18/12/2025

O Ministério da Fazenda revisou para baixo a previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) deste ano, reduzindo para 3%.

Para o secretário de Política Econômica, Guiherme Mello, economia brasileira mostra resiliência diante da conjuntura global adversa - (crédito: Diogo Zacarias)

A revisão da estimativa foi motivada pela estagnação da atividade econômica no terceiro trimestre. O Monitor do PIB, calculado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), indicou uma variação zero nesse período.

O Ministério da Fazenda revisou para baixo a projeção de crescimento da economia em 2023, reduzindo-a de 3,2% para 3%. O relatório da Secretaria de Política Econômica (SPE) apontou a estagnação da atividade econômica no terceiro trimestre como motivo para a revisão, que foi de 0,1% no documento de setembro para 0% agora. A SPE também reduziu a previsão de crescimento econômico para 2024, de 3,2% para 2,2%.

O Monitor do PIB, calculado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV), mostrou que o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro ficou estagnado no terceiro trimestre de 2023, em comparação com os três meses anteriores, indicando a fragilidade de sustentação de crescimento da economia brasileira.

Apesar da avaliação negativa, o consumo das famílias resistiu, apresentando, pela nona vez, variação positiva no terceiro trimestre. O ritmo mais lento da economia tem permitido maior controle da inflação em 2023, com a projeção do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) sendo revisada para 4,66%, abaixo do teto da meta fixada para o ano, que é de 4,75%. Para 2024, a previsão de inflação subiu de 3,40% para 3,55%.

Guilherme Mello, secretário de Política Econômica do Ministério, destacou que o Brasil figura como um dos países mais resilientes ao cenário de turbulência na economia global, refletindo confiança no país e a estabilização do ambiente macroeconômico.

Tribuna Livre, com informações da FGV

Deixe um comentário

Leia também
Meta de inflação de 3% é "injustificável", diz Cofecon, após BC subir juros
Meta de inflação de 3% é "injustificável", diz Cofecon, após BC subir juros
Ata do Copom defende manutenção da Selic em 15% por período prolongado
Ata do Copom defende manutenção da Selic em 15% por período prolongado
IGP-10: passagem aérea e energia sustentam inflação ao consumidor
IGP-10: passagem aérea e energia sustentam inflação ao consumidor
Selic no fim de 2026 passa de 12,25% para 12,13%, aponta Focus
Selic no fim de 2026 passa de 12,25% para 12,13%, aponta Focus
31346802-high-scaled-1
Bolsonaro mira centrão e conta com apoio de tarcísio em projeto nacional
f1280x720-105560_237235_5050
Anúncio de flávio bolsonaro à presidência sacode o mercado financeiro
0d7a3300
Tse conclui testes de segurança para urnas eletrônicas de 2026
f1280x720-163897_295572_5050
Copacabana palace adota nova escala e impacta centenas de empregados
fta20230210019
Cerco a pirataria digital: bloqueio maciço de sites e aplicativos no brasil
laqueadura-jipa
Município de ro condenado a pagar fertilização in vitro para mulher
f1280x720-148164_279839_5050
As novas regras do imposto do mei a partir do ano que vem
campus-usp-10-edited
Distrito de inovação de são paulo reconhecido como destaque em ecossistema de startups

Cadastro da DICOM (CLDF) é alvo de questionamentos após erros em registros de veículos Alternativos.

Caso envolvendo portal jornalístico evidencia falhas administrativas e reacende debate sobre profissionalismo na comunicação institucional Não é intenção deste texto denegrir pessoas ou instituições específicas, mas tampouco é possível silenciar diante das falhas recorrentes no trabalho desenvolvido pela Diretoria de Comunicação – DICOM, da Câmara Legislativa do Distrito Federal, no

Leia mais...

PL da Dosimetria entra em momento decisivo

Governistas trabalham para travar o avanço do texto no Senado e esperam contar com a pressão das manifestações populares para atrasá-lo. Já o bolsonarismo aposta as fichas no projeto de lei para não desidratar eleitoralmente O PL da Dosimetria chega à semana decisiva, pois começará a ser analisado na Comissão

Leia mais...

Zambelli renuncia ao mandato e Hugo Motta convoca suplente

Presidente da Câmara confirma saída da deputada após decisão do STF e chama Adilson Barroso (PL-SP) para assumir a vaga O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), informou neste domingo (14/12) que a deputada Carla Zambelli (PL-SP) renunciou ao mandato parlamentar. A comunicação foi feita após decisão do

Leia mais...

Comissão da Câmara vota PEC da Segurança Pública nesta terça

Relatório reformula proposta do governo, cria sistemas integrados e define novas fontes de financiamento A comissão especial da Câmara dos Deputados que analisa a proposta de emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública deve votar o texto nesta terça-feira (16/12), em reunião marcada para as 9h. Caso seja aprovado no

Leia mais...

Corinthians e Vasco decidem a Copa do Brasil

O jogo de ida da final será nesta quarta-feira (17/12), na Neo Química Arena; a decisão acontece no Maracanã no próximo domingo (21/12) Corinthians e Vasco decidem o título da Copa do Brasil de 2025 em uma final marcada pelo equilíbrio e pela força das duas campanhas. O Timão garantiu

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.