O ministro da Comunicação, Paulo Pimenta, está presente na cerimônia.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, acompanhado da primeira-dama Janja Lula e do ministro da Comunicação, Paulo Pimenta, chegou por volta das 12h desta segunda-feira (25/12) para compartilhar um almoço com os repatriados da Faixa de Gaza no Hotel de Trânsito da Base Aérea de Brasília. Ao chegarem, foram recebidos pelos repatriados e representantes da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR).
Durante o encontro, o presidente Lula expressou interesse no bem-estar dos repatriados, indagando sobre como estavam e o tempo que levaram para chegar ao Brasil. Em tom descontraído, uma pessoa do grupo respondeu brincando: “De carro, de ônibus ou de avião?”.
O grupo de 30 repatriados, anteriormente na zona de conflito, precisou se deslocar até a fronteira com o Egito, em Rafah, antes de embarcar para o Brasil. O trajeto de avião durou cerca de 15 horas, culminando na chegada à Base Aérea de Brasília no último sábado (23/12). Desde então, alguns já seguiram para seus destinos finais em São Paulo, Rio de Janeiro e Vitória, enquanto outros 21 permanecem no Hotel de Trânsito para compartilhar o almoço com o presidente da República.
Tribuna Livre, com informações da Secom/PR