26/05/2024

Obras na Hélio Prates chegam à etapa de preparação do solo para receber pavimentação

O objetivo é trazer mais funcionalidade e acessibilidade ao centro de Taguatinga, melhorando a mobilidade urbana | Foto: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

Nova configuração da via que liga Taguatinga a Ceilândia terá quatro faixas de rolamento em cada sentido, sendo duas destinadas ao tráfego de veículos de transporte público

Aos poucos a paisagem do centro de Taguatinga vai mudando com o avançar das obras de requalificação da Avenida Hélio Prates. O Governo do Distrito Federal (GDF) investe mais de R$ 56 milhões para modernizar e ampliar essa importante via de ligação entre a região administrativa e Ceilândia. O objetivo é trazer mais funcionalidade e acessibilidade ao centro da cidade, melhorando a mobilidade urbana.

A obra, executada por empresa contratada pela Secretaria de Obras e Infraestrutura do DF (SODF), está em sua segunda etapa. O trecho que passa por intervenções tem 5 km de extensão e está localizado entre a Feira dos Goianos e o Pistão Norte. No local, são executados serviços de terraplanagem para recebimento da camada de brita graduada simples (BGS), que antecede a aplicação da massa asfáltica.

O engenheiro executor do contrato, Alex Costa e Silva, explica que a camada de BGS atua como uma base sólida para a pavimentação de ruas e também auxilia na drenagem das águas pluviais, impedindo o acúmulo de poças e prolongando a vida útil do asfalto. “A brita graduada simples é usada em sub-base de pavimentos. Ainda esta semana, pretendemos iniciar o asfaltamento. Aqui serão quatro faixas, sendo duas de pavimento rígido e as demais em asfalto”, detalhou.

Segundo o servidor, as duas faixas de rolamento em pavimento rígido serão utilizadas para deslocamento de ônibus convencionais e do BRT, respectivamente. As demais serão destinadas ao tráfego de carros de passeio e motocicletas. “O concreto tem uma durabilidade maior, e é mais resistente para suportar o peso e frenagem dos veículos mais pesados”, acrescentou.

Além da pavimentação, as equipes executam, em paralelo, a ampliação das calçadas que margeiam a avenida. Mais modernos e acessíveis, os passeios são confeccionados com três tipos de concreto diferente – convencional, pigmentado e estampado – e terão piso podotátil para auxiliar na orientação e segurança de pessoas com deficiência visual ou baixa visão.

Moradora da QNH, em Taguatinga, Irene Alves da Silva, de 63 anos, elogia a qualidade das novas calçadas entregues pelo GDF. “Ficou menos perigosa, especialmente para os idosos e pessoas com deficiência. Era algo que precisava, realmente, de uma atenção”, avaliou.

A técnica em radiologia também comemora a recuperação da avenida. “Sabemos que gera um transtorno, mas é necessário. Já tive muito prejuízo, perdi pneu do carro aqui, porque tinha muito buraco. Tenho certeza que agora vai melhorar”, continuou.

Etapa entregue

O projeto para a nova Avenida Hélio Prates prevê, ainda, outros serviços como o reordenamento e pavimentação de estacionamentos; implantação de ciclovia, paisagismo e mobiliário urbano; e execução de obras no interior do Parque Ecológico do Cortado, com implantação de lagoas de detenção e solução para contenção de erosão junto ao mirante do parque.

Em abril do ano passado, o GDF entregou a primeira etapa das obras na avenida. A fase contou com investimento de R$ 20,2 milhões e revitalizou trecho de aproximadamente 2,5 km de extensão. Na ocasião, somado aos novos pavimentos e calçadas, foram entregues bancos para a população, estacionamento organizado, via marginal e faixa de rolamento em pavimento rígido, além de rede de águas pluviais.

Tribuna Livre, com informações da Secretaria de Obras e Infraestrutura do DF (SODF)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7R contabilidade e assessoria empresarial Santa Maria Brasilia DF
Leia também
DF 3Política distrital vai tratar de prevenção e enfrentamento de desaparecimento de pessoas
Política distrital vai tratar de prevenção e enfrentamento de desaparecimento de pessoas
Programa Cidadania nas Escolas certifica 395 estudantes de escolas do Itapoã
Programa Cidadania nas Escolas certifica 395 estudantes de escolas do Itapoã
DF 1DF amplia malha cicloviária e chega a 687 quilômetros de pistas
DF amplia malha cicloviária e chega a 687 quilômetros de pistas
DF 4Intervenções no trânsito do fim de semana em Vicente Pires, Ceilândia e Guará
Intervenções no trânsito do fim de semana em Vicente Pires, Ceilândia e Guará
DF 3Reforma de pontes sobre o Córrego Guará começa neste sábado (25)
Reforma de pontes sobre o Córrego Guará começa neste sábado (25)
DF 2Atletas mirins dos centros olímpicos visitam octógono do Jungle Fight 126
Atletas mirins dos centros olímpicos visitam octógono do Jungle Fight 126
DF 1Agro do Quadrado: Produção de grãos no DF cresce com qualidade no DNA
Agro do Quadrado: Produção de grãos no DF cresce com qualidade no DNA
DF 4Escritura pública de concessão de uso é entregue ao clube da Adepol
Escritura pública de concessão de uso é entregue ao clube da Adepol
DF 3Programa Cartão Prato Cheio vai além da segurança alimentar e nutricional
Programa Cartão Prato Cheio vai além da segurança alimentar e nutricional
DF 2GDF monitora execução do Plano Plurianual 2024-2027
GDF monitora execução do Plano Plurianual 2024-2027
DF 1Rede pública de saúde do DF aumenta número de leitos pediátricos e de ambulâncias
Rede pública de saúde do DF aumenta número de leitos pediátricos e de ambulâncias
DF 4Últimos dias de inscrição para a primeira turma dos cursos de corte, costura e serigrafia
Últimos dias de inscrição para a primeira turma dos cursos de corte, costura e serigrafia

DF amplia malha cicloviária e chega a 687 quilômetros de pistas

‌Desde 2019, foram construídos 220,52 km; capital tem a segundo maior conjunto de vias para ciclistas no país. GDF trabalha para interligar trechos e aumentar a mobilidade da população A malha cicloviária do Distrito Federal tem aumentado nos últimos anos. Atualmente, ela tem uma extensão de 687,12 km, distribuída em

Leia mais...

Marinhas do Brasil e dos EUA realizam operação em apoio ao RS

Operação tem como objetivo transferir doações para as vítimas das enchentes no estado de maneira mais ágil A Marinha do Brasil (MB) conduz, na próxima segunda-feira (27/5), uma operação de apoio à população do Rio Grande do Sul em meio à situação de calamidade pública causada pelas enchentes. A ação

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.