24/12/2025

Simples Nacional: o que muda com a reforma tributária

Texto é alvo de críticas

A Câmara dos Deputados aprovou a reforma tributária em 7 de julho. O texto mantém o Simples Nacional como um regime simplificado e especial de tributação, com a retirada de tributos que serão extintos e a inclusão de novos.

Em linhas gerais, o Simples Nacional é um regime tributário especial para as micros e pequenas empresas e para os microempreendedores individuais (MEIs). Ele teve início em 2006, com o objetivo de reduzir custos e as burocracias para os pequenos empresários por meio da unificação do recolhimento de impostos. Negócios que faturam até R$ 4,8 milhões por ano podem aderir ao Simples

A reforma tributária, alvo de críticas por economistas, também tem o mesmo objetivo. A proposta unifica cinco impostos: o Programa de Integração Social (PIS), a Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (Cofins), o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), o Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias (ICMS) o e Imposto Sobre Serviços (ISS).

A ideia é que eles se tornem dois tributos, incidentes sobre o consumo de bens e serviços. Como analistas veem a influência da reforma tributária sobre o Simples Nacional?

CBS, que vai substituir o IPI e o PIS Cofins recolhidos pela União, e o IBS, que entra no lugar do ICMS e do ISS.” A reforma tributária também prevê que a cobrança do IVA não seja feita mais de uma vez ao longo da cadeia produtiva, de modo a evitar “bitributação”.

Por esses motivos, alguns especialistas ouvidos pelo Valor analisam que, para certos empreendedores, pode ser interessante sair do Simples Nacional.

A contadora Marcia Alcazar, da Seteco Consultoria Contábil, acredita que o Simples Nacional vai perder força se o sistema de não cumulatividade implementado com a reforma tributária for mais vantajoso.

 Nesse caso, o único atrativo do Simples Nacional seria a isenção do INSS (quota patronal) para quem contrata empregados no regime CLT.

Marcia considera que o cálculo de débitos e créditos não é claro e pode ser uma armadilha para o pagador de impostos, que também depende da adimplência dos fornecedores.

Já o advogado tributarista Alexandre Monteiro, do escritório Alma Law, ressalta outros pontos. “Vamos imaginar que você está em uma faixa do Simples que dá alíquota de 15%, enquanto fora do Simples se trabalha com um alíquota de 25% para CBS e IBS, além do Imposto de Renda e de contribuição”, observou. “A depender do setor, muito provavelmente não vai valer a pena, a não ser que ele tenha muitos créditos.”

 Os especialistas destacam que o empreendedor precisa analisar se, ao optar pela “não cumulatividade”, terá mais vantagem que a alíquota reduzida para o Simples Nacional em relação ao IVA.

Em linhas gerais, o Simples Nacional é um regime tributário especial para as micros e pequenas empresas e para os microempreendedores individuais (MEIs).

Agência Câmara

Deixe um comentário

Leia também
flavio-bolsonaro-2-640x370
Bolsonaro burla monitoramento eletrônico enquanto filho convoca apoiadores
japonesa-casamento-ia
Casamentos digitais: solitários buscam companhia em inteligência artificial
Ramagem-e1746027118404-770x433-1
Chip internacional de ramagem levanta suspeitas sobre votação do pl antifacção
pessoatomandocafefotomarcossantos015
Café diário associado à menor incidência de arritmias cardíacas
AFP__20251027__827N9NR__v3__HighRes__TopshotBrazilUnClimateCop30-620x620-1-e1763291997919
Lobistas de combustíveis fósseis dominam a cop30 com número recorde de participantes
54879511412_c116fd07d7_o-1
Trump altera tarifas de importação, mas mantém taxação sobre brasil
Novo título: crédito de carbono em xeque e tensões em santa catarina na revista liberta
spotify-logo
Spotify é processado por suposta fraude em streams de artistas famosos
1809-Presidente-Lula-sanciona-lei-de-protecao-a-criancas-e-adolescentes
Eca digital: dúvidas persistem sobre a verificação de idade online
Minha casa minha vida (Tuca Melges - Estadão Conteúdo)
O Ministério das Cidades está preparando a aquisição de energia sustentável para os lares do programa Minha Casa, Minha Vida
SAUDE
Planos de saúde têm 900 queixas por dia; saiba o motivo
Vaca leiteira é preparada para exposição durante primeiro dia da Agroleite
Alto custo na criação de vacas causa prejuízo para produtores de leite

Dupla de traficantes é presa com maconha e cocaína no DF

Os criminosos haviam saído de São Paulo com destino ao Piauí para levar a carga de entorpecentes Uma dupla de traficantes interestaduais de drogas foi presa em área rural de Planaltina. Com os criminosos foi encontrado um grande carregamento de entorpecentes contendo balança de precisão, 29 tabletes de maconha, 1,5

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.