12/11/2025

Leonardo Quintans assume como novo procurador-geral de Justiça do Ministério Público da Paraíba

Leonardo Quintans toma posse como novo procurador-geral de Justiça do MPPB — Foto: TV Cabo Branco

Mandato de Leonardo Quintans é válido pelo biênio entre 2025 e 2027. Uma cerimônia que marca a posse foi feita nesta segunda-feira (1º) no Teatro Paulo Pontes, em João Pessoa.

O promotor Leonardo Quintans assumiu como novo procurador-geral de Justiça do Ministério Público da Paraíba (MPPB), nesta segunda-feira (1º). Ele tomou posse em uma cerimônia realizada no Teatro Paulo Pontes, no Espaço Cultural, em João Pessoa.

Leonardo Quintans substitui Antônio Hortêncio, que detinha essa vaga. O mandato de Leonardo Quintanas é válido pelo biênio entre 2025 e 2027. Ele foi escolhido através de uma eleição a partir de uma lista tríplice, com três nomes, enviada ao governador João Azevêdo.

O governador escolheu o procurador mais votado, no caso Leonardo Quintans, com 205 votos. O anúncio oficial aconteceu em 7 de agosto, em publicação do Diário Oficial do Estado (DOE-PB).

“Sensação de gratidão a confiança da classe, a confiança do governador, e um dever de responsabilidade enorme de corresponder às expectativas de construir um Ministério Público aberto para a sociedade, que atenda aos anseios, necessidades e busque protegê-la da forma que ela precisa”, disse o novo procurador-geral durante a cerimônia de posse.

A carreira de Leonardo Quintans, novo procurador-geral de Justiça do MP

Nascido em João Pessoa, Leonardo Quintans, tem 44 anos e é formado em Direito, com especialização em Direito Público.

Ele foi servidor concursado do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) e também do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) de Sergipe. Também atuou como promotor na Bahia, entre 2011 e 2013.

No MP da Paraíba, Leonardo Quintans começou a carreira quando deixou a Bahia, em 2013, quando assumiu como promotor da cidade de Sousa, no Sertão da Paraíba. Na cidade, atuou como promotor do Patrimônio Público, da Cidadania, da Família, da Fazenda Pública e em matéria Cível, além da função eleitoral. Foi, também, coordenador da Promotoria de Sousa.

O promotor também passou pelas cidades de Picuí, Alagoa Grande e Catolé do Rocha. Foi também coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias do Patrimônio Público (2017 a 2019) e secretário de Planejamento e Gestão (2019 a 2021).

Entre janeiro de 2021 e janeiro de 2025 presidiu a Associação Paraibana do Ministério Público (APMP).

Tribuna Livre, com informações do Ministério Público da Paraíba (MPPB)

Leia também
logoMPDFT-4
Codhab aprimora transparência em projetos habitacionais com novos treinamentos
logo2
Debate sobre danos ambientais no park way ocorre hoje em audiência
f1280x720-162560_294235_5050
A confusa história do motorista que parou o rodoanel com "bombas"
logoMPDFT-3
Gama: homem é condenado por homicídio após 25 anos de fuga
COP30: manifestantes entram em confronto com seguranças da ONU em Belém
COP30: manifestantes entram em confronto com seguranças da ONU em Belém
image-400-234eaa2f99dd986a2c56a467cf0e99c8
Estão abertas inscrições para o programa maria da penha vai à escola
f1280x720-132853_264528_5050
Lula assina decreto para alterar regras dos vales-alimentação e refeição
logoMPDFT-2
Namoral: mpdft reconhecido por iniciativa em defesa da integridade
f1280x720-159996_291671_5050
Falta de sensibilidade: são paulo critica decisão do stf sobre mototáxis
f1280x720-162214_293889_5050-1
Cúpula dos povos: vozes da sociedade civil ecoarão na cop30
Governadores criticam Lula em evento da Confederação Israelita
Governadores criticam Lula em evento da Confederação Israelita
Vagão em chamas: trem em movimento é incendiado na Baixada Santista
Vagão em chamas: trem em movimento é incendiado na Baixada Santista. 

Estes são os principais golpes na black friday; proteja-se

Black Friday acende alerta para fraudes e golpes online Com a proximidade da Black Friday, período conhecido por grandes descontos e promoções, consumidores devem redobrar a atenção para evitar cair em golpes. A expectativa de economizar atrai muitos compradores, mas também oportuniza ações de criminosos que se aproveitam do aumento

Leia mais...

Moraes libera visitas de políticos a bolsonaro em prisão domiciliar

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu autorização para que diversos políticos e influenciadores visitem o ex-presidente Jair Bolsonaro, que se encontra em regime de prisão domiciliar desde agosto. Entre os nomes autorizados a se encontrarem com o ex-presidente estão os deputados federais Nikolas Ferreira (PL-MG)

Leia mais...

Flávio dino pede investigação da pf sobre emendas a ongs

O ministro da Justiça e Segurança Pública determinou que a Polícia Federal (PF) inicie uma investigação sobre o direcionamento de emendas parlamentares para organizações não governamentais (ONGs). A apuração visa esclarecer o uso de recursos públicos repassados durante o governo anterior. A decisão surge após a Controladoria-Geral da União (CGU)

Leia mais...

Fóssil raro no brasil revela nova espécie de pterossauro

Uma descoberta extraordinária no Nordeste do Brasil lançou luz sobre a vida pré-histórica da região. Um fóssil de vômito, conhecido cientificamente como regurgitalite, revelou a existência de uma nova espécie de pterossauro, batizada de Bakiribu waridza, que habitou a área há aproximadamente 110 milhões de anos. Este achado representa o

Leia mais...

Brasil adota tecnologia avançada para impedimentos no futebol

O Brasil se prepara para ser o primeiro país da América do Sul a implementar o sistema de impedimento semiautomático no futebol. A inovação tecnológica promete agilizar e dar maior precisão às decisões de arbitragem em lances cruciais das partidas. O sistema utiliza um conjunto de câmeras estrategicamente posicionadas ao

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.