28/02/2024

Prévias: New Hampshire, a derradeira oportunidade para impedir Donald Trump

Trump cerra os punhos após deixar a Tump Tower a caminho da Corte Federal de Manhattan, onde enfrenta julgamento por difamação - (crédito: Charly Triballeau/AFP)

Ex-embaixadora norte-americana nas Nações Unidas, Nikki Haley deve triunfar na competição desta terça-feira (23/1) para evitar que o magnata Donald Trump se aproxime ainda mais da indicação republicana na busca pela Presidência dos Estados Unidos.

Após Ron DeSantis, governador da Flórida, abandonar inesperadamente a disputa pela nomeação do Partido Republicano na corrida à Casa Branca, as primárias desta terça-feira (23/1) em New Hampshire ganham em suspense. Pode ser a última oportunidade para a ex-embaixadora dos Estados Unidos na ONU, Nikki Haley, barrar a indicação do ex-presidente Donald Trump, favorito nas pesquisas e vencedor do caucus de Iowa, em 15 de janeiro passado. Nenhum candidato republicano ficou sem sacramentar a candidatura depois de vencer as primárias em Iowa e em New Hampshire. Uma nova sondagem divulgada pelo jornal The Washington Post apontou que o magnata tem 52% de apoio do eleitorado de New Hampshire, enquanto Haley conta com 34%.

Nas últimas horas, Trump intensificou os ataques à adversária, chamando-a de “não inteligente o suficiente” e rotulando-a de “globalista”. “Há duas pessoas nessa corrida. Isso é o que queríamos o tempo todo”, declarou Haley à rede de televisão CNN, na noite de domingo (21/1), poucas horas depois de DeSantis divulgar um vídeo em que oficializou sua retirada da disputa. Trump compareceria a um julgamento por difamação contra a escritora E. Jean Carroll, que pede US$ 10 milhões, mas um possível caso de covid-19 de um jurado adiou o procedimento.

Dante Scala, professor de ciência política da Universidade de New Hampshire, afirmou ao Correio que DeSantis será lembrado como um “excelente exemplo de candidato que parecia bom ‘no papel’, mas que fracassou em pessoa”. “A desistência de DeSantis mostra como é difícil competir em nível presidencial, mesmo quando você é o governador de um grande estado. O processo é muito implacável com os erros dos candidatos e da campanha”, explicou. Em relação às expectativas quanto às primárias republicanas de hoje, Scala acredita que New Hampshire revelará o que os republicanos que têm diploma universitário e vivem nos subúrbios pensam sobre Haley. “Este é um grupo demográfico importante em outros estados que disputarão as primárias.”

No entanto, Christopher Galdieri, professor do Departamento de Ciência Política do Saint Anselm College (em New Hampshire), considera que as chances de Haley “não são boas”. “Ela está atrás na maioria das pesquisas, e o endosso de DeSantis a Trump significa que seu apoio, provavelmente, seguirá na mesma direção”, disse à reportagem. Ele assegurou que não ficou surpreso com a desistência do governador da Flórida. “DeSantis entrou na disputa com grande alarde, depois de se estabelecer como um guerreiro da cultura e um adversário das políticas de mitigação da covid-19. Mas não foi capaz de transformar esse histórico em uma clara razão para votar nele. Além disso, DeSantis sempre se apresentou como um ‘Trumpismo sem Trump’, o que fez com que se pareça com uma versão imitada de Trump.”

Para Galdieri, se Haley conseguir uma vitória nas primárias de hoje, isso poderia redefinir o que todos pensam ser possível na disputa pela nomeação republicana. “Mas o triunfo também teria de se traduzir no aumento da arrecadação de fundos e em um calendário de campanha mais ativo e agressivo. Vencer em New Hampshire é uma das centenas de coisas que Haley precisa fazer acontecer, caso queira se tornar a indicada”, comentou. Também cientista política da Universidade de New Hampshire, Emily Baer advertiu que, se os eleitores não repreenderem Trump em New Hampshire, “será difícil ver como outros estados com votantes mais conservadores, desafiarão a sua marcha aparentemente inevitável rumo à nomeação”. Ao Correio, ela observou que Haley precisa superar as expectativas nas primárias e reduzir a vantagem de Trump nas pesquisas, a fim de obter votos cruciais em Nevada (em 6 de fevereiro) e na Carolina do Sul (24 de fevereiro). “É algo possível, ainda que os eleitores de New Hampshire, especialmente o seu grande bloco de eleitores independentes, são muito diferentes dos eleitores das primárias que ela disputará mais pela frente. Ter um bom desempenho em New Hampshire é necessário para Haley, mas insuficiente para ajudá-la nos outros estados.”

