08/12/2025

Lula diz que divergências não valem nada em tempos de tragédia

Lula discursa durante evento de ordem de serviço para levar água ao Sertão alagoano - (crédito: Reprodução / TV Gov)

“De vez em quando ouço falar: ‘O Lira tá nervoso’. Eu mando o Rui Costa conversar com ele. Dois nervosos se entendem. Quando tem algum problema no Senado, eu falo com os senadores, com o Pacheco, e não tem problema. É assim que a gente governa o país”, disse o presidente

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmoum nesta quinta-feira (9/5)m que “divergências não valem nada” em tempos de tragédia, citando as enchentes no Rio Grande do Sul que já resultaram em mais de 100 mortes e deixaram milhares de desabrigados. O petista reforçou ainda que o governo federal não poupará esforços para auxiliar o estado.

“Estava há dois dias no Rio Grande do Sul chorando o maior desastre climático que temos conhecimento no Brasil e estava há dois clamando para que Deus parasse de derramar água no RS porque quase 400 cidades inundadas, centenas de mortos, desaparecidos. Fui para lá com Lira, Pacheco, presidente do STF, TCU, para mostrar que as nossas divergências não valem nada na época que a gente tem que cuidar do povo desse país e tem que demonstrar solidariedade”, disse Lula.

“Eu que chorava no RS para parar de chover, comecei a rir quando cheguei e vi a chuva caindo no sertão de Alagoas. É uma coisa extraordinária o tamanho desse país e as sensações de emoções que a gente sente. Então estou triste com a chuva no RS e alegre com a chuva aqui no sertão. Não é sempre que a gente vê uma árvore verde, animais comendo, pessoas produzindo, colhendo e comendo e vendendo.”

Lula destacou a força do Nordeste para ajudar na recuperação do Rio Grande do Sul, se disse grato pela quantidade de pessoas que tem se voluntariado e, sem citar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), disse que construirá um Brasil  “fraterno e solidário, sem ódio e sem mentira” até o fim do mandato.

“O RS sabe o que o Nordeste pode fazer por ele. Sou muito grato de ver a quantidade de voluntários que estão se apresentando para trabalhar, feliz em ver governadores mandando gente para lá, estudantes indo para lá, mulheres e homens indo para lá para ajudar em alguma coisa. É esse país fraterno e solidário, sem ódio e sem mentira que nós vamos construir até o fim do meu mandato em 2026”, acrescentou.

Lula reiterou ser “grato” ao que o Senado e a Câmara têm feito pelo governo. 

“De vez em quando ouço falar: ‘O Lira tá nervoso’. Eu mando o Rui Costa conversar com ele. Dois nervosos se entendem. Quando tem algum problema no Senado, eu falo com os senadores, com o Pacheco, e não tem problema. É assim que a gente governa o país. Quem é eleito presidente não tem que ficar escolhendo inimigo, não tem que destratar governador, prefeito, opositor ou partido contrário. O presidente tem que ser exemplo de decência, dignidade e de comportamento civilizado nesse país. É assim que vamos consertar o Brasil, é assim que vai parar de ser considerado um país pobre”, concluiu.

Tribuna Livre, com informações da Secom/PR

Deixe um comentário

Leia também
Congresso ensaia pacote em resposta ao STF; veja detalhes
Congresso ensaia pacote em resposta ao STF; veja detalhes
Ungido pelo pai, Flávio Bolsonaro anuncia pré-candidatura
Ungido pelo pai, Flávio Bolsonaro anuncia pré-candidatura
CCJ da Câmara aprova projeto que limita decisões monocráticas do STF
CCJ da Câmara aprova projeto que limita decisões monocráticas do STF
Ramagem diz que está seguro nos EUA com 'anuência do governo americano ' : Lógico que não ia ficar no Brasil'
Ramagem diz que está seguro nos EUA com 'anuência do governo americano ' : Lógico que não ia ficar no Brasil'
Políticos de direita celebram aprovação do PL Antifacção
Políticos de direita celebram aprovação do PL Antifacção
Políticos de direita celebram aprovação do PL AntifacçãoL
Segurança pública une novamente centrão e bolsonarismo na Câmara contra Lula
CNJ vê organização criminosa e afasta cunhada de Sarney e magistrados no MA
CNJ vê organização criminosa e afasta cunhada de Sarney e magistrados no MA.
Mendonça determina prisão domiciliar de mulher de ex-procurador do INSS, mãe de bebê de 1 ano
Mendonça determina prisão domiciliar de mulher de ex-procurador do INSS, mãe de bebê de 1 ano
eduardo-bolsonaro-e-tarcisio-de-freitas
Eduardo bolsonaro evita cravar apoio a tarcísio na corrida presidencial de 2026
f1280x720-162567_294242_5050
Ex-presidente do inss detido por suposto esquema de desvios
fta20250929252
Adiamento: votação do pl antifacção é remarcada para 18 de novembro
f1280x720-160698_292373_5050
Haddad critica relator de projeto: 'enfraquece o estado e favorece o crime'

Tse conclui testes de segurança para urnas eletrônicas de 2026

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) finalizou, nesta sexta-feira, o Teste Público de Segurança (TPS) das urnas eletrônicas que serão utilizadas nas eleições presidenciais de 2026. A iniciativa, implementada desde 2009, busca aumentar a transparência do processo eleitoral, permitindo que especialistas externos analisem e testem a segurança dos equipamentos e sistemas.

Leia mais...

Homem mata companheira em Caldas Novas

O crime foi motivado por discussão envolvendo drogas. Um homem de 53 anos foi preso em flagrante nesta quinta-feira (4), em Caldas Novas, suspeito de matar a companheira, de 48 anos, com golpes de barra de ferro durante a madrugada. Conforme a Polícia Militar, ele confessou o crime no momento

Leia mais...

GDF leva pavimentação com bloquetes a ruas da Estrutural

Trabalho envolve recuperação de vias antigas e obras em áreas que nunca receberam infraestrutura A Estrutural vive uma nova fase de urbanização com a chegada da pavimentação de ruas que ainda estão em solo exposto e com a recuperação de trechos desgastados pelo tempo. A ação inclui também a pintura

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.