08/12/2025

Guia da eleição nos EUA: com a vitória de Trump em Iowa, os republicanos agora enfrentam primárias em New Hampshire.

Biden deve ter seu nome confirmado para concorrer à reeleição representando os democratas - (crédito: Getty Images)

A seleção do presidente americano é um processo extenso e intrincado. A temporada de primárias teve início na segunda-feira (15/01), quando os eleitores republicanos no Estado de Iowa escolheram o ex-presidente como seu candidato para a disputa pela Casa Branca nas eleições de novembro.

Na segunda-feira (15/1), o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, conquistou uma vitória significativa nas primeiras prévias do Partido Republicano, marcando o início oficial da temporada de primárias nos Estados Unidos. Essa fase determinará os candidatos que disputarão a Presidência na eleição de 5 de novembro.

Os eleitores republicanos em Iowa, historicamente o primeiro Estado a votar, escolheram Trump em um processo de votação chamado “caucus”. O resultado refletiu uma margem confortável, alinhando-se às previsões de pesquisas feitas nos meses anteriores.

Mesmo enfrentando várias ações judiciais e tentativas de remover seu nome das cédulas, dependendo da decisão da Suprema Corte, Trump permanece como o favorito para a nomeação republicana.

No entanto, a corrida pelo segundo lugar em Iowa também foi observada, pois poderia indicar a força de outros republicanos contra Trump nas primárias. Nenhum dos principais rivais, Nikki Haley e Ron DeSantis, obteve uma margem significativa para emergir como o principal desafiante do ex-presidente, e após uma derrota esmagadora, DeSantis desistiu da corrida à Presidência e anunciou apoio a Trump na segunda-feira (22).

A vitória histórica de Trump em Iowa, obtendo a maioria dos votos em todos os 99 condados, consolidou sua liderança com 51%, enquanto DeSantis e Haley alcançaram 21% e 19%, respectivamente. Trump venceu com uma margem superior a 12 pontos em relação ao segundo colocado.

A próxima etapa ocorrerá na terça-feira (23/1), com primárias republicanas e democratas em New Hampshire. Trump enfrentará um desafio potencialmente maior contra Nikki Haley, considerando a mudança nas pesquisas, embora ainda seja o grande favorito.

Embora as pesquisas nacionais sugiram um empate ou liderança de Trump sobre Joe Biden na eleição geral, a longa temporada de primárias nos EUA continuará moldando o cenário político nos próximos meses, com as convenções nacionais republicana e democrata programadas para julho e agosto, respectivamente.

Tribuna Livre, com informações da BBC News

Deixe um comentário

Leia também
Com Maduro no alvo, Trump deixa claro como deve agir na América Latina
Com Maduro no alvo, Trump deixa claro como deve agir na América Latina
ia-1
Líderes valorizam ia generativa, mas falta estratégia para implementação
Data-Center-1-1-1200x675-1
Séries em destaque: o top 10 do streaming na primeira semana de dezembro
logo-nasa
Ex-administrador da nasa critica o plano lunar americano e alerta para riscos
data-center-
Consumo de data centers triplica e desafia redes elétricas
Roblox_Biometria_Infantil-1-1200x675-1
Roblox exigirá biometria facial para acesso ao chat em 2026
amazon-now
Amazon testa entrega ultrarrápida em seattle e filadélfia
forbes-ia-agentes-carreira-trabalho-1200x675-1
Oito tecnologias que vão ditar o futuro dos negócios em 2026
china_ia_2
Modelos de ia chineses ganham espaço no vale do silício e desafiam gigantes
brain-rot-1200x675-1
Palavras do ano oxford: a tecnologia define o vocabulário
a1-1024x456-1
Como usar o mai-image-1 para criar imagens no bing creator
fei-fei-li-2-1200x675-1
Conheça fei-fei li, a visionária da inteligência espacial

Congresso ensaia pacote em resposta ao STF; veja detalhes

Propostas são represálias à decisão do decano Gilmar Mendes de blindar magistrados. Um dos textos prevê a atualização da Lei do Impeachment; outro, pretende alterar os critérios de escolha de integrantes da Corte e instituir mandato fixo para ministros O Senado se mobiliza em retaliação à decisão do ministro Gilmar

Leia mais...

Ungido pelo pai, Flávio Bolsonaro anuncia pré-candidatura

O filho de Jair Bolsonaro, preso na Polícia Federal, anuncia candidatura à Presidência da República e diz que conta com a bênção do ex-presidente. Mercado, que torce por Tarcísio, reage, com Bolsa caindo 4,31% e dólar subindo a R$ 5,43 O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) anunciou, nesta sexta-feira (5), que será

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.