12/12/2025

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva formalizou as nomeações de Flávio Dino e Paulo Gonet, gerando diversas reações no meio jurídico.

Lula ao lado dos indicados para a PGR, Paulo Gonet (esquerda), e para o STF, Flávio Dino - (crédito: Ricardo Stucket/PR)

As indicações foram formalmente anunciadas na tarde desta segunda-feira (27/11), encerrando quase dois meses de vacâncias nos respectivos cargos.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou, nesta segunda-feira (27/11), os nomes de Flávio Dino e Paulo Gustavo Gonet Branco para o Supremo Tribunal Federal (STF) e para a Procuradoria-Geral da República (PGR), respectivamente. Essas indicações, consideradas duas das mais importantes e aguardadas do mandato de Lula, geraram ampla repercussão no meio jurídico.

Um dos avalistas das indicações é o ministro Alexandre de Moraes, do STF, que elogiou a escolha de Lula, qualificando os indicados como “dois grandes juristas e competentes homens” para os cargos. Moraes destacou que as nomeações de Flávio Dino e Paulo Gonet são sérias, republicanas e, uma vez aprovadas pelo Senado Federal, contribuirão para fortalecer o Estado Democrático de Direito.

Luís Roberto Barroso, presidente do STF, expressou sua aprovação à decisão de Lula antes mesmo do anúncio oficial, elogiando a escolha do presidente como uma decisão acertada de uma pessoa bem preparada. O ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias, parabenizou Flávio Dino pela indicação, ressaltando sua integridade exemplar e notável saber jurídico, além de sua experiência e trajetória de serviços prestados aos três poderes da República.

A jurista Soraia Mendes, uma das cotadas para o STF, reconheceu a prerrogativa constitucional do Chefe de Estado na escolha de um nome para a Suprema Corte. Ela desejou sorte ao escolhido, agradeceu a todos que participaram da campanha #SoraiaNoSTF e expressou sua saída da jornada com orgulho, honra e a certeza renovada de que a boa luta continua.

O Conselho Federal da OAB parabenizou Dino e Gonet pelas indicações, destacando os relevantes serviços prestados por ambos ao país em diversas funções, como magistratura, Ministério Público, advocacia e ensino do Direito. O presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti, desejou sorte durante a sabatina no Senado Federal, ressaltando a importância de desempenharem as funções públicas com observância às prerrogativas e aos direitos da advocacia e à Constituição Federal.

Tribuna Livre, com informações da Secom/PR

Deixe um comentário

Leia também
Câmara aprova PL da Dosimetria, que reduz pena de Bolsonaro e aliados
Câmara aprova PL da Dosimetria, que reduz pena de Bolsonaro e aliados
Documento usado por Toffoli que puxou Master para o STF não tem relação com venda para BRB, diz MPF
Documento usado por Toffoli que puxou Master para o STF não tem relação com venda para BRB, diz MPF
Líder do PL alfineta Centrão após anúncio da pré-candidatura de Flávio
Líder do PL alfineta Centrão após anúncio da pré-candidatura de Flávio
Escolha de Bolsonaro frustra políticos que desejam cadeira de Tarcísio
Escolha de Bolsonaro frustra políticos que desejam cadeira de Tarcísio
“Vou meter uma bala na sua cabeça”, disse Careca a testemunha que acusa Lulinha
“Vou meter uma bala na sua cabeça”, disse Careca a testemunha que acusa Lulinha
logoMPDFT-3
Dezembro verde: abrigo flora e fauna no gama recebe visita especial
logo2-2
Dia da justiça: fóruns do df pausam atividades na próxima segunda-feira
f1280x720-164033_295708_5050
Energia estacionária: piauiense desenvolve sistema inovador e chama a atenção da byd
logoMPDFT-2
Planejamento do carnaval de 2026 no df tem acompanhamento especial
f1280x720-163917_295592_5050
Governo apreende carregamento milionário de ouro em operação em roraima
image-400-49e6e9b010abd149afd6fdf089993404
Juiz do tjdft compartilha trajetória em projeto de história oral
f1280x720-149359_281034_5050
Marina silva é hospitalizada após fratura na coluna

Câmara dos Deputados rejeita cassação de Carla Zambelli

Parlamentar é acusada de ser a mandante de ações criminosas e, em junho, fugiu para a Itália a fim de driblar a Justiça O plenário da Câmara dos Deputados rejeitou na madrugada desta quinta-feira (11/12) a cassação da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP). Ela foi condenada, pelo Supremo Tribunal Federal (STF), a

Leia mais...

Câmara aprova suspensão de seis meses para Glauber Braga

Deputados votaram relatório para punição mais branda para o parlamentar, que era alvo de cassação. Na noite de terça-feira (9), ele foi retirado à força da cadeira da Presidência da Casa A Câmara dos Deputados aprovou, na noite desta quarta-feira (10/12), a suspensão de seis meses do mandato do deputado Glauber

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.