13/11/2025

Operação Sem Desconto: PF apreende bens de suspeitos de fraude no INSS em Sergipe

As ações ocorreram nas cidades de Indiaroba e Umbaúba, localizadas no litoral sul do estado - (crédito: Divulgação/PF)

Agentes cumpriram mandados de busca e apreensão nesta quarta-feira (4/6). Ação mira esquema de descontos indevidos em aposentadorias e busca recuperar bens para ressarcir vítimas

A Polícia Federal cumpriu, nesta quarta-feira (4/6), dois mandados de busca e apreensão em municípios de Sergipe, no âmbito da investigação que apura um esquema bilionário de descontos indevidos em aposentadorias e pensões do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). As ações ocorreram nas cidades de Indiaroba e Umbaúba, localizadas no litoral sul do estado.

De acordo com a nota divulgada pela PF, a meta da nova fase da operação “Sem Desconto”, deflagrada em abril, em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU), é arrecadar bens de valor ligados aos investigados, visando a “recomposição do erário público”, e mitigar os prejuízos provocados pela prática criminosa.

As ordens judiciais foram expedidas pela 3ª Vara Federal de Sergipe, que também autorizou a quebra dos sigilos bancário e fiscal dos suspeitos. A decisão envolve ainda o bloqueio de R$ 119 milhões, montante que está sendo requerido pela Advocacia-Geral da União (AGU) para compor o fundo de reparação às vítimas.

O bloqueio de valores, decretado ontem (3), atingiu bens móveis e imóveis, incluindo ativos financeiros, pertencentes a oito empresas e nove pessoas físicas. A medida visa impedir que os responsáveis ocultem ou se desfaçam do patrimônio adquirido com recursos oriundos da fraude.

Fraude do INSS

Segundo as investigações, o esquema fraudulento surgido em 2019 tinha alcance nacional e consistia na cobrança de valores não autorizados diretamente nas contas de beneficiários do INSS, afetando sobretudo aposentados e pensionistas. O prejuízo estimado pela Polícia Federal ultrapassa a casa dos R$ 6,3 bilhões.

Tribuna Livre, com informações da Polícia Federal (PF)

Leia também
f1280x720-161889_293564_5050
Pf indicia th joias e mais 17 por ligação com o crime organizado
logoMPDFT-4
Codhab aprimora transparência em projetos habitacionais com novos treinamentos
logo2
Debate sobre danos ambientais no park way ocorre hoje em audiência
f1280x720-162560_294235_5050
A confusa história do motorista que parou o rodoanel com "bombas"
logoMPDFT-3
Gama: homem é condenado por homicídio após 25 anos de fuga
COP30: manifestantes entram em confronto com seguranças da ONU em Belém
COP30: manifestantes entram em confronto com seguranças da ONU em Belém
image-400-234eaa2f99dd986a2c56a467cf0e99c8
Estão abertas inscrições para o programa maria da penha vai à escola
f1280x720-132853_264528_5050
Lula assina decreto para alterar regras dos vales-alimentação e refeição
logoMPDFT-2
Namoral: mpdft reconhecido por iniciativa em defesa da integridade
f1280x720-159996_291671_5050
Falta de sensibilidade: são paulo critica decisão do stf sobre mototáxis
f1280x720-162214_293889_5050-1
Cúpula dos povos: vozes da sociedade civil ecoarão na cop30
Governadores criticam Lula em evento da Confederação Israelita
Governadores criticam Lula em evento da Confederação Israelita

Manifestantes tentam invadir área da COP

O grupo quis acessar a área restrita na cúpula de Belém e foi contido pela segurança. Após tumulto, espaço foi isolado Uma confusão terminou em correria e quebra-quebra no acesso à Zona Azul da Cúpula do Clima das Nações Unidas (COP30), em Belém, nesta terça-feira (11). Manifestantes tentaram acessar a área

Leia mais...

Ia contra ia: nova técnica dificulta criação de deepfakes

Uma colaboração entre a Polícia Federal Australiana (AFP) e a Universidade Monash resultou no desenvolvimento de uma tecnologia que visa combater o uso indevido da inteligência artificial. A ferramenta, denominada “Silverer”, emprega uma técnica inovadora conhecida como envenenamento de dados, com o objetivo de frustrar as ações de indivíduos mal-intencionados

Leia mais...

Estes são os principais golpes na black friday; proteja-se

Black Friday acende alerta para fraudes e golpes online Com a proximidade da Black Friday, período conhecido por grandes descontos e promoções, consumidores devem redobrar a atenção para evitar cair em golpes. A expectativa de economizar atrai muitos compradores, mas também oportuniza ações de criminosos que se aproveitam do aumento

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.