07/12/2025

LDO de 2026 sofre novo adiamento em meio a desgaste do governo

Para Sóstenes, o adiamento da sessão que votaria a LDO e o veto presidencial à Lei Geral do Licenciamento Ambiental é mais uma tentativa do governo de evitar derrota - (crédito: Edilson Rodrigues/Agência Senado)

Adiamento na Comissão Mista de Orçamento evidencia dificuldade do Planalto e endurecimento da oposição; líder do PL promete atuação firme na LDO e no licenciamento ambiental

A análise do relatório final da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2026 voltou a ser adiada. A decisão da Comissão Mista de Orçamento (CMO) do Congresso foi confirmada nesta segunda-feira (20/10) pelo presidente da comissão, senador Efraim Filho (União-PB). A expectativa era que a proposta fosse votada amanhã (21) na comissão e encaminhada ao plenário na quinta-feira (23).

O recuo ocorreu mais uma vez a pedido do Palácio do Planalto, diante do impasse sobre aumento de impostos e cortes de gastos. Após a derrota da Medida Provisória (MP) 1303, o governo de Luiz Inácio Lula da Silva ainda busca alternativas para recompor o orçamento depois que que previa elevação de tributos.

Apesar do recuo, o líder do PL na Câmara, deputado Sóstenes Cavalcante (RJ), antecipou que a oposição deve endurecer a postura frente ao Executivo. Em entrevista ao Correio, ele afirmou que o governo “já perdeu o café” na Câmara e enfrenta desgaste político e fiscal crescente.

Para Sóstenes, o adiamento da sessão que votaria a LDO e o veto presidencial à Lei Geral do Licenciamento Ambiental é mais uma tentativa do governo de evitar derrota. Ele criticou a falta de cumprimento do orçamento impositivo e atrasos no pagamento de emendas parlamentares.

A oposição, segundo o líder do PL, vai atuar de forma coordenada em duas frentes: derrubada dos vetos à Lei do Licenciamento Ambiental e endurecimento das regras fiscais. “Seremos implacáveis na LDO e no orçamento. O governo precisa conter gastos”, disse. Ele ressaltou que o Parlamento tem exercido papel de contrapeso, tentando frear o que considera “rombo fiscal do desgoverno”, e que o ambiente eleitoral já influencia o comportamento dos parlamentares.

Do lado do Executivo, a equipe econômica, liderada pelo ministro Fernando Haddad, trabalha para ajustar o texto da LDO e garantir previsibilidade fiscal mínima para 2026. 

Tribuna Livre, com informações da Agência Câmara

Leia também
Congresso ensaia pacote em resposta ao STF; veja detalhes
Congresso ensaia pacote em resposta ao STF; veja detalhes
Ungido pelo pai, Flávio Bolsonaro anuncia pré-candidatura
Ungido pelo pai, Flávio Bolsonaro anuncia pré-candidatura
CCJ da Câmara aprova projeto que limita decisões monocráticas do STF
CCJ da Câmara aprova projeto que limita decisões monocráticas do STF
Ramagem diz que está seguro nos EUA com 'anuência do governo americano ' : Lógico que não ia ficar no Brasil'
Ramagem diz que está seguro nos EUA com 'anuência do governo americano ' : Lógico que não ia ficar no Brasil'
Políticos de direita celebram aprovação do PL Antifacção
Políticos de direita celebram aprovação do PL Antifacção
Políticos de direita celebram aprovação do PL AntifacçãoL
Segurança pública une novamente centrão e bolsonarismo na Câmara contra Lula
CNJ vê organização criminosa e afasta cunhada de Sarney e magistrados no MA
CNJ vê organização criminosa e afasta cunhada de Sarney e magistrados no MA.
Mendonça determina prisão domiciliar de mulher de ex-procurador do INSS, mãe de bebê de 1 ano
Mendonça determina prisão domiciliar de mulher de ex-procurador do INSS, mãe de bebê de 1 ano
eduardo-bolsonaro-e-tarcisio-de-freitas
Eduardo bolsonaro evita cravar apoio a tarcísio na corrida presidencial de 2026
f1280x720-162567_294242_5050
Ex-presidente do inss detido por suposto esquema de desvios
fta20250929252
Adiamento: votação do pl antifacção é remarcada para 18 de novembro
f1280x720-160698_292373_5050
Haddad critica relator de projeto: 'enfraquece o estado e favorece o crime'

Homem é preso por porte de drogas e munições no Paranoá

Além de apreensão de substâncias ilícitas, foram encontrados oitos munições, um aparelho celular e duas balanças de precisão A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) prendeu um homem suspeito de tráfico de drogas e posse irregular de munições. A apreensão ocorreu na noite dessa quinta-feira (4/12), no SLMN Trecho 07,

Leia mais...

Tse conclui testes de segurança para urnas eletrônicas de 2026

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) finalizou, nesta sexta-feira, o Teste Público de Segurança (TPS) das urnas eletrônicas que serão utilizadas nas eleições presidenciais de 2026. A iniciativa, implementada desde 2009, busca aumentar a transparência do processo eleitoral, permitindo que especialistas externos analisem e testem a segurança dos equipamentos e sistemas.

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.