A área disponível contará com 5 mil metros quadrados de espaço aberto, destacando-se por esculturas e aproximadamente 250 árvores e arbustos. A seleção da proposta vencedora ocorrerá de forma presencial em 16 de janeiro de 2024.
A Terracap, Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal, divulgou no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta sexta-feira (8) a abertura de licitação para a contratação da empresa especializada encarregada da construção do Parque Internacional da Paz, localizado no Setor de Embaixadas Norte. Este espaço abrigará a bacia de detenção do Drenar DF, que é o maior programa de escoamento e captação de águas pluviais do Governo do Distrito Federal (GDF).
A licitação está agendada para ocorrer presencialmente em 16 de janeiro de 2024, às 10h, na sede da Terracap. A empresa vencedora será aquela que apresentar o menor preço para a implementação do parque urbano. O edital está disponível para consulta no site oficial da agência.
O projeto de construção do parque foi desenvolvido pela Terracap, executora do Drenar DF, em colaboração com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), seguindo as diretrizes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A proposta prevê que o espaço tenha 5 mil m² de área livre, ocupados por esculturas e 250 árvores e arbustos, incluindo espécies para sombreamento e frutíferas. Além disso, o parque contará com ciclovias e calçadas com 1,1 km de extensão.
Já a Praça Internacional da Paz, ao lado do parque urbano, ocupará uma área equivalente a 8 mil m², com piso cimentado em relevo para proporcionar um espaço ao ar livre agradável aos usuários.
Na manhã desta sexta-feira (8), membros do Conselho Deliberativo do Iate Clube de Brasília, acompanhados por diretores da Terracap e pelo secretário de Obras e Infraestrutura do DF, Luciano Carvalho, visitaram a região destinada ao parque urbano e à praça. A execução do programa de escoamento e captação de águas pluviais beneficiará não apenas os moradores da Asa Norte, mas também o Iate Clube, resolvendo problemas anteriores causados pela força da água que chegava ao Lago Paranoá pela rede de drenagem existente.
O presidente da Terracap, Izidio Santos, ressaltou a importância da transparência no trabalho e afirmou que o Drenar DF melhorará a qualidade da água que chega ao lago. As obras estão avançadas, com a escavação da bacia de detenção praticamente concluída, e a fase atual envolve o plantio de mudas de árvores, com o apoio da Novacap.
A obra, que recebeu um investimento de R$ 174 milhões, representa uma solução esperada há 20 anos pela população do DF, abrangendo áreas críticas da Asa Norte. O projeto, dividido em cinco lotes, é executado por quatro empresas contratadas pela Terracap, coordenadas pela Concremat, envolvendo cerca de 300 operários em 30 frentes de trabalho.
Tribuna Livre, com informações da Terracap