20/11/2025

Ministério público do df debate inovação em políticas públicas

Flavia Inhae Medeiros de Carvalho Silva

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) promoveu um seminário com o objetivo de fortalecer o papel da instituição na formulação, acompanhamento e aperfeiçoamento das políticas públicas no DF. O evento, intitulado “Ministério Público e Políticas Públicas: Diálogo e Inovação 2025”, reuniu membros, servidores e a sociedade civil para discutir temas cruciais como habitação, clima, orçamento, pessoas desaparecidas, acolhimento, violência contra a mulher, saúde mental e administração pública.

Durante o encerramento do seminário, o procurador distrital dos direitos do cidadão, Eduardo Sabo, enfatizou a importância da parceria entre diferentes setores da sociedade, gestores públicos e o Ministério Público para garantir a implementação efetiva das políticas públicas. Na abertura, ele já havia destacado a necessidade de ampliar a compreensão social sobre a relevância dessas políticas e a importância do controle externo e social para a avaliação das medidas. A resolutividade e a inovação foram apontadas como eixos do MP contemporâneo, com a expansão dos mapas sociais para novas áreas.

O vice-procurador-geral de justiça institucional, Antônio Marcos Dezan, ressaltou que a inovação implica em novas formas de atuação do Ministério Público. A promotora de justiça de Defesa da Saúde (Prosus), Hiza Carpina, destacou a importância da troca de experiências e da busca de soluções inovadoras em políticas públicas.

As apresentações da manhã, voltadas ao público interno, abordaram iniciativas relacionadas à política habitacional, mudanças climáticas, orçamento público, localização de pessoas, saúde mental e regularização de cargos comissionados nas administrações regionais. Já no período da tarde, com a participação do público externo, foram realizados debates e apresentadas propostas para que o Ministério Público avance na atuação em prol das políticas públicas.

A promotora de justiça de Defesa do Patrimônio Público (Prodep), Carina Leite, apresentou os resultados do termo de ajustamento de conduta (TAC) firmado com a Companhia de Desenvolvimento Habitacional do DF (Codhab). O TAC visa ajustar as parcerias com cooperativas habitacionais à legislação vigente e ao Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC), prevendo a criação de uma plataforma eletrônica para garantir transparência e a elaboração de mapas sociais que subsidiem a política habitacional do DF.

Os promotores de justiça de Defesa do Meio Ambiente e do Patrimônio Cultural (Prodema), Luciana Bertini e Roberto Carlos Batista, relataram as ações do MPDFT ligadas à mitigação dos impactos das mudanças climáticas. Luciana Bertini apontou a necessidade de se estabelecer um plano de carbono neutro no DF, que ainda não existe, e mencionou o trabalho das Prodemas no acompanhamento das estações de tratamento de esgoto para avaliar a queima de gás metano. Roberto Carlos Batista detalhou outras ações da Prodema, incluindo uma ação civil pública que solicita ao Ibram e ao Governo do Distrito Federal um diagnóstico dos impactos climáticos decorrentes de suas atividades e criticou o não cumprimento da obrigação legal de descarbonização da frota de ônibus até 2020, apresentando um projeto sobre Ecoansiedade, voltado para adolescentes vulneráveis.

Durante as apresentações, os promotores reiteraram a necessidade de articulação transversal entre as promotorias do MPDFT, com o objetivo de agir com unidade. O promotor Vinicius Bertaia, da Prosus, falou sobre a estratégia de atuação do MPDFT sobre orçamento do DF e políticas públicas, destacando que a fiscalização e o controle da execução orçamentária passaram a observar também a governança fiscal.

A promotora Polyanna Silvares, gestora do Programa de Localização e Identificação de Desaparecidos (Plid), defendeu a negociação para construção de uma solução transversal no Plid com gestores, com foco no problema e sem coerção.

Promotoras de justiça abordaram a atuação constante do Ministério Público na resolutividade de ações. Foram citados avanços no cumprimento de sentença de ação civil pública sobre saúde mental infanto-juvenil e a busca pela regularização de cargos comissionados nas administrações regionais.

