24/12/2025

Simples Nacional: o que muda com a reforma tributária

Texto é alvo de críticas

A Câmara dos Deputados aprovou a reforma tributária em 7 de julho. O texto mantém o Simples Nacional como um regime simplificado e especial de tributação, com a retirada de tributos que serão extintos e a inclusão de novos.

Em linhas gerais, o Simples Nacional é um regime tributário especial para as micros e pequenas empresas e para os microempreendedores individuais (MEIs). Ele teve início em 2006, com o objetivo de reduzir custos e as burocracias para os pequenos empresários por meio da unificação do recolhimento de impostos. Negócios que faturam até R$ 4,8 milhões por ano podem aderir ao Simples

A reforma tributária, alvo de críticas por economistas, também tem o mesmo objetivo. A proposta unifica cinco impostos: o Programa de Integração Social (PIS), a Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (Cofins), o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), o Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias (ICMS) o e Imposto Sobre Serviços (ISS).

A ideia é que eles se tornem dois tributos, incidentes sobre o consumo de bens e serviços. Como analistas veem a influência da reforma tributária sobre o Simples Nacional?

CBS, que vai substituir o IPI e o PIS Cofins recolhidos pela União, e o IBS, que entra no lugar do ICMS e do ISS.” A reforma tributária também prevê que a cobrança do IVA não seja feita mais de uma vez ao longo da cadeia produtiva, de modo a evitar “bitributação”.

Por esses motivos, alguns especialistas ouvidos pelo Valor analisam que, para certos empreendedores, pode ser interessante sair do Simples Nacional.

A contadora Marcia Alcazar, da Seteco Consultoria Contábil, acredita que o Simples Nacional vai perder força se o sistema de não cumulatividade implementado com a reforma tributária for mais vantajoso.

 Nesse caso, o único atrativo do Simples Nacional seria a isenção do INSS (quota patronal) para quem contrata empregados no regime CLT.

Marcia considera que o cálculo de débitos e créditos não é claro e pode ser uma armadilha para o pagador de impostos, que também depende da adimplência dos fornecedores.

Já o advogado tributarista Alexandre Monteiro, do escritório Alma Law, ressalta outros pontos. “Vamos imaginar que você está em uma faixa do Simples que dá alíquota de 15%, enquanto fora do Simples se trabalha com um alíquota de 25% para CBS e IBS, além do Imposto de Renda e de contribuição”, observou. “A depender do setor, muito provavelmente não vai valer a pena, a não ser que ele tenha muitos créditos.”

 Os especialistas destacam que o empreendedor precisa analisar se, ao optar pela “não cumulatividade”, terá mais vantagem que a alíquota reduzida para o Simples Nacional em relação ao IVA.

Em linhas gerais, o Simples Nacional é um regime tributário especial para as micros e pequenas empresas e para os microempreendedores individuais (MEIs).

Agência Câmara

Deixe um comentário

Leia também
flavio-bolsonaro-2-640x370
Bolsonaro burla monitoramento eletrônico enquanto filho convoca apoiadores
japonesa-casamento-ia
Casamentos digitais: solitários buscam companhia em inteligência artificial
Ramagem-e1746027118404-770x433-1
Chip internacional de ramagem levanta suspeitas sobre votação do pl antifacção
pessoatomandocafefotomarcossantos015
Café diário associado à menor incidência de arritmias cardíacas
AFP__20251027__827N9NR__v3__HighRes__TopshotBrazilUnClimateCop30-620x620-1-e1763291997919
Lobistas de combustíveis fósseis dominam a cop30 com número recorde de participantes
54879511412_c116fd07d7_o-1
Trump altera tarifas de importação, mas mantém taxação sobre brasil
Novo título: crédito de carbono em xeque e tensões em santa catarina na revista liberta
spotify-logo
Spotify é processado por suposta fraude em streams de artistas famosos
1809-Presidente-Lula-sanciona-lei-de-protecao-a-criancas-e-adolescentes
Eca digital: dúvidas persistem sobre a verificação de idade online
Minha casa minha vida (Tuca Melges - Estadão Conteúdo)
O Ministério das Cidades está preparando a aquisição de energia sustentável para os lares do programa Minha Casa, Minha Vida
SAUDE
Planos de saúde têm 900 queixas por dia; saiba o motivo
Vaca leiteira é preparada para exposição durante primeiro dia da Agroleite
Alto custo na criação de vacas causa prejuízo para produtores de leite

Cruzeiro tenta a contratação de Gerson, ex-Flamengo

Meio-campista trabalhou com o técnico Tite no clube rubro-negro e na seleção brasileira De volta ao futebol brasileiro após mais de um ano, o técnico Tite quer voltar a trabalhar com um velho conhecido: o volante Gerson, que fez parte do seu plantel no Flamengo, em 2023. Para isso, o

Leia mais...

Palmeiras encaminha venda de argentino ao River Plate

Jogador chegou ao Verdão em 2024 O Palmeiras já se movimenta para mudar o elenco na próxima temporada. O Verdão encaminhou a venda do volante agentino Aníbal Moreno ao River Plate, da Argentina. Segundo informações do “ge”, o River tentou um empréstimo, mas o Verdão só aceitava vender o jogador.

Leia mais...

Jogadores de clube paulista anunciam greve por atraso de salário

Com problemas financeiros, Ponte Preta enfrenta dificuldades financeiras, e atletas realizam paralisação até que valores sejam acertados Jogadores de clube paulista anunciam greve por atraso de salário A Ponte Preta vem se preparando para a temporada de 2026, mas passa por um momento delicado. Com problemas financeiros desde o meio

Leia mais...

Eduardo Bolsonaro pode ser candidato em 2026, mesmo vivendo nos EUA

Ao contrário de Alexandre Ramagem, o ‘zero três’ está elegível, à espera do julgamento por coação na trama golpista A exemplo de Alexandre Ramagem (PL-RJ), Eduardo Bolsonaro (PL-SP) perdeu seu mandato de deputado federal. Mas, ao contrário do exdiretor da Agência Brasileira de Inteligência, não está inelegível. Por ora, o

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.