A Polícia Militar do Rio de Janeiro afirmou que Francisco foi atingido por tiros ao resistir à abordagem portando uma arma.
O policial federal Francisco Elionezimo Braga Oliveira, de 38 anos, foi morto por um policial militar na noite de domingo (17/12) em um quiosque na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro. A Polícia Militar foi acionada após receber informações de que um homem armado estaria ameaçando pessoas no local.
Francisco ganhou destaque em outubro ao ajudar a salvar uma menina de 7 anos que estava engasgada em um restaurante de Brasília. Essa ação resultou na entrega de uma medalha da Defesa Civil pelo governo do Distrito Federal no início de dezembro.
De acordo com a Polícia Militar do Rio de Janeiro, Francisco foi baleado ao reagir à abordagem com uma arma em punho. Em comunicado, a corporação afirmou: “No local, o homem foi abordado pelos policiais e, após a abordagem, o indivíduo ameaçou um dos policiais com uma arma em punho, resultando em um confronto”. O policial federal faleceu no local.
O caso está sob investigação da Delegacia de Homicídios da Capital (DHC), e uma perícia foi realizada no local. As armas do agente que efetuou o disparo e do policial federal atingido foram recolhidas. A Corregedoria da Polícia Militar está acompanhando a ação, e as imagens das câmeras corporais dos PMs envolvidos na abordagem serão analisadas.
Durante os tiros, uma mulher que estava com o policial federal falecido foi atingida nas nádegas e levada ao Hospital Municipal Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca. Felizmente, a vítima ferida não corre risco de morte.
Tribuna Livre, com informações da PMRJ