13/11/2025

STJ reconhece competência do Ibama para atuar em omissão de órgão ambiental estadual

Ibama abre inscrições para estágio - (crédito: Divulgação)

A decisão favoreceu a Advocacia-Geral da União (AGU) que entrou com um recurso contra uma decisão do Tribunal Regional da 5a Região (TRF5)

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) reconheceu a legalidade da atuação supletiva do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) diante da omissão de órgão estadual responsável pela contenção de dano ambiental. A decisão favoreceu a Advocacia-Geral da União (AGU) que entrou com um recurso contra uma decisão do Tribunal Regional da 5a Região (TRF5).

Na decisão proferida pelo TRF5, o órgão entendeu que a “competência é definida pela localização do empreendimento/atividade ou quando há um interesse nacional em jogo, militar ou nuclear, por exemplo”. No entendimento do TRF5, a competência fiscalizadora da União e de seus órgãos ambientais é restrita a quando o licenciamento ambiental é federal.

No recurso, a AGU defendeu a competência do Ibama para realizar fiscalização, ainda que o infrator seja responsável por dano ambiental em âmbito regional, mesmo nos casos em que a autarquia não tenha competência para participar do processo de licenciamento ambiental. A decisão dos ministros do STJ teve como parâmetro o estabelecido no artigo 70 da Lei 9.605/98, que demonstra a competência repressiva e punitiva de todos os órgãos de proteção do meio ambiente.

Além disso, a AGU apontou no recurso que o entendimento do TRF5 contraria a Lei Complementar 140/2011. No STJ, a AGU defendeu que “se o Ibama é competente para exercer o seu poder de polícia repressivo, é mais do que evidente a sua legitimidade para ajuizar Ação Civil Pública, com vistas à reparação dos danos ambientais”.

“Havendo omissão na fiscalização, ou até mesmo inconformidade do ato administrativo expedido pelo órgão ambiental competente, pode o Ibama, dentro de sua atribuição fiscalizatória, exercer o seu poder de polícia administrativa e aplicar as sanções e medidas cautelares devidas”,   explicou a procuradora federal que atuou no processo, Manuellita Hermes.

Tribuna Livre, com informações do Superior Tribunal de Justiça (STJ)

Leia também
f1280x720-161889_293564_5050
Pf indicia th joias e mais 17 por ligação com o crime organizado
logoMPDFT-4
Codhab aprimora transparência em projetos habitacionais com novos treinamentos
logo2
Debate sobre danos ambientais no park way ocorre hoje em audiência
f1280x720-162560_294235_5050
A confusa história do motorista que parou o rodoanel com "bombas"
logoMPDFT-3
Gama: homem é condenado por homicídio após 25 anos de fuga
COP30: manifestantes entram em confronto com seguranças da ONU em Belém
COP30: manifestantes entram em confronto com seguranças da ONU em Belém
image-400-234eaa2f99dd986a2c56a467cf0e99c8
Estão abertas inscrições para o programa maria da penha vai à escola
f1280x720-132853_264528_5050
Lula assina decreto para alterar regras dos vales-alimentação e refeição
logoMPDFT-2
Namoral: mpdft reconhecido por iniciativa em defesa da integridade
f1280x720-159996_291671_5050
Falta de sensibilidade: são paulo critica decisão do stf sobre mototáxis
f1280x720-162214_293889_5050-1
Cúpula dos povos: vozes da sociedade civil ecoarão na cop30
Governadores criticam Lula em evento da Confederação Israelita
Governadores criticam Lula em evento da Confederação Israelita

Manifestantes tentam invadir área da COP

O grupo quis acessar a área restrita na cúpula de Belém e foi contido pela segurança. Após tumulto, espaço foi isolado Uma confusão terminou em correria e quebra-quebra no acesso à Zona Azul da Cúpula do Clima das Nações Unidas (COP30), em Belém, nesta terça-feira (11). Manifestantes tentaram acessar a área

Leia mais...

Ia contra ia: nova técnica dificulta criação de deepfakes

Uma colaboração entre a Polícia Federal Australiana (AFP) e a Universidade Monash resultou no desenvolvimento de uma tecnologia que visa combater o uso indevido da inteligência artificial. A ferramenta, denominada “Silverer”, emprega uma técnica inovadora conhecida como envenenamento de dados, com o objetivo de frustrar as ações de indivíduos mal-intencionados

Leia mais...

Estes são os principais golpes na black friday; proteja-se

Black Friday acende alerta para fraudes e golpes online Com a proximidade da Black Friday, período conhecido por grandes descontos e promoções, consumidores devem redobrar a atenção para evitar cair em golpes. A expectativa de economizar atrai muitos compradores, mas também oportuniza ações de criminosos que se aproveitam do aumento

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.