27/07/2024

Os postos de identificação biométrica retomam seu horário normal de funcionamento.

“Essas mudanças ajudam a diminuir muito a possibilidade de fraudes documentais.

As unidades voltam a prestar atendimento à população de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h; os serviços também estão disponíveis no Na Hora.

Antigamente, antes da CIN, uma pessoa poderia ter 27 identidades diferentes, uma para cada unidade da Federação; agora, passa a ser uma única identidade para todo o país”Vanessa Spagnolo, diretora adjunta do Instituto de Identificação da Polícia Civil

A emissão pode ser solicitada em um dos nove PIBs distribuídos pelas regiões administrativas do DF, mas o novo modelo de identificação nacional só será exigido como documento oficial obrigatório a partir de 2032 | Foto: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

A partir desta segunda-feira (8), os postos de identificação biométrica (PIBs) retomam o horário normal de funcionamento. Com isso, as unidades passam a atender a população de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, sem a necessidade de agendamento prévio.

Nos PIBs, os cidadãos têm a oportunidade de emitir a primeira via da Carteira de Identidade Nacional (CIN). Este serviço está disponível no Distrito Federal desde 21 de novembro do ano passado. A CIN, que substitui as identidades estaduais, unifica os dados de todos os brasileiros, utilizando o Cadastro de Pessoa Física (CPF) como número exclusivo de identificação em todo o território nacional. A carteira também possui um QR Code para facilitar a rápida e eficiente verificação da regularidade da documentação pelas autoridades de segurança pública.

A diretora adjunta do Instituto de Identificação da Polícia Civil (IIPCDF), Vanessa Gozzer Viegas Spagnolo, destaca que essas mudanças ajudam a reduzir significativamente a possibilidade de fraudes documentais. Antes da CIN, uma pessoa poderia ter múltiplas identidades, uma para cada unidade da Federação; agora, passa a ser uma única identidade para todo o país.

Para obter a CIN, é necessário ter o CPF regularizado junto à Receita Federal e apresentar, além do documento, uma certidão de nascimento ou casamento atualizada, em via original, versão física ou meio digital, ou cópia autenticada em cartório. Todos os dados da certidão precisam estar em conformidade com os registros da Receita Federal.

A emissão pode ser solicitada em um dos nove PIBs distribuídos nas seguintes regiões administrativas do DF: Asa Sul (1ª DP), Cruzeiro (3ª DP), Guará (4ª DP), Planaltina (16ª DP), Samambaia (32ª DP), Santa Maria (33ª DP), Paranoá (6ª DP), São Sebastião (30ª DP) e Recanto das Emas (27ª DP).

A PCDF ressalta que quem está com a documentação em dia não precisa ter pressa para emitir a CIN, pois o novo modelo de identificação nacional só será exigido como documento oficial obrigatório a partir de 2032.

Tribuna Livre, com informações da PCDF

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