13/11/2025

Justiça determina reintegração de servidores do Samu e pagamento de diferenças salariais em 30 dias

Arquivo Patos Hoje.

A decisão anula o ato administrativo que, em outubro de 2022, havia remanejado os profissionais para outras funções na Secretaria Municipal de Saúde, como no CAPS, UPA e “Melhor em Casa”.

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) reformou uma sentença e determinou que o Município de Patos de Minas reintegre seis servidores concursados aos seus cargos de origem no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). A decisão anula o ato administrativo que, em outubro de 2022, havia remanejado os profissionais para outras funções na Secretaria Municipal de Saúde, como no CAPS, UPA e “Melhor em Casa”.

O recurso foi interposto pelos servidores Ana Paula Campos Gonzaga Cartoni, Solange Nunes de Lima, Paulo Ferreira de Macedo, Patrícia Magalhães, Elaine de Sousa Neto e Hellen Cristiane Caixeta de Souza. A sentença original havia julgado a ação improcedente, mas o acórdão considerou o remanejamento ilegal por falta de motivação e por configurar desvio de função.

Veja tambémTiraram mais que nossa farda, tiraram nosso sonho, dizem servidores do Samu Municipal durante despedida

Os servidores, aprovados em concurso público para cargos específicos do SAMU, foram remanejados por meio de um ofício genérico, sem a devida justificativa para a mudança. De acordo com a decisão, a simples comunicação por ofício não atende ao dever de motivar o ato administrativo.

Além da falta de motivação, a decisão se baseou em provas que demonstraram o desvio de função. Um laudo pericial e o depoimento de testemunhas confirmaram que as novas funções não correspondem às atividades para as quais os servidores foram concursados, que são altamente especializadas e voltadas para o atendimento pré-hospitalar.

A defesa do Município de Patos de Minas alegou que a mudança se deu pela “extinção do cargo” ou “desnecessidade” dos servidores, já que a gestão do SAMU na região havia sido transferida para o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência da Região Ampliada Noroeste (CISREUNO). No entanto, a Justiça considerou que a necessidade dos cargos não foi extinta, pois o consórcio contratou novos profissionais para as mesmas funções.

A decisão judicial determinou a reintegração dos servidores aos seus cargos de origem no SAMU municipal em um prazo de 30 dias após o trânsito em julgado. O Município de Patos de Minas também foi condenado a pagar as diferenças salariais e outras vantagens financeiras devidas aos servidores desde 1º de outubro de 2022 até a data da efetiva reintegração.

O acórdão ressalta que, embora os servidores não possam ser “incorporados” diretamente ao consórcio CISREUNO, já que este possui um regime jurídico distinto (CLT), a responsabilidade pela reintegração é do Município de Patos de Minas, ao qual os servidores são estatutariamente vinculados.

A defesa comemorou o resultado da ação. “Representa uma vitória significativa para esses trabalhadores, que dedicaram décadas de suas vidas ao serviço de urgência e emergência”, escreveu a Morato Advocacia, que representou os servidores.

Tribuna Livre, com informações do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG)

Leia também
logoMPDFT-4
Codhab aprimora transparência em projetos habitacionais com novos treinamentos
logo2
Debate sobre danos ambientais no park way ocorre hoje em audiência
f1280x720-162560_294235_5050
A confusa história do motorista que parou o rodoanel com "bombas"
logoMPDFT-3
Gama: homem é condenado por homicídio após 25 anos de fuga
COP30: manifestantes entram em confronto com seguranças da ONU em Belém
COP30: manifestantes entram em confronto com seguranças da ONU em Belém
image-400-234eaa2f99dd986a2c56a467cf0e99c8
Estão abertas inscrições para o programa maria da penha vai à escola
f1280x720-132853_264528_5050
Lula assina decreto para alterar regras dos vales-alimentação e refeição
logoMPDFT-2
Namoral: mpdft reconhecido por iniciativa em defesa da integridade
f1280x720-159996_291671_5050
Falta de sensibilidade: são paulo critica decisão do stf sobre mototáxis
f1280x720-162214_293889_5050-1
Cúpula dos povos: vozes da sociedade civil ecoarão na cop30
Governadores criticam Lula em evento da Confederação Israelita
Governadores criticam Lula em evento da Confederação Israelita
Vagão em chamas: trem em movimento é incendiado na Baixada Santista
Vagão em chamas: trem em movimento é incendiado na Baixada Santista. 

Namoral: mpdft reconhecido por iniciativa em defesa da integridade

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) recebeu um prêmio de reconhecimento no 2º Congresso de Defesa da Integridade, evento promovido pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). A promotora de justiça Luciana Asper y Valdés, idealizadora do programa NaMoral, foi homenageada por sua significativa contribuição e fortalecimento

Leia mais...

Sabalenka encerra 2025 no topo do ranking mundial da wta

Aryna Sabalenka consolida sua posição como a número um do mundo no ranking da WTA, finalizando a temporada de 2025 pelo segundo ano consecutivo. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (10), após a conclusão do WTA Finals. A tenista bielorrussa, de 27 anos, demonstra um domínio consistente no circuito, ostentando

Leia mais...

Tecnologia facial: desvendando os bastidores do reconhecimento facial moderno

O reconhecimento facial emergiu como uma das tecnologias biométricas mais proeminentes e, simultaneamente, controversas da era digital. Amplamente utilizado para desbloquear dispositivos móveis, conceder acesso a informações governamentais, controlar a entrada em instalações corporativas e até mesmo auxiliar em investigações policiais, essa técnica se fundamenta na premissa de que cada

Leia mais...

Tiktok aposta em podcasts em vídeo com influenciadores digitais

O TikTok, plataforma de vídeos curtos, expande seus horizontes e anuncia uma parceria estratégica com a iHeartMedia, consolidando sua entrada no universo dos podcasts. A colaboração tem como foco a produção de podcasts em vídeo, estrelados por influenciadores populares da própria rede social. A iniciativa prevê a criação de até

Leia mais...

Openai atinge um milhão de clientes e impulsiona ia empresarial

A OpenAI anunciou um marco significativo, ultrapassando a marca de 1 milhão de clientes corporativos em escala global. A empresa se posiciona como a plataforma de negócios com o crescimento mais rápido da história, contando com a adesão de grandes empresas como American Express, Cisco, Lowe’s, Morgan Stanley, T-Mobile e

Leia mais...

Derrite propõe pf em investigações de facções com aval de estados

Uma nova proposta legislativa apresentada pelo deputado federal Guilherme Derrite (PP-SP) redefine os limites da atuação da Polícia Federal (PF) em investigações que envolvam facções criminosas. O texto, um substitutivo a um projeto anterior, estabelece que a PF poderá conduzir tais investigações, desde que em colaboração ou com a devida

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.