22/11/2024

Nunes Marques vota para condenar réu do 8 de janeiro a 2 anos e seis meses de prisão

Magistrado divergiu parcialmente do relator do processo no Supremo, o ministro Alexandre de Moraes, que entendeu por uma condenação maior

O ministro Kássio Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou, nesta quarta-feira (13/9), para que o primeiro réu julgado pelos atentados de 8 de janeiro cumpra dois anos e seis meses de prisão. Aécio Lúcio Lopes Costa Pereira aparece em imagens do dia dos ataques dentro do plenário do Senado Federal e na área externa da Suprema Corte.

Durante o julgamento, o ministro Kássio afirmou que ficou evidenciado nos autos os danos ao patrimônio gerado pelo réu que invadiu prédios públicos em Brasília. O magistrado entendeu que houve concurso de pessoas, já que o acusado não agiu sozinho durante os atentados e outras pessoas colaboraram com os ataques às sedes dos Três Poderes.

Aécio Lúcio Lopes Costa Pereira invadiu, com outras pessoas, o prédio do Congresso e apareceu em imagens dentro do plenário do Senado. Na área externa, na Praça dos Três Poderes, ele gravou um vídeo, ainda durante os atentados, contando o que estava acontecendo.

O réu foi empregado por mais de 20 anos da Companhia de Saneamento Ambiental de São Paulo (Sabesp). Durante a invasão, ele teria enviado imagens pelas redes sociais, citando a Sabesp, incitando que as pessoas saíssem às ruas para forçar a decretação de uma GLO (Garantia da lei e da Ordem), supostamente para permitir uma intervenção militar.

Apesar de votar pela condenação, Nunes Marques se posicionou parcialmente divergente ao relator, Alexandre de Moraes, que decidiu pela condenação a 17 anos, dos quais 15 anos e seis meses de prisão em regime fechado. O julgamento foi suspenso em razão do horário e será retomado nesta quinta-feira (14/9), com o voto do ministro Cristiano Zanin.

Ministro Nunes Marques – (crédito: Nelson Jr./SCO/STF)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também
Copa do Brasil: ministérios fazem ação conjunta contra racismo no futebol
Copa do Brasil: ministérios fazem ação conjunta contra racismo no futebol
VACINA
Dengue: Butantan desenvolve vacina em dose única
MARCO TEMPORAL
Com 5 a 2 contra o Marco Temporal, STF retoma análise do tema na 5ª
MORAES
Moraes manda soltar 4 presos por suspeita de fraude em cartões
BAHIA
Sobe para 9 número de suspeitos mortos em operação policial na Bahia
PREFEITO CASTRADOR
Solidariedade expulsa prefeito que sugeriu castrar mulheres no RJ
rio
Prefeito de cidade no RJ sugere castrar mulheres para controlar nascimentos
BRASIL
Ministério cria GT para frear violência contra indígenas no Amazonas
LULA
Lula anuncia que prefeituras vão receber, no mínimo, repasses de 2022
LULU
Lula dá posse a novos ministros em cerimônia fechada no Planalto
RS
Sobe para 47 número de mortos pelas chuvas no Rio Grande do Sul
RS
Rio Grande do Sul tem sete rodovias bloqueadas após os temporais

Tecnologia no campo: Equatorial Goiás reforça comunicação via satélite e internet para atendimento de ocorrências 

Sistemas modernos garantem agilidade no contato entre equipes e Centro de Operações Integrada para acelerar recuperação do sistema elétrico até mesmo em áreas remotas  A Equatorial Goiás vem implementando desde 2023 um extenso processo de modernização em suas operações no campo. A iniciativa busca, não apenas, atualizar a infraestrutura elétrica, mas

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.