade por causa das chuvas

O Governo do Distrito Federal (GDF) enviou nesta sexta-feira (3) uma missão humanitária em apoio à população do Rio Grande do Sul por meio da Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF). Militares do Corpo de Bombeiros (CBMDF) e agentes da Subsecretaria do Sistema de Defesa Civil (Sudec) foram enviados para colaborar com as missões de prevenção, busca, salvamento e resgate de vítimas em decorrência das catástrofes climáticas enfrentadas recentemente.

Além dos 14 bombeiros e dos dois agentes da Sudec, serão deslocados cães de busca, viaturas, embarcações e outros aparatos para operação completa de buscas terrestres e aquáticas, disponíveis até o dia 16. Entre os materiais empregados pelo Corpo de Bombeiros constam uma viatura tipo auto serviços gerais (ASG), uma viatura tipo auto rápido florestal (ARF), uma viatura tipo auto busca e resgate com cães (ABRC), uma viatura tipo auto caminhão (AC), duas embarcações tipo escaler e dois motores de popa, além de equipamentos de busca terrestre e aquática. A Defesa Civil está contribuindo também com duas aeronaves remotamente pilotadas.

O Corpo de Bombeiros (CBMDF) contribuirá diretamente com os órgãos envolvidos e colocará à disposição militares e conhecimentos já empregados anteriormente em ocorrências nacionais ao longo das últimas décadas, em conjunto com os agentes da Defesa Civil do Distrito Federal.

Enquanto os militares se preparavam no Grupamento de Busca e Salvamento do CBMDF, o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar, desejou boa sorte aos militares, destacando a competência da equipe selecionada. “Sensibilizado com a situação, o governador Ibaneis Rocha determinou que enviássemos nossos melhores especialistas em busca e salvamento. O Corpo de Bombeiros do DF e a Defesa Civil do DF são referências nacionais. Temos orgulho da atuação de vocês e queremos desejar muita boa sorte para que possamos ajudar nossos irmãos do Rio Grande do Sul, que estão passando por um momento tão difícil”, afirmou.

De acordo com o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Sandro Gomes, foram selecionados militares experientes, que já atuaram em operações no Haiti e em Brumadinho (MG). A autoridade destacou ainda que a equipe contará com um “caminhão com gerador de energia elétrica, completamente equipado, para que os militares possam estar prontos e independentes para desempenhar as missões”.

A operação visa ao deslocamento terrestre de militares e materiais de salvamento terrestre e aquático ao estado do Rio Grande do Sul para missão de apoio a execução de trabalhos de prevenção, busca, salvamento e resgate de vítimas em consequência das fortes chuvas que se concentram por todo o estado.

Tribuna Livre, com informações da SSP-DF

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7R contabilidade e assessoria empresarial Santa Maria Brasilia DF
Leia também
DF 3Política distrital vai tratar de prevenção e enfrentamento de desaparecimento de pessoas
Política distrital vai tratar de prevenção e enfrentamento de desaparecimento de pessoas
Programa Cidadania nas Escolas certifica 395 estudantes de escolas do Itapoã
Programa Cidadania nas Escolas certifica 395 estudantes de escolas do Itapoã
DF 1DF amplia malha cicloviária e chega a 687 quilômetros de pistas
DF amplia malha cicloviária e chega a 687 quilômetros de pistas
DF 4Intervenções no trânsito do fim de semana em Vicente Pires, Ceilândia e Guará
Intervenções no trânsito do fim de semana em Vicente Pires, Ceilândia e Guará
DF 3Reforma de pontes sobre o Córrego Guará começa neste sábado (25)
Reforma de pontes sobre o Córrego Guará começa neste sábado (25)
DF 2Atletas mirins dos centros olímpicos visitam octógono do Jungle Fight 126
Atletas mirins dos centros olímpicos visitam octógono do Jungle Fight 126
DF 1Agro do Quadrado: Produção de grãos no DF cresce com qualidade no DNA
Agro do Quadrado: Produção de grãos no DF cresce com qualidade no DNA
DF 4Escritura pública de concessão de uso é entregue ao clube da Adepol
Escritura pública de concessão de uso é entregue ao clube da Adepol
DF 3Programa Cartão Prato Cheio vai além da segurança alimentar e nutricional
Programa Cartão Prato Cheio vai além da segurança alimentar e nutricional
DF 2GDF monitora execução do Plano Plurianual 2024-2027
GDF monitora execução do Plano Plurianual 2024-2027
DF 1Rede pública de saúde do DF aumenta número de leitos pediátricos e de ambulâncias
Rede pública de saúde do DF aumenta número de leitos pediátricos e de ambulâncias
DF 4Últimos dias de inscrição para a primeira turma dos cursos de corte, costura e serigrafia
Últimos dias de inscrição para a primeira turma dos cursos de corte, costura e serigrafia

DF amplia malha cicloviária e chega a 687 quilômetros de pistas

‌Desde 2019, foram construídos 220,52 km; capital tem a segundo maior conjunto de vias para ciclistas no país. GDF trabalha para interligar trechos e aumentar a mobilidade da população A malha cicloviária do Distrito Federal tem aumentado nos últimos anos. Atualmente, ela tem uma extensão de 687,12 km, distribuída em

Leia mais...

Marinhas do Brasil e dos EUA realizam operação em apoio ao RS

Operação tem como objetivo transferir doações para as vítimas das enchentes no estado de maneira mais ágil A Marinha do Brasil (MB) conduz, na próxima segunda-feira (27/5), uma operação de apoio à população do Rio Grande do Sul em meio à situação de calamidade pública causada pelas enchentes. A ação

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.