12/11/2025

Outros cidadãos israelenses e detentos palestinos são liberados, porém, a duração da cessação das hostilidades permanece sem definição.

Reencontro na Cisjordânia de palestino que estava preso em Israel e familiares; mais de 150 prisioneiros já foram liberados após acordo - (crédito: ALAA BADARNEH/EPA-EFE/REX/Shutterstock)

Após a confirmação da extensão por mais dois dias na segunda-feira (27), há a possibilidade de que a cessação das hostilidades seja prolongada novamente.

No sexto dia de cessar-fogo entre Israel e o Hamas, mais pessoas que haviam sido mantidas como reféns em Israel e prisioneiros palestinos detidos em Israel foram libertadas nesta quarta-feira (29).

Enquanto isso, permanece incerto se o cessar-fogo será prolongado. O acordo inicial entre Israel e o Hamas, mediado pelo Catar, estipulava quatro dias de interrupção nos conflitos, um prazo que foi posteriormente estendido por mais dois dias, cobrindo inicialmente esta terça e quarta-feira.

Uma fonte familiarizada com as negociações afirmou à BBC que as conversas para estender o cessar-fogo ainda estão em andamento. O momento exato do término do cessar-fogo não está claro, pois há diferentes relatos sobre o horário do prazo.

Pelo menos 10 reféns israelenses e quatro tailandeses foram liberados nesta quarta-feira, de acordo com as Forças de Defesa de Israel (IDF, na sigla em inglês). O ministro das Relações Exteriores do Catar afirmou que a liberação de 30 prisioneiros palestinos está prevista.

Devido às incertezas sobre o número exato de pessoas liberadas hoje, ainda não é possível determinar a soma total de liberações até o momento.

Até a terça-feira (28), um total de 81 reféns que estavam em Gaza — todos mulheres e crianças — haviam sido libertados. Os prisioneiros palestinos libertados somavam 180 e enfrentavam acusações diversas, desde lançamento de pedras até tentativa de assassinato.

Essas libertações ocorreram com base em uma lista de 300 detentos palestinos compilada por Israel. Menos de um quarto dos listados foi condenado, a maioria estava em prisão preventiva aguardando julgamento.

O cessar-fogo prevê a libertação de um refém pelo Hamas em troca da soltura de três palestinos detidos em Israel. Uma das reféns liberadas na terça-feira foi Tami Metzger, 78 anos, sequestrada em Nir Oz junto com seu marido Yoram, 80 anos, que permanece sequestrado pelo Hamas. Tami tem mobilidade limitada, e Yoram tem diabetes e quebrou o quadril há seis meses, segundo a nora do casal.

Entre os detentos palestinos libertados estava um adolescente de 14 anos que, em entrevista à rede Al Jazeera, afirmou ter presenciado muitas agressões nas prisões. Ele também disse ter ouvido que não poderia sair de casa nem comemorar sua libertação, pois poderia ser preso novamente.

Na segunda-feira, as partes concordaram em prorrogar o cessar-fogo por mais 48 horas. Um porta-voz do governo israelense afirmou que o país está aberto a uma extensão de mais cinco dias de cessar-fogo sob o acordo atual.

“É claro que ambos os lados parecem querer isso [a prorrogação do cessar-fogo], desde que o processo se desenrole mais ou menos como o planejado, com pouquíssimas interrupções e desafios”, afirma o jornalista da BBC Paul Adams, que está em Jerusalém. “Não sabemos a situação das negociações que estão em curso, mas sabemos que elas estão em curso. Os esforços para manter este cessar-fogo serão intensos.”

Mas o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu já afirmou que, após o cessar-fogo, as forças israelenses planejam continuar suas operações militares em Gaza com “toda a força”. Em Israel, alguns temem que uma pausa prolongada possa dar tempo ao Hamas para se reagrupar e organizar suas defesas antes do possível reinício da guerra. Em Gaza, a assistência está chegando com mais facilidade, e os moradores estão usando a pausa no conflito para procurar desaparecidos, que o Hamas estima serem cerca de 1.500 pessoas.

