06/12/2025

Polícia despeja centenas de migrantes que ocupavam teatro de Paris

A ocupação do teatro simbolizou a tensão em torno da migração na França entre ativistas de esquerda que apoiam os migrantes e a extrema direita, que os rejeita - (crédito: Alain JOCARD / AFP)

No total, houve “nove feridos”, incluindo seis migrantes, disse o chefe de polícia. Um migrante, um policial e um jornalista também ficaram feridos e precisaram de atendimento

A polícia despejou, na madrugada desta terça-feira (18), centenas de jovens migrantes que ocupavam o teatro Gaîté Lyrique, em Paris, há mais de três meses, informaram jornalistas da AFP.

Por volta das 6h00 (02h00 no horário de Brasília), as forças de segurança forçaram a passagem pelos cordões formados por ativistas em solidariedade aos migrantes e, em meio ao tumulto, entraram no prédio para prosseguir com a evacuação. 

No total, 46 pessoas foram detidas durante a evacuação do teatro La Gaîté Lyrique, localizado no centro da cidade, perto do Museu Pompidou, disse o chefe de polícia de Paris, Laurent Nuñez.

Por volta das 9h00 (5h00 em Brasília), as forças de segurança dispararam gás lacrimogêneo para dispersar os manifestantes ainda presentes no teatro.

No total, houve “nove feridos”, incluindo seis migrantes, disse o chefe de polícia. Um migrante, um policial e um jornalista também ficaram feridos e precisaram de atendimento.

A deputada de esquerda Danielle Simonnet denunciou uma “intervenção extremamente violenta”.

Na segunda-feira, o chefe de polícia emitiu uma ordem para a rápida evacuação do local, que estava ocupado desde 10 de fevereiro por até 450 jovens migrantes, principalmente da África Subsaariana.

Os jovens pediam alojamento e alegavam que eram menores e deveriam ser tratados como menores.

O chefe de polícia disse que as soluções de alojamento seriam buscadas e que sua situação administrativa seria examinada.

A direção do teatro afirmou que entendia a situação dos migrantes, mas denunciou “a ocupação e a inação das autoridades”.

Na fachada do teatro havia uma faixa que dizia “Gaité Lyrique ocupada. 400 vidas em perigo, 80 empregos ameaçados”.

A ocupação do teatro simbolizou a tensão em torno da migração na França entre ativistas de esquerda que apoiam os migrantes e a extrema direita, que os rejeita.

Tribuna Livre, com informações da AFP

Leia também
Com Maduro no alvo, Trump deixa claro como deve agir na América Latina
Com Maduro no alvo, Trump deixa claro como deve agir na América Latina
ia-1
Líderes valorizam ia generativa, mas falta estratégia para implementação
Data-Center-1-1-1200x675-1
Séries em destaque: o top 10 do streaming na primeira semana de dezembro
logo-nasa
Ex-administrador da nasa critica o plano lunar americano e alerta para riscos
data-center-
Consumo de data centers triplica e desafia redes elétricas
Roblox_Biometria_Infantil-1-1200x675-1
Roblox exigirá biometria facial para acesso ao chat em 2026
amazon-now
Amazon testa entrega ultrarrápida em seattle e filadélfia
forbes-ia-agentes-carreira-trabalho-1200x675-1
Oito tecnologias que vão ditar o futuro dos negócios em 2026
china_ia_2
Modelos de ia chineses ganham espaço no vale do silício e desafiam gigantes
brain-rot-1200x675-1
Palavras do ano oxford: a tecnologia define o vocabulário
a1-1024x456-1
Como usar o mai-image-1 para criar imagens no bing creator
fei-fei-li-2-1200x675-1
Conheça fei-fei li, a visionária da inteligência espacial

Congresso ensaia pacote em resposta ao STF; veja detalhes

Propostas são represálias à decisão do decano Gilmar Mendes de blindar magistrados. Um dos textos prevê a atualização da Lei do Impeachment; outro, pretende alterar os critérios de escolha de integrantes da Corte e instituir mandato fixo para ministros O Senado se mobiliza em retaliação à decisão do ministro Gilmar

Leia mais...

Ungido pelo pai, Flávio Bolsonaro anuncia pré-candidatura

O filho de Jair Bolsonaro, preso na Polícia Federal, anuncia candidatura à Presidência da República e diz que conta com a bênção do ex-presidente. Mercado, que torce por Tarcísio, reage, com Bolsa caindo 4,31% e dólar subindo a R$ 5,43 O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) anunciou, nesta sexta-feira (5), que será

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.