31/12/2025

Sob estado de exceção, Equador mantém data do 1º turno de eleição

Candidato à Presidência do país sul-americano, Fernando Villavicencio foi assassinado na quarta-feira 9

Autoridades do Equador reafirmaram na madrugada desta quintafeira, 10, que o primeiro turno da eleição presidencial será realizado em 20 de agosto, como previsto no calendário eleitoral já aprovado. A data do pleito foi mantida mesmo depois do assassinato na quartafeira 9 do candidato Fernando Villavicencio.

Em mensagem à nação veiculada em plataformas de redes sociais, o presidente do Equador, Guillermo Lasso, disse que declarou luto oficial de três dias pela morte do ex-deputado. Lasso também informou que decretou estado de exceção por 60 dias

“As Forças Armadas se mobilizam em todo o território nacional para garantir a segurança dos cidadãos, a tranquilidade do país e as eleições livres e democráticas de 20 de agosto”, afirmou Lasso, depois de reunião do gabinete de segurança e de autoridades eleitorais e judiciais. “Não vamos entregar o poder ao crime organizado.”

Equador: eleição agendada e investigações sobre a morte do candidato

O presidente confirmou que Villavicencio e um dos apontados como responsáveis pelo crime foram mortos. Segundo Lasso, seis pessoas foram presas até agora no caso, e as investigações continuam.

“Esse é um crime político, que adquire um caráter terrorista, e não duvidamos que seja uma tentativa de sabotar o processo eleitoral”, afirmou o presidente equatoriano.

A autoridade eleitoral confirmou a data do primeiro turno e de todo o calendário já aprovado para as eleições e informou que a segurança será redobrada em todos os recintos eleitorais.

Equador: calendário eleitoral mantido mesmo depois de assassinato de presidenciável

| Foto: Freepik

Deixe um comentário

Leia também
Roblox_Biometria_Infantil-1-1200x675-1
Roblox exigirá biometria facial para acesso ao chat em 2026
brain-rot-1200x675-1
Palavras do ano oxford: a tecnologia define o vocabulário
regulacao_ia
Regulamentação da ia gera conflito entre governo federal e estados nos eua
Lanterna_Verde_IA-1200x675-1
James gunn refuta imagens vazadas de lanterna verde criadas por ia
IAGOOGLE-1200x675-1
Teste de anúncios com ia do google gera debate sobre o futuro da publicidade
Design-sem-nome-6-1-scaled-1
Melatonina e o coração: uso prolongado eleva risco cardíaco?
Porsche-1200x675-1
Inteligência artificial impulsiona estratégias na porsche cup brasil
Tamanho-site-Tech-1-1200x675-1
Ios 26.1 ou 18.7.2: qual a melhor atualização para seu iphone?
musk-xAI
Xai recebe aporte de u$15 bilhões, mas elon musk contesta valor
2-23-1200x675-1
Softbank vende participação na nvidia e mira alto em inteligência artificial
iphone-air-perfil-scaled-1
Iphone air: aparelho ultrafino não atinge expectativas de venda
SamAltman-1200x675-1
Altman e os acordos da openai: um risco calculado ou aposta audaciosa?

PGR recebe nova representação contra Moraes no caso Banco Master

Pedido de vereador e ofensiva no Senado reacendem debate após reportagens sobre contatos do ministro com o BC; Gonet já arquivou apuração semelhante A Procuradoria-Geral da República (PGR) passou a analisar uma nova representação que pede a apuração da conduta do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes

Leia mais...

Deputado da oposição pede que CNJ investigue Moraes sobre Master

Sanderson solicitação apuração de possível desvio de conduta do ministro e uma suposta prática de advocacia administrativa. O deputado Sanderson (PL-RS), vice-líder da Oposição na Câmara dos Deputados, enviou um ofício ao CNJ (Conselho Nacional de Justiça) pedindo que o órgão apure a suposta atuação informal do ministro Alexandre de

Leia mais...

Avanço de javalis na Chapada dos Veadeiros preocupa Ibama

O animal é considerado uma das cem piores espécies exóticas invasoras do mundo O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) intensificou, no final de novembro, as ações de monitoramento e prevenção ao javali (Sus scrofa) no entorno do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em

Leia mais...

Netanyahu e Trump se reúnem nos EUA para discutir futuro de Gaza

Premiê israelense e presidente dos Estados Unidos se encontrarão na residência de Donald Trump no Mar-A-Lago, na Flórida O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, está nos Estados Unidos para se reunir com o presidente norte-americano, Donald Trump, nesta segunda-feira (29/12), e discutir o acordo de trégua na Faixa de Gaza.

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.