13/11/2025

Justiça determina reintegração de servidores do Samu e pagamento de diferenças salariais em 30 dias

Arquivo Patos Hoje.

A decisão anula o ato administrativo que, em outubro de 2022, havia remanejado os profissionais para outras funções na Secretaria Municipal de Saúde, como no CAPS, UPA e “Melhor em Casa”.

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) reformou uma sentença e determinou que o Município de Patos de Minas reintegre seis servidores concursados aos seus cargos de origem no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). A decisão anula o ato administrativo que, em outubro de 2022, havia remanejado os profissionais para outras funções na Secretaria Municipal de Saúde, como no CAPS, UPA e “Melhor em Casa”.

O recurso foi interposto pelos servidores Ana Paula Campos Gonzaga Cartoni, Solange Nunes de Lima, Paulo Ferreira de Macedo, Patrícia Magalhães, Elaine de Sousa Neto e Hellen Cristiane Caixeta de Souza. A sentença original havia julgado a ação improcedente, mas o acórdão considerou o remanejamento ilegal por falta de motivação e por configurar desvio de função.

Veja tambémTiraram mais que nossa farda, tiraram nosso sonho, dizem servidores do Samu Municipal durante despedida

Os servidores, aprovados em concurso público para cargos específicos do SAMU, foram remanejados por meio de um ofício genérico, sem a devida justificativa para a mudança. De acordo com a decisão, a simples comunicação por ofício não atende ao dever de motivar o ato administrativo.

Além da falta de motivação, a decisão se baseou em provas que demonstraram o desvio de função. Um laudo pericial e o depoimento de testemunhas confirmaram que as novas funções não correspondem às atividades para as quais os servidores foram concursados, que são altamente especializadas e voltadas para o atendimento pré-hospitalar.

A defesa do Município de Patos de Minas alegou que a mudança se deu pela “extinção do cargo” ou “desnecessidade” dos servidores, já que a gestão do SAMU na região havia sido transferida para o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência da Região Ampliada Noroeste (CISREUNO). No entanto, a Justiça considerou que a necessidade dos cargos não foi extinta, pois o consórcio contratou novos profissionais para as mesmas funções.

A decisão judicial determinou a reintegração dos servidores aos seus cargos de origem no SAMU municipal em um prazo de 30 dias após o trânsito em julgado. O Município de Patos de Minas também foi condenado a pagar as diferenças salariais e outras vantagens financeiras devidas aos servidores desde 1º de outubro de 2022 até a data da efetiva reintegração.

O acórdão ressalta que, embora os servidores não possam ser “incorporados” diretamente ao consórcio CISREUNO, já que este possui um regime jurídico distinto (CLT), a responsabilidade pela reintegração é do Município de Patos de Minas, ao qual os servidores são estatutariamente vinculados.

A defesa comemorou o resultado da ação. “Representa uma vitória significativa para esses trabalhadores, que dedicaram décadas de suas vidas ao serviço de urgência e emergência”, escreveu a Morato Advocacia, que representou os servidores.

Tribuna Livre, com informações do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG)

Leia também
logoMPDFT-4
Codhab aprimora transparência em projetos habitacionais com novos treinamentos
logo2
Debate sobre danos ambientais no park way ocorre hoje em audiência
f1280x720-162560_294235_5050
A confusa história do motorista que parou o rodoanel com "bombas"
logoMPDFT-3
Gama: homem é condenado por homicídio após 25 anos de fuga
COP30: manifestantes entram em confronto com seguranças da ONU em Belém
COP30: manifestantes entram em confronto com seguranças da ONU em Belém
image-400-234eaa2f99dd986a2c56a467cf0e99c8
Estão abertas inscrições para o programa maria da penha vai à escola
f1280x720-132853_264528_5050
Lula assina decreto para alterar regras dos vales-alimentação e refeição
logoMPDFT-2
Namoral: mpdft reconhecido por iniciativa em defesa da integridade
f1280x720-159996_291671_5050
Falta de sensibilidade: são paulo critica decisão do stf sobre mototáxis
f1280x720-162214_293889_5050-1
Cúpula dos povos: vozes da sociedade civil ecoarão na cop30
Governadores criticam Lula em evento da Confederação Israelita
Governadores criticam Lula em evento da Confederação Israelita
Vagão em chamas: trem em movimento é incendiado na Baixada Santista
Vagão em chamas: trem em movimento é incendiado na Baixada Santista. 

Panamá apreende 12 toneladas de cocaína no Pacífico

País é uma das rotas de contrabando que levam drogas provenientes da Colômbia até os Estados Unidos O Panamá realizou uma das maiores apreensões de drogas de sua história, ao confiscar cerca de 12 toneladas de cocaína em uma embarcação no Pacífico que se dirigia aos Estados Unidos, informaram as

Leia mais...

Governo dos EUA está à beira de encerrar shutdown histórico

Depois de 43 dias, o maior shutdown da história do país pode ter fim, nesta quarta-feira, e deixar US$ 11 bilhões em prejuízos permanentes à economia. Câmara dos Representantes deve se reunir para votar orçamento com democratas divididos A declaração de alívio foi proferida pelo presidente Donald Trump durante cerimônia

Leia mais...

PL quer enquadramento de criminosos como terroristas

Deputado Sóstenes Cavalcante (RJ), líder do partido na Câmara, afirma que proposta do Poder Executivo não traz paz para o cidadão. E assegura que não haverá redução nas atribuições da PF O líder do Partido Liberal (PL), deputado Sóstenes Cavalcante (RJ), acompanhou nesta terça-feira (11) a coletiva do presidente da

Leia mais...

Manifestantes tentam invadir área da COP

O grupo quis acessar a área restrita na cúpula de Belém e foi contido pela segurança. Após tumulto, espaço foi isolado Uma confusão terminou em correria e quebra-quebra no acesso à Zona Azul da Cúpula do Clima das Nações Unidas (COP30), em Belém, nesta terça-feira (11). Manifestantes tentaram acessar a área

Leia mais...

Ia contra ia: nova técnica dificulta criação de deepfakes

Uma colaboração entre a Polícia Federal Australiana (AFP) e a Universidade Monash resultou no desenvolvimento de uma tecnologia que visa combater o uso indevido da inteligência artificial. A ferramenta, denominada “Silverer”, emprega uma técnica inovadora conhecida como envenenamento de dados, com o objetivo de frustrar as ações de indivíduos mal-intencionados

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.