26/05/2024

Inaugurado Núcleo de Inovação do Distrito Federal para conteúdos de educação

A inauguração do Núcleo de Inovação representa um avanço significativo em direção a uma educação mais inclusiva, dinâmica e alinhada com as demandas do século XXI | Foto: Jotta Castro/SEEDF

O espaço, localizado na sede da Secretaria de Educação do DF, visa envolver professores e estudantes do ensino médio em iniciativas de educação livre por meio da tecnologia

O Núcleo de Inovação do Distrito Federal (NIDF) foi inaugurado nesta sexta-feira (19) e marcou um passo significativo rumo à incorporação de tecnologias assertivas na produção de recursos educacionais digitais. O espaço, localizado na sede da Secretaria de Educação do DF, visa envolver professores e estudantes do ensino médio em iniciativas de educação livre por meio da tecnologia. A cerimônia de inauguração ocorreu no auditório do Espaço Neuza França, no Shopping ID, Asa Norte.

O evento marca o início de uma jornada com o objetivo claro de transformar a educação por meio da tecnologia. Durante a cerimônia de abertura, a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, destacou a importância de envolver os docentes e alunos no processo de inovação educacional.

“Estamos dando o primeiro passo para trazer os alunos para dentro da rede de inovação. Queremos fazer deles os protagonistas desse movimento, onde possam compartilhar experiências e produzir conteúdo, contribuindo assim para uma educação mais dinâmica e participativa”, afirmou a secretária.

A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades, incluindo a coordenadora-geral do ensino médio da Secretaria de Educação Básica (SEB), Valdirene Alves de Oliveira, a diretora superintendente do Sebrae-DF, Rose Rainha, o docente e pesquisador da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Ibsen Mateus Bitencourt, a subsecretária de Educação Básica da SEEDF, Iêdes Braga, além de subsecretários da pasta e servidores.

“É uma satisfação para todos nós essa inauguração e tudo que este núcleo pode apreciar aos professores e estudantes do ensino médio desta rede de inovação para educação livre”, afirma, Valdirene Alves. “Um espaço que possibilitará a educação e a inovação na educação híbrida. Algo que vai trazer muitas possibilidades para o processo de aprendizagem da juventude deste país”, finaliza.

Com o apoio de profissionais especializados, o Núcleo pretende impactar diretamente 95 escolas, beneficiando 83.427 alunos e 4 mil professores, com planos de expansão para um número ainda maior de instituições educacionais na próxima fase.

Com o apoio de profissionais especializados, o Núcleo pretende impactar diretamente 95 escolas, beneficiando 83.427 alunos e 4 mil professores, com planos de expansão para um número ainda maior de instituições educacionais na próxima fase

A iniciativa faz parte da infraestrutura disponibilizada pela Rede de Inovação para Educação Híbrida (RIEH), um programa de inovação educacional do Governo Federal, que visa complementar e ampliar as estratégias de implementação da educação híbrida em todos os entes federativos do país, contribuindo assim para a implementação do Novo Ensino Médio de maneira mais equitativa e efetiva.

Parcerias

A superintendente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-DF), Rose Rainha, ressaltou a importância da parceria com a Secretaria de Educação durante a pandemia ocasionada pela covid-19. “Estou muito feliz, pois durante a pandemia, a secretaria utilizou um estúdio do Sebrae para levar conteúdo aos alunos. O que presenciamos hoje é o resultado dessa necessidade, um projeto importante que levará informação, inovação e tecnologia para as salas de aula de forma prática”, afirmou.

O NIDF conta com o apoio de instituições renomadas como a Universidade Federal de Alagoas e a Universidade do Brooklyn, agregando expertise e recursos para potencializar os resultados. Com um foco claro em monitoramento e avaliação constante, o núcleo pretende utilizar tecnologia para acompanhar de perto o progresso das ações e garantir que os objetivos sejam alcançados de maneira eficaz.

Ibsen Mateus, da UFAL, também destacou a importância do espaço em prol da melhoria da educação. “A rede formada por um conjunto de pessoas comprometidas em melhorar a educação em nosso país é uma conquista significativa”, afirma.

Tribuna Livre, com informações da SEEDF

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7R contabilidade e assessoria empresarial Santa Maria Brasilia DF
Leia também
DF 3Política distrital vai tratar de prevenção e enfrentamento de desaparecimento de pessoas
Política distrital vai tratar de prevenção e enfrentamento de desaparecimento de pessoas
Programa Cidadania nas Escolas certifica 395 estudantes de escolas do Itapoã
Programa Cidadania nas Escolas certifica 395 estudantes de escolas do Itapoã
DF 1DF amplia malha cicloviária e chega a 687 quilômetros de pistas
DF amplia malha cicloviária e chega a 687 quilômetros de pistas
DF 4Intervenções no trânsito do fim de semana em Vicente Pires, Ceilândia e Guará
Intervenções no trânsito do fim de semana em Vicente Pires, Ceilândia e Guará
DF 3Reforma de pontes sobre o Córrego Guará começa neste sábado (25)
Reforma de pontes sobre o Córrego Guará começa neste sábado (25)
DF 2Atletas mirins dos centros olímpicos visitam octógono do Jungle Fight 126
Atletas mirins dos centros olímpicos visitam octógono do Jungle Fight 126
DF 1Agro do Quadrado: Produção de grãos no DF cresce com qualidade no DNA
Agro do Quadrado: Produção de grãos no DF cresce com qualidade no DNA
DF 4Escritura pública de concessão de uso é entregue ao clube da Adepol
Escritura pública de concessão de uso é entregue ao clube da Adepol
DF 3Programa Cartão Prato Cheio vai além da segurança alimentar e nutricional
Programa Cartão Prato Cheio vai além da segurança alimentar e nutricional
DF 2GDF monitora execução do Plano Plurianual 2024-2027
GDF monitora execução do Plano Plurianual 2024-2027
DF 1Rede pública de saúde do DF aumenta número de leitos pediátricos e de ambulâncias
Rede pública de saúde do DF aumenta número de leitos pediátricos e de ambulâncias
DF 4Últimos dias de inscrição para a primeira turma dos cursos de corte, costura e serigrafia
Últimos dias de inscrição para a primeira turma dos cursos de corte, costura e serigrafia

DF amplia malha cicloviária e chega a 687 quilômetros de pistas

‌Desde 2019, foram construídos 220,52 km; capital tem a segundo maior conjunto de vias para ciclistas no país. GDF trabalha para interligar trechos e aumentar a mobilidade da população A malha cicloviária do Distrito Federal tem aumentado nos últimos anos. Atualmente, ela tem uma extensão de 687,12 km, distribuída em

Leia mais...

Marinhas do Brasil e dos EUA realizam operação em apoio ao RS

Operação tem como objetivo transferir doações para as vítimas das enchentes no estado de maneira mais ágil A Marinha do Brasil (MB) conduz, na próxima segunda-feira (27/5), uma operação de apoio à população do Rio Grande do Sul em meio à situação de calamidade pública causada pelas enchentes. A ação

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.