A espiral de caos continuou na última semana para o Olympique de Marseille, com a demissão do diretor esportivo Medhi Benatia logo após a separação mútua do clube com Roberto De Zerbi na semana passada.
Num comunicado publicado no Instagram, o antigo internacional marroquino citou uma “insatisfação” crescente e um clima cada vez mais hostil em torno do clube. No entanto, de acordo com Mercado de Pésas raízes de sua saída vão além da agitação dos torcedores.
Anúncio
Benatia teria concordado com um plano de duas fases quando chegou em novembro de 2023: após um ano inicial de contenção financeira, maiores recursos seriam disponibilizados para fortalecer o time. Entende-se que esses fundos prometidos não se materializaram ao nível esperado. Como resultado, o recrutamento dependia fortemente de empréstimos, estruturas de pagamento complexas e cláusulas de compra obrigatórias. Diz-se que a natureza provisória das negociações de transferência criou uma frustração crescente, com Benatia a sentir que não tinha os meios para concretizar adequadamente as ambições desportivas do clube.
As relações com o presidente do clube, Pablo Longoria, também se deterioraram nos últimos meses. Outrora visto como o tenente de confiança de Longoria, diz-se que a crescente influência de Benatia dentro da instituição mudou a dinâmica interna. De acordo com Mercado de Pésdivergências estratégicas e o tratamento caótico da recente saída de Roberto De Zerbi prejudicaram ainda mais o relacionamento.
L'Équipe descreva um diretor que rapidamente ficou frustrado com o camarim. Numerosos recrutas – de Ismaël Koné a Angel Gomes – partiram em poucos meses, ilustrando uma estratégia de transferência pesada usada para remodelar tanto a mentalidade como a qualidade. Nos últimos meses, diz-se que alguns jogadores se cansaram das suas exigências constantes, com Mason Greenwood a distanciar-se notavelmente.
Talvez o mais revelador, porém, tenha sido a sua relação com o controle narrativo. L'Équipe relatam que, no aniversário de dois anos de sua chegada, aliados próximos distribuíram a influenciadores e meios de comunicação pró-OM um documento destacando suas realizações, escrito no estilo do ChatGPT.
Anúncio
Com a sua saída, a decisão sobre o próximo treinador do clube cabe agora exclusivamente ao presidente Pablo Longoria, com Benatia a negociar com o antigo treinador do Stade Rennais, Habib Beye, antes mesmo de apresentar a sua demissão. L'Équipe relatam que a transferência de Beye está paralisada devido à saída de Benatia e complicações legais devido à sua saída do Rennes há duas semanas.
GFFN | George Boxall