12/12/2025

Os países da União Europeia (UE) recebem a maioria, ou seja, 80%, das drogas que são exportadas do Equador.

Nas últimas semanas, diferentes portos europeus realizaram "apreensões de quase 30 toneladas de cocaína - (crédito: unsplash/ Colin Davis)

Nas semanas mais recentes, diversos portos europeus efetuaram “confiscações de aproximadamente 30 toneladas de cocaína, todas encontradas em contêineres de bananas provenientes do Equador.”

De acordo com o embaixador da União Europeia em Quito, Charles-Michel Geurts, pelo menos 80% das drogas que saem dos portos do Equador têm como destino os países da União Europeia (UE), onde se observa um “aumento significativo do consumo”. Em uma entrevista concedida ao canal Ecuavisa nesta quarta-feira (4), Geurts afirmou: “Estima-se que 80% das drogas que saem do Equador, especificamente cocaína, têm como destino a União Europeia.”

Nos últimos tempos, diferentes portos europeus registraram “apreensões de aproximadamente 30 toneladas de cocaína, todas encontradas em contêineres de bananas originários do Equador”, um dos principais produtos exportados pelo país sul-americano, acrescentou.

A localização geográfica do Equador, situado entre a Colômbia e o Peru, os maiores produtores de cocaína do mundo, e sua vantajosa saída para o Oceano Pacífico, fizeram do país um dos principais exportadores de drogas. Desde maio de 2021, o Equador apreendeu mais de 500 toneladas de entorpecentes.

Além disso, facções criminosas vinculadas a cartéis mexicanos e colombianos têm causado terror no país e no sistema prisional equatoriano, onde as prisões são utilizadas como centros de operações do tráfico de drogas. Dentro das penitenciárias, houve registros de massacres sangrentos devido a disputas entre diferentes facções pelo controle das áreas de venda de drogas. Desde 2021, aproximadamente 430 detentos foram assassinados.

O embaixador ressaltou que “estamos observando um aumento significativo do consumo e do tráfico na Europa, com uma onda de violência semelhante à que o Equador está enfrentando, envolvendo todos os tipos de crimes relacionados ao tráfico de drogas”.

Os homicídios no país sul-americano aumentaram quatro vezes entre 2018 e 2022, atingindo a marca recorde de 26 por 100 mil habitantes. Com uma população de 16,9 milhões de pessoas, essa taxa pode chegar a 40 ainda este ano, de acordo com especialistas.

Tribuna Livre, com informações da AFP

Deixe um comentário

Leia também
Com Maduro no alvo, Trump deixa claro como deve agir na América Latina
Com Maduro no alvo, Trump deixa claro como deve agir na América Latina
ia-1
Líderes valorizam ia generativa, mas falta estratégia para implementação
Data-Center-1-1-1200x675-1
Séries em destaque: o top 10 do streaming na primeira semana de dezembro
logo-nasa
Ex-administrador da nasa critica o plano lunar americano e alerta para riscos
data-center-
Consumo de data centers triplica e desafia redes elétricas
Roblox_Biometria_Infantil-1-1200x675-1
Roblox exigirá biometria facial para acesso ao chat em 2026
amazon-now
Amazon testa entrega ultrarrápida em seattle e filadélfia
forbes-ia-agentes-carreira-trabalho-1200x675-1
Oito tecnologias que vão ditar o futuro dos negócios em 2026
china_ia_2
Modelos de ia chineses ganham espaço no vale do silício e desafiam gigantes
brain-rot-1200x675-1
Palavras do ano oxford: a tecnologia define o vocabulário
a1-1024x456-1
Como usar o mai-image-1 para criar imagens no bing creator
fei-fei-li-2-1200x675-1
Conheça fei-fei li, a visionária da inteligência espacial

Câmara dos Deputados rejeita cassação de Carla Zambelli

Parlamentar é acusada de ser a mandante de ações criminosas e, em junho, fugiu para a Itália a fim de driblar a Justiça O plenário da Câmara dos Deputados rejeitou na madrugada desta quinta-feira (11/12) a cassação da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP). Ela foi condenada, pelo Supremo Tribunal Federal (STF), a

Leia mais...

Câmara aprova suspensão de seis meses para Glauber Braga

Deputados votaram relatório para punição mais branda para o parlamentar, que era alvo de cassação. Na noite de terça-feira (9), ele foi retirado à força da cadeira da Presidência da Casa A Câmara dos Deputados aprovou, na noite desta quarta-feira (10/12), a suspensão de seis meses do mandato do deputado Glauber

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.