A montagem dos novos espaços terá início neste sábado (30) e eles estarão em funcionamento todos os dias.
O Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Secretaria de Saúde (SES-DF), anunciou que as 11 novas tendas de atendimento a pacientes com sintomas de dengue começarão a funcionar na próxima semana, totalizando 20 tendas em toda a capital. Esses novos espaços, que funcionarão diariamente das 7h às 19h, contarão com polos de hidratação e cuidados para garantir suporte aos pacientes. Entre essas tendas, três funcionarão 24 horas.
Lucilene Florêncio, secretária de Saúde, destacou que a ampliação dessas tendas visa evitar que a população precise se deslocar até hospitais em busca de atendimento, proporcionando uma resposta mais rápida aos sintomas da dengue.
Além disso, foi divulgado no Diário Oficial do DF que mais quatro regiões de saúde serão contempladas com essas tendas: Central, Centro-Sul, Leste e Sul. Sandra Araújo de França, coordenadora de Atenção Primária à Saúde, ressaltou que a medida busca garantir maior acesso ao atendimento durante a epidemia de dengue, aliviando a demanda em outras unidades da rede.
Cada tenda contará com um mínimo diário de um coordenador, três médicos (um deles pediatra), um enfermeiro, dois técnicos de enfermagem, dois técnicos de laboratório, um especialista em laboratório (biomédico ou farmacêutico bioquímico), dois apoios administrativos, um farmacêutico, além de pessoal de limpeza e segurança.
Desde o início do ano, o DF já possui nove tendas de hidratação em diversas regiões. Esses espaços têm sido fundamentais no atendimento à população, com mais de 63 mil pacientes atendidos entre janeiro e o dia 14 deste mês. As tendas de Samambaia, Ceilândia e Recanto das Emas foram as que mais receberam pacientes nesse período.
Para mais informações sobre os locais de instalação das novas tendas, acesse o site da Secretaria de Saúde.
Tribuna Livre, com informações da SES-DF