21/06/2024

Lula dá posse a novos ministros em cerimônia fechada no Planalto

O presidente deu posse a Silvio Costa Filho, André Fufuca e Márcio França em uma cerimônia fechada a familiares dos empossados

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva empossou na manhã desta quarta-feira (13/9) os dois novos ministros que o governo incluiu com a minirreforma ministerial. André Fufuca, do Progressistas, assumiu o Esporte e Silvio Costa Filho, do Republicanos, o Portos e Aeroportos.

Também assumiu a pasta do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, o ministro Márcio França, que foi acomodado em um novo ministério depois de deixar a sua antiga pasta que ficou com indicado pelo Republicanos.

A cerimônia de posse foi fechada, além de Lula e dos ministros França, Costa Filho e Fufuca, participaram poucas pessoas no encontro, como o presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL), líderes dos partidos além de parentes dos ministros.

Mesmo sem admitir, a expectativa era que Lula realizasse uma cerimônia pública reforçando com prestígio os novos ministros. Lira teria sido um dos que não gostou do modelo de posse escolhido pelo governo.

O Planalto nem tratou como posse, dizendo que era uma reunião fechada do presidente com os novos ministros. Mas com o convite dos líderes a presença das famílias, os novos ministros e Lula assinaram os termos de posse. Apesar disso, os ministros devem realizar atos políticos para marcar a chegada diretamente nos ministérios.

Primeiras declarações

Na saída, os três novos empossados, falaram com os jornalistas. França que vinha demonstrando incômodo com deixar a pasta de Portos e Aeroportos, amenizou a situação e disse que sempre esteve pronto para onde Lula o escalasse, desde que o partido, o PSB, aceitasse.

“Eu tinha dito ao presidente que, qualquer que fosse a incumbência que ele nos desse, com o partido aceitando, a gente aceitaria”, disse o ministro.

França buscou mostrar que o governo está unido na minirreforma. “Nós fazemos parte de um time só, que raciocina com o governo. O governo tem que ter maioria no parlamento, governo tem que ter facilidades de governar e naturalmente a chegada de dois parlamentares com experiência, com uma super disposição e com bases parlamentares fortes, vai nos ajudar no governo como um todo”, demonstrando que o governo, mesmo com as declarações de independência das legendas, vai cobrar os votos das bancadas nos seus projetos de interesse.

Costa Filho, que assumiu a pasta de França, frisou que a privatização do Porto de Santos, não é uma decisão do ministério, mas sim uma política de governo. A privatização da Autoridade Portuária de Santos, vinha gerando embates entre França e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, também do Republicanos e ex-ministro da área de Portos durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

“Os Portos e Aeroportos estão em uma agenda estratégica para o Brasil, nós vamos trabalhar com a orientação do presidente Lula, e hoje ainda já vamos nos reunir com o ministro das Minas e Energias e com o ministro do Turismo para trabalharmos ao lado das companhias aéreas para reduzir o valor das passagens” disse o novo ministro.

Costa Filho também anunciou que dará continuidade ao projeto de França, o “Voa Brasil” que deve ser anunciado em breve, e logo o ministro foi chamado por Lula para acompanhar uma agenda já prevista do chefe do Executivo com o presidente da Latam Brasil, Jerome Cadier.

Já Fufuca disse que o Brasil tem “um esporte de qualidade quase zero”, e apontou que um dos maiores desafios ao assumir o ministério será ficar à altura de Ana Moser, que comandava a pasta até a semana passada.

“Queremos uma revolução no esporte nacional, eu falo na democratização no esporte. Mas não podemos falar de uma revolução esportista no momento que temos um esporte de qualidade quase zero no país. Essa revolução que falo será feita a partir de parcerias”, disse Fufuca.

(crédito: Gabinete: Ricardo Stucker / PR)

O presidente Lula deu posse a Silvio Costa Filho, André Fufuca e Márcio França em uma cerimônia fechada a familiares dos empossados –

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7R contabilidade e assessoria empresarial Santa Maria Brasilia DF
Leia também
Copa do Brasil: ministérios fazem ação conjunta contra racismo no futebol
Copa do Brasil: ministérios fazem ação conjunta contra racismo no futebol
VACINA
Dengue: Butantan desenvolve vacina em dose única
MARCO TEMPORAL
Com 5 a 2 contra o Marco Temporal, STF retoma análise do tema na 5ª
MORAES
Moraes manda soltar 4 presos por suspeita de fraude em cartões
BAHIA
Sobe para 9 número de suspeitos mortos em operação policial na Bahia
PREFEITO CASTRADOR
Solidariedade expulsa prefeito que sugeriu castrar mulheres no RJ
rio
Prefeito de cidade no RJ sugere castrar mulheres para controlar nascimentos
BRASIL
Ministério cria GT para frear violência contra indígenas no Amazonas
LULA
Lula anuncia que prefeituras vão receber, no mínimo, repasses de 2022
NUNES
Nunes Marques vota para condenar réu do 8 de janeiro a 2 anos e seis meses de prisão
RS
Sobe para 47 número de mortos pelas chuvas no Rio Grande do Sul
RS
Rio Grande do Sul tem sete rodovias bloqueadas após os temporais

Por que Vietnã desafia os EUA para receber Putin

A viagem de Putin ao Vietnã está sendo interpretada como uma demonstração do apoio que a Rússia ainda possui na região. Os líderes do Vietnã e da Rússia disseram nesta quinta-feira (20/6) que querem reforçar os laços entre os países em uma reunião na capital vietnamita, Hanói. O presidente do

Leia mais...

Marcos do Val e Gilvan da Federal batem boca em aeroporto

Episódio ocorre logo depois que os políticos protagonizaram uma discussão na CCJ do Senado Federal O senador Marcos do Val (Podemos-ES) e o deputado Gilvan da Federal (PL-ES) discutiram, na manhã desta quinta-feira (20/6), no Aeroporto de Vitória Eurico de Aguiar Salles, no Espírito Santo. A relação entre os parlamentares

Leia mais...

Chrystian receberia transplante de rim da esposa no final do ano

Chrystian sofria de uma condição genética chamada rim policístico O cantor Chrystian, que faleceu aos 67 anos na última quarta-feira (19), estava se preparando para um transplante de rim no final deste ano, com sua esposa Key Vieira sendo a doadora. Chrystian sofria de uma condição genética chamada rim policístico,

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.