Tribuna Livre, com informações da BBC NEWS

Deixe um comentário

Leia também
Destaque-Vomito-fossilizado-de-dinossauro-scaled-1
Fóssil raro no brasil revela nova espécie de pterossauro
2-23-1200x675-1
Softbank vende participação na nvidia e mira alto em inteligência artificial
facial-reconhecimento-scaled-1
Tecnologia facial: desvendando os bastidores do reconhecimento facial moderno
2025-06-25T143726Z_1_LYNXMPEL5O0R4_RTROPTP_3_OPENAI-RESTRUCTURING
Openai atinge um milhão de clientes e impulsiona ia empresarial
cirurgia-rob
Médicos realizam primeira cirurgia remota de avc com robô no mundo
EUA e Bolívia anunciam normalização da relação diplomática após quase duas décadas
EUA e Bolívia anunciam normalização da relação diplomática após quase duas décadas
COP30: Trump critica construção de estrada dentro da Amazônia
COP30: Trump critica construção de estrada dentro da Amazônia
Destaque-HBO-Max-Lancamentos-da-semana-10-a-16-de-novembro-de-2025
Novidades da hbo max: veja os lançamentos da semana
dados-IA-alexandre-maioral-1200x675-1
Inteligência artificial transforma dados em vantagem competitiva
lanamento-starlink-scaled-1
Eua suspendem lançamentos de foguetes diurnos devido à paralisação
saints-row-iV-scaled-1
Os jogos com edições de colecionador mais caras da história
aisha-bowe-blue-origin-041425-1-4ca5597d02804a429554c51def058c6d-1200x675-1
Mulher negra rompe barreiras e inspira futuras gerações no espaço

Lenda do basquete, lenny wilkens falece aos 88 anos

O mundo do basquete perdeu uma de suas figuras mais emblemáticas. Leonard Randolph Wilkens, conhecido mundialmente como Lenny Wilkens, faleceu aos 88 anos em Washington, no último domingo. A lenda da NBA, imortalizada no Hall da Fama tanto como jogador (1989) quanto como treinador (1998), deixa um legado marcante no

Leia mais...

Médicos realizam primeira cirurgia remota de avc com robô no mundo

Um marco na medicina foi alcançado com a realização da primeira cirurgia remota de Acidente Vascular Cerebral (AVC) utilizando um robô. A inovação, liderada por pesquisadores da Universidade de Dundee, na Escócia, consistiu em uma trombectomia remota, procedimento que visa remover coágulos sanguíneos do cérebro. A cirurgia experimental foi executada

Leia mais...

Cúpula dos povos: vozes da sociedade civil ecoarão na cop30

Mais de 30 mil pessoas, representando movimentos sociais de diversas partes do mundo, convergirão para a Cúpula dos Povos, evento paralelo à 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30). O encontro tem como objetivo central pressionar líderes globais por ações concretas e ambiciosas no combate à crise climática.

Leia mais...

Eduardo bolsonaro ataca governador do mt após defesa de tarcísio

Deputado federal reage a críticas e usa termos como “frouxidão” e “político b” contra Mauro Mendes. Em um acesso de fúria, o deputado federal Eduardo Bolsonaro atacou o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, após este defender o ex-ministro Tarcísio de Freitas, referindo-se a ele como o “candidato do sistema”.

Leia mais...

COP30: Trump critica construção de estrada dentro da Amazônia

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a usar as redes sociais para criticar o Brasil Às vésperas da realização da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), em Belém, a partir desta segunda-feira (10/11), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, usou as redes sociais para criticar

Leia mais...

Governadores criticam Lula em evento da Confederação Israelita

Lula vive momento tenso com parcela expressiva da comunidade judaica brasileira, após acusar Israel de fazer um genocídio em Gaza Governadores da direita se reuniram na noite de sábado (9/11) em um evento promovido pela Confederação Israelita do Brasil (Conib). Os presentes teceram críticas ao governo Lula (PT) e elogios

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.