02/12/2025

Pacheco argumenta a favor da necessidade de um “filtro” para que partidos possam recorrer ao STF.

Ainda sobre o STF, Pacheco defendeu a aprovação da emenda que restringe decisões monocráticas de ministros do tribunal - (crédito: Ed Alves/CB/DA.Press)

O presidente do Senado, assim como o da Cãmara, Artur Lira, critica a possibilidade de partidos sem representatividade apresentarem ações no STF. Além disso, ele também defendeu o fim da reeleição.

Um dia após a aprovação da reforma tributária, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), expressou otimismo quanto à promulgação da emenda constitucional ainda este ano. Contudo, Pacheco demonstra certa reserva em relação à possibilidade de fatiamento de trechos comuns dos textos aprovados na Câmara e no Senado, conforme sugerido pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).

Pacheco considera essa proposta viável, mencionando que algo semelhante ocorreu na reforma da Previdência, mas, de maneira prudente, destaca que a reforma tributária demanda mais cautela. Em entrevista ao Correio, ele afirmou que a reforma tributária é uma engrenagem sistêmica, na qual cada item complementa o outro, tornando desaconselhável a desmontagem de partes específicas.

Sobre a possibilidade de “filtro” para limitar ações no Supremo Tribunal Federal (STF), Pacheco compartilha a opinião de Lira, defendendo a necessidade de uma “cláusula de barreira”. Ele expressa preocupação com o excesso de ações no STF, ressaltando que é preciso restringir o acesso à Suprema Corte, evitando que partidos com pouca representatividade possam questionar leis aprovadas pelo Congresso Nacional.

Rodrigo Pacheco também apoia a emenda que restringe decisões monocráticas de ministros do STF, argumentando que essa medida evita que uma decisão individual suspenda a eficácia de uma lei aprovada pelo Congresso. Ele destaca a importância de um equilíbrio no sistema jurídico e esclarece que não se trata de um confronto com o STF, mas sim de um aprimoramento do sistema.

Além disso, Pacheco revela que em 2024 pretende se dedicar à aprovação do fim da reeleição para cargos executivos, propondo um mandato de cinco anos. Ele enfatiza a necessidade de acabar com o constante estado de eleição no Brasil, destacando que essa mudança contribuiria para a tomada de decisões mais corretas e adequadas, reduzindo o custo das eleições e dos órgãos eleitorais.

Tribuna Livre, com informações da Agência Senado

Deixe um comentário

Leia também
Ramagem diz que está seguro nos EUA com 'anuência do governo americano ' : Lógico que não ia ficar no Brasil'
Ramagem diz que está seguro nos EUA com 'anuência do governo americano ' : Lógico que não ia ficar no Brasil'
Políticos de direita celebram aprovação do PL Antifacção
Políticos de direita celebram aprovação do PL Antifacção
Políticos de direita celebram aprovação do PL AntifacçãoL
Segurança pública une novamente centrão e bolsonarismo na Câmara contra Lula
CNJ vê organização criminosa e afasta cunhada de Sarney e magistrados no MA
CNJ vê organização criminosa e afasta cunhada de Sarney e magistrados no MA.
Mendonça determina prisão domiciliar de mulher de ex-procurador do INSS, mãe de bebê de 1 ano
Mendonça determina prisão domiciliar de mulher de ex-procurador do INSS, mãe de bebê de 1 ano
eduardo-bolsonaro-e-tarcisio-de-freitas
Eduardo bolsonaro evita cravar apoio a tarcísio na corrida presidencial de 2026
f1280x720-162567_294242_5050
Ex-presidente do inss detido por suposto esquema de desvios
fta20250929252
Adiamento: votação do pl antifacção é remarcada para 18 de novembro
f1280x720-160698_292373_5050
Haddad critica relator de projeto: 'enfraquece o estado e favorece o crime'
fernando-haddad
Haddad critica relator de pl antifacção e defende discussão ampla
f1280x720-159597_291272_5050
Campeonato de cortes para tarcísio: tática de apoio fabricado em debate
PL quer enquadramento de criminosos como terroristas
PL quer enquadramento de criminosos como terroristas

Cnh sem autoescola: processo de habilitação ganha novas regras e opções

Novas regras para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) prometem transformar o processo, tornando-o potencialmente mais acessível e flexível para os futuros motoristas. As mudanças, definidas por uma nova resolução, alteram etapas cruciais da habilitação, abrindo caminho para modelos de preparação teórica e prática distintos do tradicional. Uma

Leia mais...

Palavras do ano oxford: a tecnologia define o vocabulário

A tecnologia transformou profundamente a sociedade e a comunicação, impulsionando tendências nas redes sociais e gerando novas expressões que rapidamente se incorporam ao vocabulário comum. A cada ano, a Oxford University Press elege a “Palavra do Ano”, um termo que captura o espírito e as preocupações do momento. Em 2025,

Leia mais...

Colisão entre carro e moto deixa motociclista ferido no Itapoã

Vítima apresentava suspeita de fratura na perna direita quando foi atendida pelo Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) Um acidente de trânsito deixou um motociclista ferido na manhã desta segunda-feira (1º/12), em frente a um supermercado, no Itapoã. A colisão envolveu um Fiat Siena vermelho e uma motocicleta

Leia mais...

Dupla é detida durante roubo de veículo em Ceilândia

Caso ocorreu nessa segunda-feira (1º/12). O veículo subtraído foi recuperado e restituído à vítima Na madrugada dessa segunda-feira (1º/12), policiais flagraram duas pessoas roubando um veículo durante patrulhamento em Ceilândia. Ao perceberem a aproximação da viatura, os suspeitos se separaram e fugiram em direções distintas. Um deles foi localizado em

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.