11/12/2025

Israel reabre passagem de fronteira com Gaza para permitir entrada de ajuda humanitária

Paramédicos palestinos carregam corpos de pessoas mortas descobertas nas proximidades do Hospital Al-Shifa, na cidade de Gaza, em 17 de abril de 2024 - (crédito: AFP)

Hamas e Israel concordaram em um cessar fogo, mas o exercito israelense realiza uma operação na cidade de Rafah, ao sul de Gaza

Israel anunciou nesta quarta-feira (8) a reabertura da passagem de Kerem Shalom, na fronteira com a Faixa de Gaza, para permitir a entrada de ajuda humanitária, três dias após o fechamento do local devido a um ataque com foguetes que matou quatro soldados.

A passagem de Kerem Shalom fica no sul da linha fronteiriça entre Israel e a Faixa, nas imediações da cidade palestina de Rafah, onde as autoridades israelenses ameaçam executar uma operação em larga escala que provoca grande preocupação na comunidade internacional.

“Caminhões procedentes do Egito estão chegando ao local com ajuda humanitária, incluindo alimentos, água, material para abrigo, medicamentos e equipamentos médicos fornecidos pela comunidade internacional”, afirmou o Exército israelense em um comunicado conjunto com o COGAT, uma agência vinculada ao Ministério da Defesa que supervisiona as questões civis nos territórios palestinos.

Os suprimentos entrarão no território palestino após uma inspeção, segundo o comunicado.

Porém, Juliette Touma, porta-voz da UNRWA, a Agência da ONU para os Refugiados Palestinos, declarou à AFP que “a passagem (de Kerem Shalom) não estava aberta” no meio da manhã.

As duas passagens de fronteira, de Kerem Shalom (entre Israel e Gaza) e Rafah (entre o Egito e Gaza), “estão fechadas”, insistiu. “Pedimos a reabertura”.

“Não houve fornecimentos humanitários nos últimos três dias, começamos a racionar combustível”, disse Touma.

O texto do Exército israelense informa que outra passagem de fronteira, a de Erez, entre Israel e o norte da Faixa, também está aberta para a entrada de ajuda.

Israel fechou a passagem de fronteira de Kerem Shalom no domingo, após um ataque com foguetes reivindicado pelo braço armado do movimento islamista palestino Hamas. A ação matou quatro soldados israelenses e deixou vários feridos.

As forças israelenses também assumiram o controle da passagem fronteiriça de Rafah na terça-feira, no extremo sul da Faixa de Gaza, na fronteira com o Egito.

ONU e Estados Unidos, o principal aliado de Israel, criticaram o fechamento das passagens de fronteira, essenciais para a entrada de ajuda humanitária no território cercado.

Tribuna Livre, com informações da Agence France Presse.

Deixe um comentário

Leia também
Com Maduro no alvo, Trump deixa claro como deve agir na América Latina
Com Maduro no alvo, Trump deixa claro como deve agir na América Latina
ia-1
Líderes valorizam ia generativa, mas falta estratégia para implementação
Data-Center-1-1-1200x675-1
Séries em destaque: o top 10 do streaming na primeira semana de dezembro
logo-nasa
Ex-administrador da nasa critica o plano lunar americano e alerta para riscos
data-center-
Consumo de data centers triplica e desafia redes elétricas
Roblox_Biometria_Infantil-1-1200x675-1
Roblox exigirá biometria facial para acesso ao chat em 2026
amazon-now
Amazon testa entrega ultrarrápida em seattle e filadélfia
forbes-ia-agentes-carreira-trabalho-1200x675-1
Oito tecnologias que vão ditar o futuro dos negócios em 2026
china_ia_2
Modelos de ia chineses ganham espaço no vale do silício e desafiam gigantes
brain-rot-1200x675-1
Palavras do ano oxford: a tecnologia define o vocabulário
a1-1024x456-1
Como usar o mai-image-1 para criar imagens no bing creator
fei-fei-li-2-1200x675-1
Conheça fei-fei li, a visionária da inteligência espacial

Deputados reagem à decisão de Motta de pautar a anistia

Inclusão do projeto na pauta provocou reações dos congressistas, que se dividiram entre defender anistia e criticar a medida O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), incluiu na pauta desta 3ª feira (9.dez.2025) projeto de lei que reduz as penas dos envolvidos no 8 de Janeiro. O deputado

Leia mais...

Goiás tem sete nomes na lista dos foragidos mais perigosos do Brasil

Relação divulgada pelo Ministério da Justiça reúne 216 criminosos ligados ao crime organizado Sete criminosos de Goiás estão na lista dos foragidos mais procurados do país, divulgada nesta semana pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). O levantamento faz parte do Programa Captura, ação federal que intensifica a caçada

Leia mais...

Feliz Aniversário, Irmã Nice!

Celebrando uma vida dedicada a Deus, marcada por amor, alegria e respeito. No próximo dia 14, a irmã Nice, pessoa muito especial na obra de Deus e para todos os irmãos em Cristo, estará completando mais um ano de vida na presença do Senhor. Os membros da sede do Setor

Leia mais...

Segurança no Campo: Equatorial Goiás alerta para riscos com a rede elétrica em áreas rurais

Orientações visam reduzir acidentes com maquinários e estruturas agrícolas próximos à rede e proteger trabalhadores rurais A Equatorial Goiás reforça a importância de medidas de segurança voltadas ao agronegócio, especialmente durante os períodos de plantio e colheita, quando máquinas agrícolas operam próximas às redes elétricas. Operações com colheitadeiras, pulverizadores, tratores

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.