MEC aponta queda em reprovação, abandono e atraso escolar

MEC reconduz Roberto Rodrigues à reitoria da UFRRJ
MEC reconduz Roberto Rodrigues à reitoria da UFRRJ – Reprodução

Os números sobre o desempenho de estudantes que concluíram o ensino médio na rede pública do país apresentaram melhora entre 2022 e 2025. Segundo dados divulgados nesta sexta-feira (26) pelo Ministério da Educação (MEC), a reprovação caiu 62%, o abandono diminuiu 61% e o atraso escolar teve redução de 28%. No mesmo período, a taxa de aprovação subiu 11%.

Os dados fazem parte da segunda etapa do Censo Escolar 2025, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), e permitem calcular as taxas de rendimento escolar no país. O MEC atribui a evolução dos indicadores à implementação, desde 2023, de programas como o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, o Escola em Tempo Integral e a Estratégia Nacional de Escolas Conectadas, além da criação do Pé-de-Meia, em 2024, e de avanços no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

De acordo com o ministério, também houve melhora na permanência dos estudantes no ensino médio. Entre 2022 e 2025, a taxa de não retorno caiu 28%, o que significa que mais jovens permaneceram na escola de um ano letivo para outro. O presidente do Inep, Manuel Palacios, afirmou que, se o indicador tivesse ficado no nível de 2022, o Brasil teria quase 250 mil estudantes a menos no ensino médio em 2025.

Entre as iniciativas apontadas pelo MEC está o Pé-de-Meia, que já beneficiou 7,2 milhões de estudantes desde sua criação. O programa oferece incentivo financeiro para quem frequenta as aulas, passa de ano, conclui a educação básica e faz as provas do Enem. Para o ministro da Educação, Leonardo Barchini, a política é central na recuperação da educação básica e enfrenta a desigualdade de oportunidades.

Os dados também indicam avanços em outras etapas da educação básica. O índice de alfabetização passou de 36%, em 2021, para 66%, em 2025, segundo o MEC. Na educação em tempo integral, o percentual de matrículas subiu de 15,1% para 25,8% no mesmo intervalo, alcançando 8,8 milhões de estudantes da rede pública. De 2021 a 2025, foram registradas mais de 1,8 milhão de novas matrículas nessa modalidade, que pela primeira vez atingiu a meta prevista no Plano Nacional de Educação.

A Estratégia Nacional de Escolas Conectadas também foi citada pelo ministério como parte da transformação digital da escola pública. Segundo os dados divulgados, o número de escolas com conexão à internet cresceu 43,7%: eram 66,8 mil em 2023 e passaram a 100 mil em 2025. Entre 2023 e 2025, mais de R$ 3 bilhões foram investidos em escolas, beneficiando cerca de 24 milhões de estudantes.

No Enem, houve aumento de 46% nas inscrições de concluintes de escola pública entre 2022 e 2025. Em 2025, a prova voltou a certificar a conclusão do ensino médio para participantes que atendam aos critérios estabelecidos e passou a contar com inscrição pré-preenchida para concluintes da educação básica na rede pública. O MEC informou ainda que, pela primeira vez, em 2026, o exame também será usado para avaliar a qualidade do ensino médio brasileiro.

T CSM
Fábio Andrade Contabilidade - Contador em Santa Maria DF

COMANDO Mozart foi anunciado oficialmente como novo treinador Esmeraldino Publicado em: 26/06/2026

plugins premium WordPress