14/11/2025

Polarização só se resolverá quando Lula “sair do jogo”, diz Ciro.

Ciro Gomes concedeu entrevista ao jornal O Globo; na foto, o político durante evento da Unecs (União Nacional das Entidades de Comércio e Serviços), em Brasília, em 2022.

Ex-governador do Ceará diz que se “chocou profundamente” com eleições de 2022 e que não quer mais depender de aprovação de eleitor.

O ex-candidato à presidência da República e ex-governador do Ceará Ciro Gomes atribuiu a polarização política no Brasil à permanência do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na disputa. Disse que o cenário só se resolverá quando Lula “sair do jogo”.

Em entrevista ao jornal O Globo, disse que o país é quem sai “derrotado” do conflito entre direita e esquerda, e chamou o evento de 1º de maio do PT (Partido dos Trabalhadores) de “vexaminoso”. Afirmou ainda que a esquerda se rendeu quando percebeu a queda na representatividade.

“Isso [polarização] aniquila o nosso país. Isso só se resolverá quando Lula sair do jogo. Teve o 1º de maio vexaminoso, e a turma de Lula fica dizendo que organizaram errado. Não foi isso. Eles quebraram a lógica de representatividade da sociedade civil pela cooptação. O povo foi embora. E sabe quem está falando para eles? A direita. Não na agenda real, mas na de costumes. A esquerda brasileira capitulou”, disse.

O ex-candidato à presidência não fazia declarações públicas desde as eleições de 2022, quando recebeu 3% dos votos na disputa pelo Executivo contra Lula e Jair Bolsonaro (PL). Se definiu como incompreendido pela política.

Sobre o mandato de Carlos Lupi (PSB) como ministro da Previdência no atual governo, disse que se não fosse Lupi o representante pedetista, Lula teria pegado “qualquer um e estilhaçado o partido”.

“Minha posição não é anti-PT. É anti modelo. Não condeno ninguém. Lupi está se esforçando como ministro. Não vejo problema em contribuir. Sou apaixonado pelo Brasil. Só sou um amante não correspondido”, disse.

SAÍDA DA POLÍTICA 

Ciro afirmou pela 1ª vez ter ficado abalado com o resultado das eleições de 2022. Quando percebeu que perderia a disputa na época, sentiu como uma “deslegitimação da sua candidatura” e por isso se manteve em silêncio sobre a situação a partir de então.

Disse que não vai mais entrar em qualquer confronto e sairá da política partidária: “Não quero mais depender da aprovação ou da crítica sebosa de eleitor”, falou.

“A eleição me chocou profundamente e matou em mim a crença no sistema democrático brasileiro. Os 3% foram a consumação desse processo. Nas outras eleições, tive 11%, 12%. Essa gente toda sucumbiu a uma onda fascista”, disse.

Sobre Lula: “Eu sabia que Lula não tinha a menor condição de entregar a tal esperança mistificadora que resumiu todo o drama para essa classe escolarizada de artistas e intelectuais. Como se o problema fosse nos livrarmos do Bolsonaro no primeiro turno, o que seria impossível”, afirmou.

Sobre Bolsonaro: “Bolsonaro não era um produto marciano, e sim do encontro trágico da pior crise econômica da história com o maior escândalo de corrupção (o petrolão) já visto”.

ACUSAÇÃO DE MACHISMO 

Ciro esteve envolvido em 2 casos de machismo. Um deles quando disse que sua ex-esposa, Patrícia Pillar, tinha a função de dormir com ele. O outro se trata de ofensas à senadora Janaína Farias (PT), que levaram Ciro Gomes a ser denunciado ao Ministério Público por violência política de gênero. Ele a chamou de “cortesã” e disse que ela era uma assessora para “assuntos da cama”.

Caso envolvendo a ex-esposa: “Sabe por que eu enchi o saco da política? Por isso. Aconteceu há 20 anos, já me desculpei. O filho do Lula acabou de espancar a mulher e está com medida protetiva do Tribunal de Justiça e esse assunto não está na imprensa. E a dona Gleisi do PT faz uma nota me condenando por misoginia. Sou um cara sério.

Caso envolvendo Janaína Farias (PT): . “Eu disse isso depois, porque é exatamente o que ela é […] Falei que ela era incompetente e despreparada. Eu disse que não se faz uma obra pública no Ceará sem cobrança de propina. Falei do patrimonialismo do Camilo Santana. Por isso, veio a derivação para o sexismo. Então, a mulher entra na política e é imune? Ela é, hoje, uma cortesã portando um mandato de senadora. Ela está lá por um capricho do Camilo Santana ou porque ele está sendo chantageado. Não estou falando dela. Estou falando do Camilo”, finalizou.

Tribuna Livre, com informações do portal Poder 360

Deixe um comentário

Leia também
f1280x720-151780_283455_5050
Paulo pimenta exalta pf e critica bolsonaro por fraudes no inss
eduardo-bolsonaro-e-tarcisio-de-freitas
Eduardo bolsonaro evita cravar apoio a tarcísio na corrida presidencial de 2026
f1280x720-162567_294242_5050
Ex-presidente do inss detido por suposto esquema de desvios
fta20250929252
Adiamento: votação do pl antifacção é remarcada para 18 de novembro
f1280x720-160698_292373_5050
Haddad critica relator de projeto: 'enfraquece o estado e favorece o crime'
fernando-haddad
Haddad critica relator de pl antifacção e defende discussão ampla
f1280x720-159597_291272_5050
Campeonato de cortes para tarcísio: tática de apoio fabricado em debate
PL quer enquadramento de criminosos como terroristas
PL quer enquadramento de criminosos como terroristas
Derrite recua, desiste de mudar Lei Antiterrorismo e diz que competência da PF será preservada
Derrite recua, desiste de mudar Lei Antiterrorismo e diz que competência da PF será preservada
bolsonaro-condenado
Moraes libera visitas de políticos a bolsonaro em prisão domiciliar
f1280x720-162409_294084_5050
Flávio dino pede investigação da pf sobre emendas a ongs
f1280x720-162360_294035_5050
Blindagem à polícia federal: acordo político define futuro das investigações

Prefeitura de Valparaíso de Goiás dá início às obras dos Condomínios São Francisco I, II e III

Empreendimento habitacional será construído pela BP Incorporadora e promete mais moradia, desenvolvimento e qualidade de vida para os valparaisenses. Empreendimento habitacional será construído pela BP Incorporadora e promete mais moradia, desenvolvimento e qualidade de vida para os valparaisenses. A Prefeitura de Valparaíso de Goiás lança, nesta sexta-feira (14), às 15h30,

Leia mais...

Em 2032, chuva de meteoros rara pode iluminar os céus terrestres

O ano de 2032 poderá ser palco de um evento astronômico singular. O asteroide 2024 YR4, uma rocha espacial com aproximadamente 60 metros de diâmetro, capturou a atenção de astrônomos no ano anterior devido a uma, inicialmente considerada, pequena possibilidade de colisão com a Terra. Embora os cálculos mais recentes

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.