06/12/2025

Líbano: servidores do Itamaraty acusam governo de “inércia” em resgate

Foto: Reprodução

Intensificação dos ataques de Israel ao Líbano levou o sindicato de servidores do Itamaraty a cobrar posicionamento do governo Lula

Diante da intensificação dos ataques de Israel ao Líbano, o Sindicato Nacional dos Servidores do Ministério das Relações Exteriores (Sinditamaraty) divulgou, nesta segunda-feira (30/9) uma carta na qual manifesta “extrema preocupação” com a segurança dos servidores do órgão e familiares em Beirute.

“O agravamento da situação, em especial desde 20 de setembro, que já contabiliza mais de mil mortos nos bombardeios à capital libanesa, sendo cinco brasileiros entre as vítimas, gera crescente temor entre a comunidade brasileira no país”, ressalta a nota do sindicato.

Os servidores lembram que, enquanto países como os Estados Unidos ordenaram a evacuação dos familiares do corpo diplomático no último sábado (28/9), a diplomacia brasileira ainda aguarda instruções claras do Ministério das Relações Exteriores (MRE).

“A inércia diante de um cenário de guerra coloca em risco a vida dos servidores e dos cerca de 20 mil brasileiros que residem no Líbano”, prosseguem.

O Sinditamaraty pede que o MRE apresente, de forma imediata, um plano detalhado de evacuação e tome medidas urgentes para garantir a segurança de servidores e familiares.

Brasileiros relataram tensão

Desde o fim da semana passada, brasileiros que vivem no país cobram uma atitude mais efetiva do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na tentativa de deixar o inflamado território libanês.

A reportagem colheu relatos de que a tensão no país escalou nos últimos dias, após o governo de Benjamin Netanyahu intensificar os ataques contra o país.

“Nós não sabemos o quanto essa guerra pode aumentar, o quão rápido ela pode escalar”, disse a brasileira Carina Kadissi, que trabalha como guia turística no Líbano.

Logo após o aumento da tensão no Líbano, a Embaixada do Brasil em Beirute emitiu um alerta consular para brasileiros no país. No comunicado, além dos formulários sobre uma possível repatriação, a representação deu instruções de segurança para os cidadãos, como evitar aglomerações e áreas de risco, como o sul do território libanês.

Uma fonte do Itamaraty confirmou ao portal que a pasta tem uma estratégia pronta para retirar brasileiros do Líbano. No entanto, o plano precisa da aprovação do presidente Lula para ser posto em prática.

Tribuna Livre, com informações do Sindicato Nacional dos Servidores do Ministério das Relações Exteriores (Sinditamaraty)

Deixe um comentário

Leia também
Líder do PL alfineta Centrão após anúncio da pré-candidatura de Flávio
Líder do PL alfineta Centrão após anúncio da pré-candidatura de Flávio
Escolha de Bolsonaro frustra políticos que desejam cadeira de Tarcísio
Escolha de Bolsonaro frustra políticos que desejam cadeira de Tarcísio
“Vou meter uma bala na sua cabeça”, disse Careca a testemunha que acusa Lulinha
“Vou meter uma bala na sua cabeça”, disse Careca a testemunha que acusa Lulinha
logoMPDFT-3
Dezembro verde: abrigo flora e fauna no gama recebe visita especial
logo2-2
Dia da justiça: fóruns do df pausam atividades na próxima segunda-feira
f1280x720-164033_295708_5050
Energia estacionária: piauiense desenvolve sistema inovador e chama a atenção da byd
logoMPDFT-2
Planejamento do carnaval de 2026 no df tem acompanhamento especial
f1280x720-163917_295592_5050
Governo apreende carregamento milionário de ouro em operação em roraima
image-400-49e6e9b010abd149afd6fdf089993404
Juiz do tjdft compartilha trajetória em projeto de história oral
f1280x720-149359_281034_5050
Marina silva é hospitalizada após fratura na coluna
logoMPDFT-1
Acompanhamento do mpdft revela avanços no atendimento da caesb
f1280x720-162955_294630_4933
Mpf contesta soltura de daniel vorcaro, dono do banco master

Congresso ensaia pacote em resposta ao STF; veja detalhes

Propostas são represálias à decisão do decano Gilmar Mendes de blindar magistrados. Um dos textos prevê a atualização da Lei do Impeachment; outro, pretende alterar os critérios de escolha de integrantes da Corte e instituir mandato fixo para ministros O Senado se mobiliza em retaliação à decisão do ministro Gilmar

Leia mais...

Ungido pelo pai, Flávio Bolsonaro anuncia pré-candidatura

O filho de Jair Bolsonaro, preso na Polícia Federal, anuncia candidatura à Presidência da República e diz que conta com a bênção do ex-presidente. Mercado, que torce por Tarcísio, reage, com Bolsa caindo 4,31% e dólar subindo a R$ 5,43 O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) anunciou, nesta sexta-feira (5), que será

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.