13/12/2025

Promotor do Vaticano pede sete anos de prisão para cardeal por fraude

O eixo central do julgamento é a custosa compra de um prestigioso edifício em Londres como parte dos investimento da Santa Sé

Um promotor do Vaticano pediu à Justiça nesta quarta-feira(26) sete anos e três meses de prisão para um cardeal italiano, ao concluir um processo de dois anos sobre a compra de um edifício pela Santa Sé em Londres.

O cardeal Angelo Becciu, de 75 anos, é um antigo conselheiro próximo ao papa Francisco que o destituiu de suas funções em setembro de 2020. É o primeiro religioso de alto escalão a comparecer ante o tribunal vaticano, porém sempre afirmou sua inocência.

O promotor de Justiça do Vaticano, Alessandro Diddi, solicitou penas que vão de 4 a mais de 13 anos de prisão, além de multas, para os dez acusados que comparecem ao tribunal penal do Vaticano desde julho de 2021, acusados de fraude, peculato, abuso de poder, lavagem de dinheiro, corrupção e extorsão.

O eixo central do julgamento é a custosa compra de um prestigioso edifício em Londres como parte dos investimento da Santa Sé, cujo patrimônio imobiliário é considerável, que revelou uma série de irregularidades.

O caso destacou o uso imprudente do Óbolo de São Pedro, a grande arrecadação anual de doações oferecidas ao papa. O Vaticano acabou vendendo o imóvel de 17.000 m2 no luxuosos bairro Chelsea, que havia sido adquirido a um preço superfaturado e sujeito a uma hipoteca oculta.

O tribunal deve revelar a sentença no final do ano.

Monsenhor Becciu se declarou “desolado” pelas declarações de Diddi, que o acusou de ter “utilizado os meios de comunicação para deslegitimar o trabalho dos magistrados”.

Segundo Diddi, Becciu causou prejuízos à Secretaria de Estado, a administração central da Santa Sé, entre 130 e 180 milhões de euros (entre 664 a 949 milhões de reais na cotação atual).

“Sou inocente não só porque nunca roubei um centavo, mas também porque nunca enriqueci ou enriqueci membros da minha família”, assegurou Becciu.

Basílica de São Pedro, no Vaticano. Promotor do Vaticano pede sete anos de prisão para cardeal por fraude.

Agence France-Presse- (crédito: Reprodução/ Tiziana FABI / AFP)

Deixe um comentário

Leia também
brain-rot-1200x675-1
Palavras do ano oxford: a tecnologia define o vocabulário
regulacao_ia
Regulamentação da ia gera conflito entre governo federal e estados nos eua
Lanterna_Verde_IA-1200x675-1
James gunn refuta imagens vazadas de lanterna verde criadas por ia
IAGOOGLE-1200x675-1
Teste de anúncios com ia do google gera debate sobre o futuro da publicidade
Porsche-1200x675-1
Inteligência artificial impulsiona estratégias na porsche cup brasil
musk-xAI
Xai recebe aporte de u$15 bilhões, mas elon musk contesta valor
2-23-1200x675-1
Softbank vende participação na nvidia e mira alto em inteligência artificial
Líder da máfia italiana, Matteo Denaro morre aos 61 anos
Líder da máfia italiana, Matteo Denaro morre aos 61 anos
Joe Biden;  Estados Unidos
Os Estados Unidos reconhecem as Ilhas Cook e Niue como nações independentes
ESP
As imagens falsas de crianças nuas geradas por Inteligência Artificial que chocaram cidade da Espanha
Xenotransprante: Médicos americanos realizam 2º transplante de coração de porco em humanos
Xenotransprante: Médicos americanos realizam 2º transplante de coração de porco em humanos
Crianças roubam carro da mãe após perderem acesso a dispositivos eletrônicos nos EUA
Crianças roubam carro da mãe após perderem acesso a dispositivos eletrônicos nos EUA

Bate-boca entre deputados interrompe sessão da CCJ na Alego

Debate sobre calamidade na Saúde de Goiânia leva Clécio Alves e Talles Barreto a confronto verbal e paralisa trabalhos por dez minutos. A reunião da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) desta quinta-feira (11) foi marcada por um intenso bate-boca entre os deputados Clécio

Leia mais...

Câmara dos Deputados rejeita cassação de Carla Zambelli

Parlamentar é acusada de ser a mandante de ações criminosas e, em junho, fugiu para a Itália a fim de driblar a Justiça O plenário da Câmara dos Deputados rejeitou na madrugada desta quinta-feira (11/12) a cassação da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP). Ela foi condenada, pelo Supremo Tribunal Federal (STF), a

Leia mais...

Câmara aprova suspensão de seis meses para Glauber Braga

Deputados votaram relatório para punição mais branda para o parlamentar, que era alvo de cassação. Na noite de terça-feira (9), ele foi retirado à força da cadeira da Presidência da Casa A Câmara dos Deputados aprovou, na noite desta quarta-feira (10/12), a suspensão de seis meses do mandato do deputado Glauber

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.