16/12/2025

Procon fiscaliza lista de material de escolas particulares no Distrito Federal

As escolas que apresentarem pedidos de itens de material em desacordo com a legislação serão autuadas e podem ser multadas pelo órgão de defesa | Foto: Tony Oliveira/Agência Brasília

Fiscais estão visitando instituições de ensino para verificar itens cobrados na lista

Agentes do Procon, órgão da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF), estão fiscalizando as listas de material junto às escolas particulares do Distrito Federal. A ação teve início nesta segunda-feira (14), e vai até o próximo dia 17. A expectativa é que cerca de 40 instituições de ensino sejam visitadas.

“Caso o consumidor considere a lista abusiva ou tenha dúvidas quanto ao pedido de materiais, deve procurar primeiramente a escola. Se não houver resolução do conflito, pode procurar o Procon para registrar a reclamação”, afirma o diretor-geral do órgão, Marcelo Nascimento.

As escolas que apresentarem pedidos de itens de material em desacordo com a legislação serão autuadas e podem ser multadas pelo órgão de defesa.

O Procon reitera a grande variação de preços nos itens da lista de material, e por isso, é recomendado que os pais ou responsáveis façam uma ampla pesquisa de preços nas papelarias, observando o valor individual de cada item e o valor total da lista. Para um gasto menor, pode ser necessário comprar os itens da lista em locais diferentes.

Confira abaixo o que diz a legislação sobre o que pode e o que não pode na lista de material escolar:

– Todo material escolar é item de uso individual e exclusivo do aluno, e restrito ao processo didático-pedagógico. Portanto, o estudante pode solicitar para a escola a devolução do material que não foi utilizado durante o ano anterior.
– Não é permitida a cobrança de taxa extra ou de fornecimento de material de uso coletivo dos alunos ou da instituição, como itens de higiene e de expediente. O custo desses materiais deve ser da escola.
– É muito importante lembrar que, no Distrito Federal, a lei permite aos pais a entrega parcelada do material, que deve ser feita com, no mínimo, oito dias antes do início das atividades.
– A lista de material deve ser acompanhada de um plano de execução, que deve descrever, de forma detalhada, os quantitativos de cada item de material e a sua utilização pedagógica.
– A escola é proibida por lei de exigir marca, modelo ou indicar local de venda do material, com exceção da venda do uniforme.

Tribuna Livre, com informações do Procon-DF

Leia também
Comissão da Câmara vota PEC da Segurança Pública nesta terça
Comissão da Câmara vota PEC da Segurança Pública nesta terça
COM APOIO DE PÁBIO MOSSORÓ E DR
COM APOIO DE PÁBIO MOSSORÓ E DR. CÉLIO SILVEIRA, PREFEITO MARCUS VINICIUS CONQUISTA PASSARELAS PARA VALPARAÍSO DE GOIÁS JUNTO AO DNIT
Políticos de direita celebram aprovação do PL AntifacçãoL
Segurança pública une novamente centrão e bolsonarismo na Câmara contra Lula
Governo dos EUA está à beira de encerrar shutdown histórico
Governo dos EUA está à beira de encerrar shutdown histórico
Sabino desafia cúpula do União para continuar no governo Lula
Espaços PROMulher impulsionam autonomia e cuidado para mulheres do DF
Espaços PROMulher impulsionam autonomia e cuidado para mulheres do DF
SEI GDF completa 10 anos
Pesquisa da UFG traz dados preocupantes sobre a 1ª infância em Goiânia
Pesquisa da UFG traz dados preocupantes sobre a 1ª infância em Goiânia
Deputado vai ao Ministério Público Federal contra a Enel por manipulação de dados
Deputado vai ao Ministério Público Federal contra a Enel por manipulação de dados
Novo diz que Van Hattem sofre perseguição após motim na Câmara
Vice-líder do PL apela às Forças Armadas e cita 1964 após tornozeleira em Bolsonaro
Vice-líder do PL apela às Forças Armadas e cita 1964 após tornozeleira em Bolsonaro
Sistema prisional do DF recebe 1ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos
Sistema prisional do DF recebe 1ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos

Câmara dos Deputados rejeita cassação de Carla Zambelli

Parlamentar é acusada de ser a mandante de ações criminosas e, em junho, fugiu para a Itália a fim de driblar a Justiça O plenário da Câmara dos Deputados rejeitou na madrugada desta quinta-feira (11/12) a cassação da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP). Ela foi condenada, pelo Supremo Tribunal Federal (STF), a

Leia mais...

Câmara aprova suspensão de seis meses para Glauber Braga

Deputados votaram relatório para punição mais branda para o parlamentar, que era alvo de cassação. Na noite de terça-feira (9), ele foi retirado à força da cadeira da Presidência da Casa A Câmara dos Deputados aprovou, na noite desta quarta-feira (10/12), a suspensão de seis meses do mandato do deputado Glauber

Leia mais...

Deputados reagem à decisão de Motta de pautar a anistia

Inclusão do projeto na pauta provocou reações dos congressistas, que se dividiram entre defender anistia e criticar a medida O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), incluiu na pauta desta 3ª feira (9.dez.2025) projeto de lei que reduz as penas dos envolvidos no 8 de Janeiro. O deputado

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.