Na segunda parte do evento, foram realizadas oficinas temáticas abertas ao público sobre diversos temas, incluindo o projeto Família Acolhedora, violência contra a mulher, mudanças climáticas, licenciamento ambiental, MROSC e publicidades em espaços públicos. Um dos destaques foi a discussão sobre a violência contra a mulher, que revelou que a maioria das vítimas de feminicídio não registrou ocorrência anterior e que os crimes ocorrem frequentemente dentro de casa.

O procurador distrital Eduardo Sabo concluiu o evento reafirmando o apoio do Ministério Público a todas as iniciativas e a necessidade de mudanças para assegurar a implementação efetiva das políticas públicas.

Fonte: www.mpdft.mp.br

Leia também
f1280x720-162560_294235_5050-1
Reviravolta total no caso do caminhão com explosivos no rodoanel
image-400-b76939dcd101636cb685c06fa20af5ab
Dia da justiça celebrado com webinar sobre filosofia clássica no tjdft
f1280x720-162870_294545_5050
Professora relata noite ao relento após ser barrada em terminal rodoviário
f1280x720-162790_294465_5050
Trecho de quadra desaba e mata adolescente em área recém-inaugurada
logo2-1
Tjdft mantém decisão que condena df por acidente em parque infantil
logoMPDFT-2
Namoral: mpdft reconhecido por iniciativa em defesa da integridade
f1280x720-162214_293889_5050-1
Cúpula dos povos: vozes da sociedade civil ecoarão na cop30
f1280x720-162260_293935_5050
Enem 2024 aborda o etarismo e incita discussão necessária, apontam educadores
f1280x720-161812_293487_5050
Eua vendem fuzis ao rio enquanto debate sobre lei antiterrorismo esquenta
Copa do Brasil: ministérios fazem ação conjunta contra racismo no futebol
Copa do Brasil: ministérios fazem ação conjunta contra racismo no futebol
MARCO TEMPORAL
Com 5 a 2 contra o Marco Temporal, STF retoma análise do tema na 5ª
MORAES
Moraes manda soltar 4 presos por suspeita de fraude em cartões

Expediente do mpdft é suspenso por dois dias em novembro

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) informa a suspensão do expediente nos dias 20 e 21 de novembro. A medida se deve ao feriado nacional do Dia da Consciência Negra, celebrado na quinta-feira, e ao ponto facultativo decretado para a sexta-feira seguinte, conforme estabelecido na Portaria nº

Leia mais...

Tjdft empossa 101 novos servidores aprovados em concurso público

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) realizará, na próxima segunda-feira, dia 24 de novembro, a cerimônia de posse de 101 novos servidores. Os nomeados foram aprovados no último concurso público para provimento de cargos efetivos do quadro de pessoal do Tribunal, cujo edital foi divulgado

Leia mais...

Pf apreende r$ 1,6 milhão em casa de diretor do banco master

A Polícia Federal deflagrou uma operação que resultou na apreensão de R$ 1,6 milhão em espécie na residência de um diretor do Banco Master. A ação faz parte de um desdobramento de investigações que levaram à prisão de quatro diretores da instituição financeira, além do seu proprietário, Daniel Vorcaro. Os

Leia mais...

Queda da cloudflare expõe fragilidade da infraestrutura online global

Uma falha generalizada nos serviços da Cloudflare, ocorrida na manhã da última terça-feira (18), provocou a interrupção de milhares de plataformas online, reabrindo o debate sobre a vulnerabilidade da internet devido à concentração de sua infraestrutura. A Cloudflare desempenha um papel fundamental na web moderna, atuando tanto na aceleração do

Leia mais...

Café diário associado à menor incidência de arritmias cardíacas

O café, outrora visto com desconfiança devido a temores sobre palpitações e aceleração do ritmo cardíaco, pode estar passando por uma reavaliação. Uma nova pesquisa internacional sugere que o consumo regular da bebida está associado a uma diminuição no risco de desenvolvimento de arritmias. Durante anos, o café foi amplamente

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.