Os estudantes têm a opção de fazer o cadastro no site da Secretaria de Educação do DF ou através do telefone 156. As vagas são destinadas ao ano letivo de 2024.
O período de inscrições para novos alunos na rede pública de ensino do Distrito Federal começou a partir da 0h desta terça-feira (3). Os estudantes do ensino regular (educação infantil, ensino fundamental e médio) que não estão atualmente matriculados na rede pública têm até 31 de outubro para realizar suas inscrições e garantir uma vaga no ano letivo de 2024. As inscrições podem ser feitas no site disponibilizado pela Secretaria de Educação do DF (SEEDF) ou pelo telefone 156. A divulgação dos resultados das inscrições está programada para 28 de dezembro, a partir das 18h, no site da SEEDF.
As inscrições para estudantes com deficiência, Transtorno do Espectro Autista (TEA), transtornos funcionais específicos e altas habilidades/superdotação ocorrerão no mesmo período, mas preferencialmente de forma presencial nas coordenações regionais de ensino. Os estudantes beneficiários do Cartão Creche, que irão para a escola no próximo ano, podem realizar a inscrição pelo telefone 156 ou pelo site.
Ao efetuar a inscrição online, é fundamental fornecer com precisão os dados pessoais, incluindo CPF (obrigatório), nome completo (sem abreviações ou acentos), data de nascimento, CEP da residência ou local de trabalho do responsável (obrigatório), período, ano ou série desejados pelo candidato em 2024, número de telefone e endereço de e-mail. Caso o estudante não tenha um CPF, a inscrição deve ser realizada pelo telefone 156. O CEP ajudará a direcionar o estudante para uma vaga em uma escola próxima, pois não é possível escolher a escola no momento da inscrição.
É crucial que os responsáveis concluam o preenchimento das informações solicitadas e cliquem em “gravar” para finalizar o cadastro, que só será concluído se os dados informados estiverem completos e corretos.
É importante destacar que a responsabilidade pela consulta dos resultados é do candidato ou do responsável. A Secretaria de Educação não enviará notificações sobre os resultados das inscrições.
Para os estudantes que já estão matriculados na rede pública de ensino e desejam mudar de escola, a solicitação deve ser feita diretamente na escola em que o estudante está matriculado, através do processo de remanejamento escolar, que ocorrerá de 7 a 17 de novembro para os estudantes do ensino regular. Para os estudantes com deficiência, TEA, transtornos funcionais específicos ou altas habilidades/superdotação, as inscrições para o remanejamento escolar acontecerão de 3 a 31 de outubro.
O período de matrícula está previsto para ocorrer entre 3 e 10 de janeiro de 2024. O estudante, pai ou responsável deve comparecer à escola em que foi contemplado, trazendo os documentos necessários para confirmar a matrícula. Abaixo estão os documentos exigidos (originais e cópias) para efetuar a matrícula na rede pública de ensino do DF:
• Documento de identificação do estudante, como Carteira de Identidade/Registro Geral (RG), Certidão de Nascimento ou outro documento oficial com foto;
• CPF do estudante;
• Carteira de Identidade/Registro Geral ou CNH do responsável legal pela matrícula do estudante;
• CPF do responsável legal pela matrícula do estudante;
• Declaração Provisória de Matrícula (Deprov) ou Histórico Escolar;
• Comprovante de residência e/ou do local de trabalho, conforme o endereço indicado no ato da inscrição;
• Duas fotografias 3×4;
• Comprovante de tipagem sanguínea e fator RH, conforme a Lei Distrital nº 4.379/2009;
• Carteira de Vacinação, de acordo com a Lei nº 6.345/2019;
• Número de Inscrição Social (NIS) do estudante;
• Número de Inscrição Social (NIS) do responsável legal pela matrícula do estudante.
Tribuna Livre, com informações da Sec.Educação.