02/12/2025

Reforma tributária permite redução de tributos para armas de fogo; entenda

"[Tema] Armas foi um debate que tivemos na emenda constitucional. A gente ia constitucionalizar o imposto seletivo nas armas, mas nós [governo] perdemos", disse o deputado Reginaldo Lopes (PT-MG) - (crédito: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados)

Relatório não incluiu pistolas, revólveres e munições no Imposto Seletivo, o que possibilita que a incidência de imposto sobre esses produtos seja reduzida

O relatório da regulamentação da reforma tributária, apresentado nesta quinta-feira (4/7), não prevê a inclusão de armas de fogo e munições no Imposto Seletivo (IS), o chamado “imposto do pecado”. Com isso, pistolas, revólveres e outros produtos da categoria poderão ter uma redução da carga tributária e, assim, se tornarem mais baratos. 

A inclusão das armas de fogo no IS começou a ser debatida ainda na formulação da proposta de emenda à Constituição (PEC) que instituiu a reforma tributária, aprovada no final de 2023. No Grupo de Trabalho (GT) dedicado à discussão da regulamentação da nova norma de tributação, os deputados voltaram a cogitar a inclusão das armas no imposto do pecado, que possui uma alíquota maior (ainda não definida) para produtos considerados prejudiciais à saúde e ao meio ambiente. Entretanto, o debate não avançou.

“Armas foi um debate que tivemos na emenda constitucional. A gente ia constitucionalizar o imposto seletivo nas armas, mas nós [governo] perdemos”, destacou o deputado Reginaldo Lopes (PT-MG), que liderou o GT da PEC. O petista, entretanto, não descartou uma possível inclusão desses produtos no IS, por meio de emenda apresentada em plenário. “Nós acreditamos que isso cabe ao colégio de líderes e lideranças partidárias que poderão apresentar emendas e submeter ao plenário”, completou. 

Hoje, a alíquota de incidência do Imposto sobre Produto Industrializado (IPI) sobre armas de fogo e equivalentes é de 55%, as munições têm taxação de 25%. Com a reforma, esses produtos serão taxados de acordo com a alíquota geral, estimada em 26,5%. “Eu entendo, particularmente, que a arma de fogo tem uma tributação maior que a alíquota geral. Se não entra em imposto seletivo, em tese, pode ocorrer uma redução da carga tributária”, alertou Lopes. 

O texto da regulamentação foi apresentado em coletiva de imprensa, realizada nesta manhã. Na ocasião, os parlamentares ressaltaram que, com a nova regra tributária, todos os produtos terão uma redução de impostos. “A arma vai ter uma redução do imposto. Todos os produtos vão ter, para não ficar parecendo que a gente está baixando a tributação de armas. Geladeira vai ter”, exemplificou o deputado federal Cláudio Cajado (PP-BA). 

Os deputados mantiveram o texto original enviado ao Congresso pelo governo federal, que previa a taxação pelo IS para veículos, embarcações e aeronaves, cigarros, bebidas alcoólicas, bebidas açucaradas e bens minerais extraídos. Apesar de prever uma alíquota maior para automóveis, a tributação sobre caminhões foi retirada do imposto do pecado, isso porque, segundo os congressistas, caso esse tipo de transporte fosse mantido dentro dessa taxação, o valor do frete poderia aumentar e, assim, encarecer o produto, já que a atividade produtiva do país é feita, majoritariamente, por caminhões. 

Por outro lado,  o relatório inclui no IS os carros elétricos e os jogos de azar. A expectativa é de que o texto seja votado na próxima semana no plenário da Câmara. “A intenção continua sendo que a gente vote antes do início do recesso parlamentar, para que possamos oferecer ao Brasil essa proposta de um novo sistema tributário”, disse o deputado Augusto Coutinho (Republicanos-PE), integrante do GT.

Tribuna Livre, com informações da Agência Câmara

Deixe um comentário

Leia também
logoMPDFT
Ministério público denuncia responsáveis por incêndio fatal em clínica
f1280x720-126564_258239_5050
São paulo registra recorde de feminicídios em 2025
logo2
Ministra assusete magalhães, aposentada do stj, recebe homenagem do tjdft
f1280x720-163748_295423_5050
Cnh sem autoescola: processo de habilitação ganha novas regras e opções
f1280x720-163640_295315_5050
Jovem morto por leoa sonhava em ser domador na áfrica
f1280x720-163632_295307_5050
Homem morre após invadir jaula de leoa em parque na paraíba
logoMPDFT-15
Mulheres negras marcham em brasília com apoio do ministério público do df
image-400-11e9b10b98b1126852744be986f84715
Encerramento do 5º enavip celebra saúde, história e define sede para 2026
f1280x720-153034_284709_5050
Na pista! ministro do stf gilmar mendes se separa
logoMPDFT-14
Ministério público do df fiscaliza postos de combustíveis em ação nacional
f1280x720-163571_295246_5050
Cefet: ataque a tiros deixa duas servidoras mortas
image-400-faba16e2511ca1dfd37b1e215d3ee08a
Último dia para doar roupas para egressos do sistema prisional

Ministério público denuncia responsáveis por incêndio fatal em clínica

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) formalizou, nesta segunda-feira, a denúncia contra quatro indivíduos considerados responsáveis pelo incêndio que devastou o Instituto Liberte-se, uma clínica terapêutica localizada no Paranoá. A tragédia, que ocorreu na madrugada de 31 de agosto, resultou em 21 vítimas, incluindo seis mortes. Os

Leia mais...

São paulo registra recorde de feminicídios em 2025

A cidade de São Paulo atingiu um número recorde de feminicídios em 2025, ultrapassando a marca histórica mesmo antes da contabilização dos dados referentes ao final do ano. A escalada da violência contra a mulher não se restringe à capital, com um aumento também observado em todo o estado. O

Leia mais...

Cnh sem autoescola: processo de habilitação ganha novas regras e opções

Novas regras para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) prometem transformar o processo, tornando-o potencialmente mais acessível e flexível para os futuros motoristas. As mudanças, definidas por uma nova resolução, alteram etapas cruciais da habilitação, abrindo caminho para modelos de preparação teórica e prática distintos do tradicional. Uma

Leia mais...

Palavras do ano oxford: a tecnologia define o vocabulário

A tecnologia transformou profundamente a sociedade e a comunicação, impulsionando tendências nas redes sociais e gerando novas expressões que rapidamente se incorporam ao vocabulário comum. A cada ano, a Oxford University Press elege a “Palavra do Ano”, um termo que captura o espírito e as preocupações do momento. Em 2025,

Leia mais...

Colisão entre carro e moto deixa motociclista ferido no Itapoã

Vítima apresentava suspeita de fratura na perna direita quando foi atendida pelo Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) Um acidente de trânsito deixou um motociclista ferido na manhã desta segunda-feira (1º/12), em frente a um supermercado, no Itapoã. A colisão envolveu um Fiat Siena vermelho e uma motocicleta

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.