Na véspera das primárias de New Hampshire, as autoridades do estado investigam telefonemas falsos que simulam a voz do presidente democrata Joe Biden e “incitam os eleitores a não votar” hoje. Por meio de um comunicado, o gabinete do procurador-geral de New Hampshire confirmou ter recebido denúncias sobre as ligações realizadas aos eleitores no domingo passado. “Seu voto fará diferença em novembro, não na terça”, afirma o interlocutor nas chamadas. “Embora a voz no telefonema automático soe como a do presidente Biden, a mensagem parece ter sido produzida artificialmente, baseando-se em informação preliminar”, disse a nota.

Tribuna Livre, com informações da Agence France Presse.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7R contabilidade e assessoria empresarial Santa Maria Brasilia DF
Leia também
Controvérsia de Lula com Israel ameaça ofuscar plano do Brasil para o G20?
Controvérsia de Lula com Israel ameaça ofuscar plano do Brasil para o G20?
Após comentários de Lula sobre o Holocausto, a oposição pede impeachment e o governo se declara 'indignado' com Israel
Após comentários de Lula sobre o Holocausto, a oposição pede impeachment e o governo se declara 'indignado' com Israel.
Fala de Lula sobre Israel e o Holocausto é 'ignorante' e 'deve ser condenada': as reações na imprensa israelense
Fala de Lula sobre Israel e o Holocausto é 'ignorante' e 'deve ser condenada': as reações na imprensa israelense
'Putin matou meu marido', diz viúva do opositor russo Navalny
'Putin matou meu marido', diz viúva do opositor russo Navalny
Russos seguem fazendo manifestações em memória do opositor Navalny
Russos seguem fazendo manifestações em memória do opositor Navalny
Ministro israelense declara que Lula é persona non grata em Israel
Ministro israelense declara que Lula é persona non grata em Israel.
Netanyahu diz que terá "dura conversa de repreensão" com embaixador do Brasil
Netanyahu diz que terá "dura conversa de repreensão" com embaixador do Brasil
Alexei Navalny, um dos principais opositores de Putin, falece na prisão
Alexei Navalny, um dos principais opositores de Putin, falece na prisão.
Rússia emite mandados de busca e prisão contra líderes europeus; veja quem
Rússia emite mandados de busca e prisão contra líderes europeus; veja quem
Condenado à prisão perpétua homem envolvido na morte do presidente do Haiti
Condenado à prisão perpétua homem envolvido na morte do presidente do Haiti.
Na Venezuela, uma comitiva liderada por María Corina foi alvo de um ataque com paus e pedras
Na Venezuela, uma comitiva liderada por María Corina foi alvo de um ataque com paus e pedras.
O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta sobre o ressurgimento global da dengue
O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta sobre o ressurgimento global da dengue.

Faço da prioridade da população a minha prioridade.

Bem articulado com todos os Poderes de Novo Gama, dentre eles o Executivo,  com DF e demais município do Entorno, Renato Caldas mostra a que veio. Renato Caldas é reconhecido como um dos vereadores mais atuantes de Novo Gama. Sua dedicação e comprometimento com a comunidade são admiráveis, sempre buscando

Leia mais...

Combate à dengue é tema de quatro cursos online para servidores

Formações são indicadas para profissionais da educação e da saúde. As aulas são gratuitas e online, podendo ser assistidas a qualquer momento pelos participantes A Escola Superior de Ciências da Saúde (Escs) oferece quatro cursos relacionados ao combate à dengue para servidores da saúde e da educação. As capacitações são

Leia mais...

DF ultrapassa um milhão de cadastros atualizados no SUS

Mais de 97% das atualizações do Recadastra SUS foram feitas presencialmente; com dados dos usuários mais confiáveis, a rede pública consegue otimizar a fila de espera por exames e consultas Sete meses após lançar a campanha Recadastra SUS, o Distrito Federal chegou a 1.054.928 cadastros atualizados no Sistema Único de

Leia mais...

Caesb disponibiliza serviço gratuito de autoleitura de hidrômetros

Todos os clientes da companhia podem aderir à iniciativa, especialmente aqueles que não conseguem receber leiturista em casa durante o dia Pensando no conforto e bem-estar dos brasilienses, a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) disponibiliza o serviço de autoleitura, no qual o próprio usuário fornece a leitura

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.