07/09/2024

Justiça condena funcionários de usina por furto de combustível, em Jataí

Penas variam de 6 anos a 10 anos de prisão

Na decisão da juíza Placidina Pires, da 1ª Vara dos Feitos Relativos a Delitos Praticados por Organização Criminosa e de Lavagem ou Ocultação de Bens, Direitos e Valores de Goiânia, também consta determinação para que eles reparem o valor de R$ 450 mil aos danos causados.

A sentença é do dia 20 de julho e cabe recurso. São nove condenados, sendo que cinco iniciarão o cumprimento da pena em regime fechado e os demais no semiaberto e aberto.

Conforme a decisão, as penas foram as seguintes: João Paulo Barbosa foi condenado a 10 anos, 2 meses e 20 dias de reclusão; Vitor Hugo Gomes da Costa a 8 anos; Ramon Oliveira dos Santos a 8 anos; Leonardo Rodrigues Lavinas Amâncio a 8 anos; Valter Carlos Felipe da Silva a 8 anos; Cristiano Ritter a 8 anos; Murilo de Souza Leles a 7 anos; Fernando Maciel Machado a 6 anos e Felipe Pereira Resende Gonçalves a 6 anos.

Caso a defesa de algum dos envolvidos tenha interesse em se manifestar, o espaço segue aberto.

De acordo com a denúncia, eles ocupavam cargos de líder de produção industrial da empresa, servidor da área administrativa, operadores e vigilantes. E, ainda, de motorista e de indivíduos que intermediariam a venda da carga subtraída.

O Ministério Público de Goiás (MPGO) explica que os furtos se davam quando todos os denunciados estavam de serviço. Os autos revelam que os motoristas de caminhões entravam na usina, aguardando o abastecimento, e, graças a uma peça adquirida por João Paulo Barbosa, desviavam o sistema de abastecimento da companhia e enchiam os tanques dos veículos, o que era procedido pelos operadores de processo. Esse item impedia o combustível de ser contabilizado pelas máquinas.

Os caminhões abastecidos, então, saíam da usina sem resistência ou conferência, de forma dolosa, por parte do assistente administrativo e vigilante. Subtraído, o produto era comercializado a receptadores encontrados e indicados pelos intermediadores em Goiânia e Senador Canedo, e o lucro dividido aos envolvidos. A estimativa é de R$ 2 milhões em combustível desviado da empresa.

Segundo a magistrada, “os réus afirmaram que cometeram entre oito a 10 furtos durante aproximadamente 40 a 50 dias, o que significa que entre um e outro delito não transcorreu lapso superior a 30 dias”.

A Justiça condenou funcionários de usina de álcool de Jataí (antiga Odebrecht) pelos crimes de organização criminosa e furto de combustível com penas que variam de 6 anos a 10 anos de prisão.

(Foto: Agência Brasil)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7R contabilidade e assessoria empresarial Santa Maria Brasilia DF
Leia também
Dupla de estelionatários é presa com mais de 100 cheques falsos na Vila Brasília, em Aparecida 
Dupla de estelionatários é presa com mais de 100 cheques falsos na Vila Brasília, em Aparecida 
Equatorial nega falta de energia em reservatório que deixou bairros sem água em Goiânia e Aparecida
Equatorial nega falta de energia em reservatório que deixou bairros sem água em Goiânia e Aparecida
Empresa de Goiânia é condenada após funcionária denunciar que era assediada e recebia tapas na bunda
Empresa de Goiânia é condenada após funcionária denunciar que era assediada e recebia tapas na bunda
Goiânia: homem é preso após ser flagrado com 80 porções de cocaína em veículo
Goiânia: homem é preso após ser flagrado com 80 porções de cocaína em veículo
G1
Motorista de carreta morre em acidente de trânsito na BR-050, em Catalão
GOE3
Detran multou mais de 1 milhão de motoristas em Goiânia durante 2023
GOE2
Confronto deixa 2 PMs baleados e 3 suspeitos de homicídio mortos em Corumbaíba
GOE1
Preços do hortifruti variam até 759% em Goiânia, aponta Procon
GO1
Paciente internado à força morre a caminho de clínica de reabilitação, em Caldas Novas
GO 3
TSE decide a favor do PRTB e vereadores Bruno Diniz e Santana Gomes devem voltar à Câmara de Goiânia
GO 2
Polícia prende cuidadora que maltratava idosa e filha com necessidades especiais
GO 1
Vilmar Rocha estimula candidatura de Ademir Menezes pelo PSD em Aparecida: “Nome natural”

GDF terá ponto facultativo na sexta-feira (6)

Medida foi publicada em edição extra do Diário Oficial do Distrito Federal nesta terça-feira (3) O governador Ibaneis Rocha determinou que a sexta-feira (6), véspera do feriado de 7 de Setembro, será ponto facultativo no âmbito da administração pública direta e indireta do Distrito Federal. A medida foi publicada em

Leia mais...

Por que os EUA apreenderam um avião oficial usado por Maduro?

Autoridades dos Estados Unidos confiscaram um avião utilizado pelo presidente da Venezuela, Nicolás Maduro; a aeronave, que se encontrava na República Dominicana, foi levada para o sul da Flórida Autoridades dos Estados Unidos confiscaram um avião utilizado pelo presidente da Venezuela, Nicolás Maduro. A aeronave, que se encontrava na República

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.