07/12/2025

Polícia Federal investiga candidatos do Tocantins suspeitos de desvio de fundos eleitorais nas eleições 2022

PF investiga candidatos do TO suspeitos de desvio de fundos eleitorais nas eleições 2022

Oito mandados de busca e apreensão foram cumpridos durante operações em Palmas. Ações buscam identificar candidatos suspeitos de cometer crimes de falsidade ideológica eleitoral e apropriação indébita de recursos públicos para campanha.

Oito mandados de busca e apreensão foram cumpridos durante quatro operações realizadas nesta quarta-feira (15), em Palmas. Segundo a Polícia Federal, os inquéritos investigam se candidatos cometeram crimes de falsidade ideológica eleitoral e apropriação indébita de recursos públicos destinados à campanha, durante as eleições de 2022, no estado.

O vereador Rubens Uchôa (UB) foi preso na operação. A TV Anhanguera apurou que ele foi alvo de buscas e acabou detido por posse ilegal de arma de fogo.

Os mandados foram autorizados pela 29ª Vara Eleitoral do Tocantins, durante as operações Atos 5:1-11 (I, II, III e IV).

Conforme a PF, as ações buscam identificar todas as pessoas que tenham participado das supostas ações criminosas, além de mapear os recursos públicos envolvidos e investigar se foram empregados de forma ilícita em caixa dois ou compra de votos, o que poderá configurar graves infrações à legislação eleitoral.

A TV Anhanguera apurou que um vereador foi preso na ação da PF, por posse ilegal de arma de fogo, mas o nome dele não havia sido divulgado até a última atualização desta reportagem.

Os investigados poderão responder pelos crimes de falsidade ideológica eleitoral e apropriação indébita de recursos públicos destinados ao financiamento de campanha.

Caso condenados, os investigados poderão ser condenados a uma pena de até nove anos de reclusão, além da perda de bens e valores para a reparação dos danos pelos crimes penais.

O nome das operações faz alusão ao episódio bíblico envolvendo Ananias e Safira, que ocultaram parte de uma oferta e mentiram sobre sua origem, sendo punidos por sua conduta, em que há suspeita de que os envolvidos tenham ocultado a destinação dos valores recebidos.

Tribuna Livre, com informações da Polícia Federal

Leia também
Líder do PL alfineta Centrão após anúncio da pré-candidatura de Flávio
Líder do PL alfineta Centrão após anúncio da pré-candidatura de Flávio
Escolha de Bolsonaro frustra políticos que desejam cadeira de Tarcísio
Escolha de Bolsonaro frustra políticos que desejam cadeira de Tarcísio
“Vou meter uma bala na sua cabeça”, disse Careca a testemunha que acusa Lulinha
“Vou meter uma bala na sua cabeça”, disse Careca a testemunha que acusa Lulinha
logoMPDFT-3
Dezembro verde: abrigo flora e fauna no gama recebe visita especial
logo2-2
Dia da justiça: fóruns do df pausam atividades na próxima segunda-feira
f1280x720-164033_295708_5050
Energia estacionária: piauiense desenvolve sistema inovador e chama a atenção da byd
logoMPDFT-2
Planejamento do carnaval de 2026 no df tem acompanhamento especial
f1280x720-163917_295592_5050
Governo apreende carregamento milionário de ouro em operação em roraima
image-400-49e6e9b010abd149afd6fdf089993404
Juiz do tjdft compartilha trajetória em projeto de história oral
f1280x720-149359_281034_5050
Marina silva é hospitalizada após fratura na coluna
logoMPDFT-1
Acompanhamento do mpdft revela avanços no atendimento da caesb
f1280x720-162955_294630_4933
Mpf contesta soltura de daniel vorcaro, dono do banco master

Justiça condena traficantes que vendiam drogas em festas no DF

O grupo atuava em dois núcleos, de comércio distribuição. Pizzaria no Guará era usada de fachada para movimentar recursos A Justiça do DF condenou oito integrantes de uma associação criminosa ligada ao tráfico de drogas no Distrito Federal. O grupo havia sido investigado pela Polícia Civil (PCDF), durante a Operação

Leia mais...

Roblox exigirá biometria facial para acesso ao chat em 2026

A plataforma de jogos Roblox, que registra 112 milhões de usuários diários, implementará a verificação facial obrigatória para acesso ao chat a partir de janeiro de 2026. A medida, inédita no setor, reacende o debate sobre segurança digital para crianças, privacidade e a responsabilidade das empresas. Embora a empresa se

Leia mais...

Acompanhamento do mpdft revela avanços no atendimento da caesb

A Procuradoria Distrital dos Direitos do Cidadão (PDDC) realizou uma visita à Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) nesta terça-feira, dia 2 de dezembro, em Águas Claras. O objetivo principal foi acompanhar de perto a implementação e o aprimoramento do atendimento oferecido aos usuários da companhia através de

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.