15/12/2025

Papa Francisco: A batalha silenciosa entre facções conservadoras e progressistas na Igreja Católica.

Papa Francisco e o então Bispo Joseph Strickland, do Texas, em 2020 - (crédito: Reuters)

O Pontífice assume o papel do político quase tão frequentemente quanto veste a batina.

Ser papa em meio à intensa polarização e à onipresença digital requer mais do que profundos conhecimentos teológicos, carisma pastoral e fé. Francisco, o 266.º sumo pontífice na longa tradição da Igreja Católica, incorpora frequentemente a figura do político, assim como utiliza sua batina.

Essa habilidade, embora tenha atingido proporções globais nos últimos anos, não é nova. Durante seu período como arcebispo de Buenos Aires, Jorge Bergoglio (seu nome antes de se tornar papa) enfrentava a oposição de alguns bispos mais conservadores, como monsenhor Héctor Aguer, considerado seu maior antagonista no episcopado argentino.

Nos últimos meses, Francisco tomou decisões notáveis, demitindo o bispo Joseph Strickland, do Texas, e despejando o cardeal Raymond Burke de seu apartamento no Vaticano, cortando seu salário. Além disso, reduziu os poderes do grupo católico conservador Opus Dei.

O pontífice também autorizou bençãos a casais homossexuais e agiu de forma mais dura com o rito tridentino, proibindo praticamente esse tipo de missa. Especialistas apontam que as críticas a Francisco muitas vezes visam desqualificar sua autoridade moral devido a suas posições sociais e ambientais.

Ao enfrentar resistência, Francisco tem agido de maneira pragmática, afastando opositores sem humilhá-los. Nesse processo de consolidação, ele nomeia pessoas de sua confiança para postos-chave no Vaticano, buscando garantir que sua visão para a Igreja perdure.

A polarização e a oposição a Francisco são intensificadas pela exposição midiática e pelas redes sociais. No entanto, o pontífice, consciente da importância da comunicação instantânea, tem buscado plantar o futuro, preparando a igreja para um sucessor alinhado com suas ideias.

Tribuna Livre, com informações da BBC NEWS

Deixe um comentário

Leia também
França manifesta preocupação com acordo comercial entre União Europeia e Mercosul
França manifesta preocupação com acordo comercial entre União Europeia e Mercosul
Presidente eleito do Chile, Kast já chamou Lula de corrupto e elogiou Bolsonaro
Presidente eleito do Chile, Kast já chamou Lula de corrupto e elogiou Bolsonaro
Com Maduro no alvo, Trump deixa claro como deve agir na América Latina
Com Maduro no alvo, Trump deixa claro como deve agir na América Latina
ia-1
Líderes valorizam ia generativa, mas falta estratégia para implementação
Data-Center-1-1-1200x675-1
Séries em destaque: o top 10 do streaming na primeira semana de dezembro
logo-nasa
Ex-administrador da nasa critica o plano lunar americano e alerta para riscos
data-center-
Consumo de data centers triplica e desafia redes elétricas
Roblox_Biometria_Infantil-1-1200x675-1
Roblox exigirá biometria facial para acesso ao chat em 2026
amazon-now
Amazon testa entrega ultrarrápida em seattle e filadélfia
forbes-ia-agentes-carreira-trabalho-1200x675-1
Oito tecnologias que vão ditar o futuro dos negócios em 2026
china_ia_2
Modelos de ia chineses ganham espaço no vale do silício e desafiam gigantes
brain-rot-1200x675-1
Palavras do ano oxford: a tecnologia define o vocabulário

Câmara dos Deputados rejeita cassação de Carla Zambelli

Parlamentar é acusada de ser a mandante de ações criminosas e, em junho, fugiu para a Itália a fim de driblar a Justiça O plenário da Câmara dos Deputados rejeitou na madrugada desta quinta-feira (11/12) a cassação da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP). Ela foi condenada, pelo Supremo Tribunal Federal (STF), a

Leia mais...

Câmara aprova suspensão de seis meses para Glauber Braga

Deputados votaram relatório para punição mais branda para o parlamentar, que era alvo de cassação. Na noite de terça-feira (9), ele foi retirado à força da cadeira da Presidência da Casa A Câmara dos Deputados aprovou, na noite desta quarta-feira (10/12), a suspensão de seis meses do mandato do deputado Glauber

Leia mais...

Deputados reagem à decisão de Motta de pautar a anistia

Inclusão do projeto na pauta provocou reações dos congressistas, que se dividiram entre defender anistia e criticar a medida O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), incluiu na pauta desta 3ª feira (9.dez.2025) projeto de lei que reduz as penas dos envolvidos no 8 de Janeiro. O deputado

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.