É o fim de uma era em Livingston. Ou é?
O reinado de cinco anos de David Martindale como técnico acabou, mas o carismático ex-gaffer permanecerá no clube e se tornará diretor esportivo.
É um movimento que deixa perplexo e faz todo o sentido.
Anúncio
O vínculo de Martindale com o clube é profundo, tendo estado envolvido de alguma forma por mais de uma década. Ele combinou sua função de gerente com vários outros cargos, incluindo o famoso faz-tudo.
O seu controlo sobre Livingston pareceu por vezes omnipotente, mas a chegada do presidente Calvin Ford criou uma nova dinâmica e, embora ele fosse publicamente apoiado pelo seu novo chefe, a sua forma diabólica significava que algo tinha de ceder.
Apesar disso, sem uma vitória desde agosto, Ford sentiu que uma ruptura limpa não seria suficiente. Aparentemente, o conselho de Martindale é valioso demais.
Mas o que isto significa para Livingston e como é o novo regime?
Anúncio
O papel do diretor esportivo parece bastante recente e fluido no futebol escocês. Um diretor esportivo supervisiona o recrutamento? Análise? Operações do clube? A academia?
É difícil dizer, pois a função de cada clube pode ser diferente.
Na Premiership escocesa, apenas quatro times têm atualmente um – Aberdeen, Hearts, Hibs e agora Livingston.
Será que Martindale estará tão à frente como, por exemplo, Lutz Pfannenstiel, que tem liderado a procura de treinador do Aberdeen e até sentado no banco?
Na Alemanha, o diretor desportivo fala com a comunicação social numa base semi-regular e é difícil dizer se Martindale, conhecedor da comunicação social, sempre bom para uma frase de efeito, continuará a sua relação acolhedora com a imprensa.
Anúncio
Isso impediria a influência do novo técnico Marvin Bartley? E até que ponto o ex-gerente estará envolvido na seleção e recrutamento da equipe?
“Estarei aqui para oferecer todo o apoio que puder no futuro, mas também estou consciente de que deve haver uma divisão clara entre minha nova função e o departamento de futebol do time principal”, disse Martindale.
O que há na bandeja de entrada de Bartley?
A nomeação de Bartley como gerente quase passou despercebida, dada a mudança sísmica da mudança de Martindale para cima.
Anúncio
Livingston sofreu 50 gols, o pior histórico defensivo do campeonato. A expectativa de gols contra é de apenas 46,2, mas, novamente, nenhum outro time se sai pior.
O goleiro Jerome Prior teve apenas um gol sem sofrer golos nesta temporada, com uma porcentagem de defesas de apenas 56% – novamente, o pior histórico da liga.
No topo, não é muito melhor. Livingston acertou 231 arremessos e tem um xG de 24,4 – apenas Dundee está abaixo deles em ambas as estatísticas.
Livi agitou as coisas ao trazer seis novas contratações durante a janela de janeiro – incluindo o veterano meio-campista Scott Arfield e o internacional guineense Babacar Fati – mas Bartley precisa deles para se consolidarem e causarem impacto rapidamente.
Anúncio
A desvantagem de pontos do clube dobrou para seis pontos no sábado, quando o segundo colocado Kilmarnock venceu pela primeira vez em 17 partidas do campeonato.
Com 14 jogos restantes, Bartley – cuja experiência anterior como técnico equivale a 16 meses na terceira divisão com o Queen of the South – enfrenta uma tarefa gigantesca para preencher essa lacuna e garantir que Livingston não caia de volta para o campeonato.
O que os fãs pensam?
Malcolm: Respeito enorme por tudo que David fez dentro e fora do campo. Ele não está cortando neste nível. Eu apoiaria totalmente mantê-lo no clube, mas não em uma função de futebol, talvez diretor de operações ou similar. Este movimento é totalmente fedorento, para ser franco. Uma promoção que sugere que nada mudará. Muito decepcionado com o proprietário e a diretoria.
Anúncio
Clive: Essa mudança deveria ter acontecido há semanas. Todas as semanas as mudanças feitas eram iguais, sem vontade de mudar a forma da equipe. Gostei do Bartley como jogador e capitão conosco, e ele fala um bom jogo. Esperançosamente, ele pode fazer o mesmo, ser dono de si e imprimir sua própria autoridade na equipe. No entanto, Martindale deixou um legado e será difícil de seguir. Avante e para cima.
Matt: É uma mudança tardia, mas extremamente bem-vinda. Martindale já disse que deve haver uma distância clara entre Marvin e seu novo papel, o que mais uma vez é encorajador. Bartley deve ter espaço e liberdade para colocar sua própria marca na lateral. Pela primeira vez em muito tempo, sinto-me um pouco encorajado. É quase certo que é tarde demais para salvar esta temporada, mas em termos de preparação antecipada para a próxima, é 100% a jogada certa.