18/12/2025

O Ministério da Fazenda revisou para baixo a previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) deste ano, reduzindo para 3%.

Para o secretário de Política Econômica, Guiherme Mello, economia brasileira mostra resiliência diante da conjuntura global adversa - (crédito: Diogo Zacarias)

A revisão da estimativa foi motivada pela estagnação da atividade econômica no terceiro trimestre. O Monitor do PIB, calculado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), indicou uma variação zero nesse período.

O Ministério da Fazenda revisou para baixo a projeção de crescimento da economia em 2023, reduzindo-a de 3,2% para 3%. O relatório da Secretaria de Política Econômica (SPE) apontou a estagnação da atividade econômica no terceiro trimestre como motivo para a revisão, que foi de 0,1% no documento de setembro para 0% agora. A SPE também reduziu a previsão de crescimento econômico para 2024, de 3,2% para 2,2%.

O Monitor do PIB, calculado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV), mostrou que o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro ficou estagnado no terceiro trimestre de 2023, em comparação com os três meses anteriores, indicando a fragilidade de sustentação de crescimento da economia brasileira.

Apesar da avaliação negativa, o consumo das famílias resistiu, apresentando, pela nona vez, variação positiva no terceiro trimestre. O ritmo mais lento da economia tem permitido maior controle da inflação em 2023, com a projeção do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) sendo revisada para 4,66%, abaixo do teto da meta fixada para o ano, que é de 4,75%. Para 2024, a previsão de inflação subiu de 3,40% para 3,55%.

Guilherme Mello, secretário de Política Econômica do Ministério, destacou que o Brasil figura como um dos países mais resilientes ao cenário de turbulência na economia global, refletindo confiança no país e a estabilização do ambiente macroeconômico.

Tribuna Livre, com informações da FGV

Deixe um comentário

Leia também
Meta de inflação de 3% é "injustificável", diz Cofecon, após BC subir juros
Meta de inflação de 3% é "injustificável", diz Cofecon, após BC subir juros
Ata do Copom defende manutenção da Selic em 15% por período prolongado
Ata do Copom defende manutenção da Selic em 15% por período prolongado
IGP-10: passagem aérea e energia sustentam inflação ao consumidor
IGP-10: passagem aérea e energia sustentam inflação ao consumidor
Selic no fim de 2026 passa de 12,25% para 12,13%, aponta Focus
Selic no fim de 2026 passa de 12,25% para 12,13%, aponta Focus
31346802-high-scaled-1
Bolsonaro mira centrão e conta com apoio de tarcísio em projeto nacional
f1280x720-105560_237235_5050
Anúncio de flávio bolsonaro à presidência sacode o mercado financeiro
0d7a3300
Tse conclui testes de segurança para urnas eletrônicas de 2026
f1280x720-163897_295572_5050
Copacabana palace adota nova escala e impacta centenas de empregados
fta20230210019
Cerco a pirataria digital: bloqueio maciço de sites e aplicativos no brasil
laqueadura-jipa
Município de ro condenado a pagar fertilização in vitro para mulher
f1280x720-148164_279839_5050
As novas regras do imposto do mei a partir do ano que vem
campus-usp-10-edited
Distrito de inovação de são paulo reconhecido como destaque em ecossistema de startups

Marinho aponta “erro grosseiro” no Orçamento e aciona o TCU

Líder da Oposição no Senado afirma que Fazenda subestimou despesas obrigatórias e alerta comissão mista que vota a Lei Orçamentária Anual nesta semana. O senador Rogério Marinho (PL-RN) acionou o TCU (Tribunal de Contas da União) para apurar o que classifica como “erro grosseiro” nas estimativas de despesas obrigatórias do

Leia mais...

Motta é “um procrastinador de problemas”, diz Sóstenes.

Líder do PL critica presidente da Câmara e afirma que poderia disputar o comando da Casa. O líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante (RJ), afirmou nesta 2ª feira (15.dez.2025), em reunião com jornalistas, que o presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), “procrastina problemas”. Ele também disse que tem interesse

Leia mais...

Governo Lula prestigia entidade investigada na CPMI do roubo aos aposentados

Contag é acusada de haver tirado R$3,4 bilhões em “descontos associativos” sem autorização A Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Contag) foi reconduzida pelo governo federal ao Conselho de Participação Social por mais dois anos, mantendo assim sua presença em um dos principais fóruns de articulação entre

Leia mais...

Flávio Bolsonaro vai para cima de Lulinha

Filho de Jair Bolsonaro apresentou representação contra o filho de Lula por possível envolvimento nos crimes apurados no escândalo do INSS Pré-candidato ao Planalto, Flávio Bolsonaro decidiu ir para cima de Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha, filho do presidente Lula, que teve seu nome citado recentemente em fatos

Leia mais...

Confira onde Equatorial Goiás vai precisar interromper temporariamente fornecimento de energia para realizar manutenções esta semana

Ações envolvem trocas de postes, transformadores e cabos para acelerar reconstrução da rede elétrica A Equatorial Goiás realiza, ao longo desta semana, serviços programados de manutenção e reconstrução da rede elétrica em diversas regiões do estado. As ações são necessárias para garantir mais segurança, estabilidade e qualidade no fornecimento de

Leia mais...

Caso 113 sul: Justiça autoriza acesso da defesa a provas

Polícia deverá apresentar lista organizada de depoimentos sobre o caso e, a partir disso, produzir relatórios Nesta segunda-feira (15/12), a Justiça do Distrito Federal autorizou que a defesa de Adriana Villela tenha acesso completo a provas anexadas ao processo por homicídio qualificado que tramita no Tribunal do Júri de Brasília.

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.