Guarda Municipal do Rio apresenta divisão de elite armada contra roubos

Guarda Municipal do Rio apresenta divisão de elite armada contra roubos
Guarda Municipal do Rio apresenta divisão de elite armada contra – Reprodução

A Divisão de Elite da Guarda Municipal do Rio foi apresentada nesta quarta-feira (4) com equipamentos para combater roubos e furtos na cidade. A força começará a atuar nas ruas a partir de março deste ano.

O prefeito Eduardo Paes explicou que a iniciativa focará em áreas com maior incidência criminal, com missões claras e mensuráveis, sem interferir na responsabilidade do estado pela segurança pública. “A Força Municipal vai agir nas ruas, em cima de roubos e furtos, a partir de manchas criminais, com missões claras, com comandos específicos, para que possamos não só ter o resultado, como mensurar esse resultado, que é fundamental em qualquer política pública”, afirmou Paes.

A divisão contará com 600 agentes iniciais, patrulhamento motorizado e a pé em duplas ou trios, para ampliar a presença territorial e a proximidade com a população. Os agentes utilizarão 118 veículos, incluindo pick-ups, motocicletas e vans, em áreas estratégicas definidas por análise de manchas criminais.

Foram entregues 1.500 pistolas Glock de 9 milímetros, com capacidade para 15 tiros, além de instrumentos de menor potencial ofensivo como spray de pimenta, gás lacrimogêneo e tasers. Os guardas terão câmeras corporais obrigatórias nos uniformes e dispositivos móveis para gestão e monitoramento operacional.

O diretor-geral da Força Municipal, Brenno Carnevale, destacou que os agentes são bem selecionados, treinados e equipados, com planejamento, controle e supervisão permanentes. Os equipamentos permitem alternativas técnicas para cada situação, aplicando o uso diferenciado da força de forma responsável.

T CSM

Deixe um comentário

Fábio Andrade Contabilidade - Contador em Santa Maria DF
plugins premium WordPress