03/12/2025

Polícia despeja centenas de migrantes que ocupavam teatro de Paris

A ocupação do teatro simbolizou a tensão em torno da migração na França entre ativistas de esquerda que apoiam os migrantes e a extrema direita, que os rejeita - (crédito: Alain JOCARD / AFP)

No total, houve “nove feridos”, incluindo seis migrantes, disse o chefe de polícia. Um migrante, um policial e um jornalista também ficaram feridos e precisaram de atendimento

A polícia despejou, na madrugada desta terça-feira (18), centenas de jovens migrantes que ocupavam o teatro Gaîté Lyrique, em Paris, há mais de três meses, informaram jornalistas da AFP.

Por volta das 6h00 (02h00 no horário de Brasília), as forças de segurança forçaram a passagem pelos cordões formados por ativistas em solidariedade aos migrantes e, em meio ao tumulto, entraram no prédio para prosseguir com a evacuação. 

No total, 46 pessoas foram detidas durante a evacuação do teatro La Gaîté Lyrique, localizado no centro da cidade, perto do Museu Pompidou, disse o chefe de polícia de Paris, Laurent Nuñez.

Por volta das 9h00 (5h00 em Brasília), as forças de segurança dispararam gás lacrimogêneo para dispersar os manifestantes ainda presentes no teatro.

No total, houve “nove feridos”, incluindo seis migrantes, disse o chefe de polícia. Um migrante, um policial e um jornalista também ficaram feridos e precisaram de atendimento.

A deputada de esquerda Danielle Simonnet denunciou uma “intervenção extremamente violenta”.

Na segunda-feira, o chefe de polícia emitiu uma ordem para a rápida evacuação do local, que estava ocupado desde 10 de fevereiro por até 450 jovens migrantes, principalmente da África Subsaariana.

Os jovens pediam alojamento e alegavam que eram menores e deveriam ser tratados como menores.

O chefe de polícia disse que as soluções de alojamento seriam buscadas e que sua situação administrativa seria examinada.

A direção do teatro afirmou que entendia a situação dos migrantes, mas denunciou “a ocupação e a inação das autoridades”.

Na fachada do teatro havia uma faixa que dizia “Gaité Lyrique ocupada. 400 vidas em perigo, 80 empregos ameaçados”.

A ocupação do teatro simbolizou a tensão em torno da migração na França entre ativistas de esquerda que apoiam os migrantes e a extrema direita, que os rejeita.

Tribuna Livre, com informações da AFP

Leia também
amazon-now
Amazon testa entrega ultrarrápida em seattle e filadélfia
forbes-ia-agentes-carreira-trabalho-1200x675-1
Oito tecnologias que vão ditar o futuro dos negócios em 2026
china_ia_2
Modelos de ia chineses ganham espaço no vale do silício e desafiam gigantes
brain-rot-1200x675-1
Palavras do ano oxford: a tecnologia define o vocabulário
a1-1024x456-1
Como usar o mai-image-1 para criar imagens no bing creator
fei-fei-li-2-1200x675-1
Conheça fei-fei li, a visionária da inteligência espacial
gripe-4-scaled-1
Oito doenças sob controle graças à vacinação
Data-Center-1-1-1200x675-1
Os 10 mais vistos: séries e programas que dominam os streamings
regulacao_ia
Regulamentação da ia gera conflito entre governo federal e estados nos eua
Planepoints-1200x675-1
Novo app para iphone promete revolucionar o planejamento de viagens aéreas
Fosseis-com-o-GPS-biologico-scaled-1
Criatura ancestral possuía "gps biológico" há milhões de anos, revelam fósseis
google-cursos-1200x675-1
Google oferece plataforma gratuita para impulsionar habilidades em ia e tecnologia

Acompanhamento do mpdft revela avanços no atendimento da caesb

A Procuradoria Distrital dos Direitos do Cidadão (PDDC) realizou uma visita à Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) nesta terça-feira, dia 2 de dezembro, em Águas Claras. O objetivo principal foi acompanhar de perto a implementação e o aprimoramento do atendimento oferecido aos usuários da companhia através de

Leia mais...

Mpf contesta soltura de daniel vorcaro, dono do banco master

O Ministério Público Federal (MPF) apresentou recurso contra a decisão que concedeu habeas corpus a Daniel Vorcaro, proprietário do Banco Master, e outros acusados. A medida judicial busca reverter a soltura dos investigados, ocorrida após deliberação de uma desembargadora do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1). A decisão da

Leia mais...

Presos por incêndio da clínica no Paranoá são postos em liberdade

Acusados de homicídio da Comunidade Terapêutica Liberte-se foram soltos após atuação da defesa, que afirmou ao Correio que tentará desclassificar a denúncia por homicídio aos cinco envolvidos: “Atribuição está equivocada” Após os resultados da perícia realizada pela Polícia Civil (PCDF) sobre o incêndio na Comunidade Terapêutica Liberte-se, os indiciados foram

Leia mais...

Amazon testa entrega ultrarrápida em seattle e filadélfia

A gigante do comércio eletrônico, Amazon, deu início a um projeto piloto ambicioso com o objetivo de revolucionar a experiência de compra online. O novo serviço de entregas ultrarrápidas, denominado Amazon Now, promete levar uma variedade de produtos essenciais diretamente aos clientes em um tempo surpreendente de 30 minutos ou

Leia mais...

As novas regras do imposto do mei a partir do ano que vem

Microempreendedores Individuais (MEI) podem vislumbrar mudanças significativas no regime tributário a partir do próximo ano. As exigências para se manter como pessoa jurídica perante a Receita Federal permanecem inalteradas, mas o teto de faturamento anual passará por um reajuste, impactando diretamente o Imposto de Renda (IR). A principal alteração reside

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.