15/11/2025

Travessia entre México e EUA cai após mudança em regra migratória

Apesar da expectativa de um grande fluxo de travessias, o número de imigrantes que cruzaram a fronteira do México com os EUA diminuiu pela metade após o fim da regra chamada Título 42

A informação foi divulgada pelo secretário de Segurança Nacional dos EUA, Alejandro Mayorkas.

A medida deixou de ser aplicada na madrugada do dia 12, três anos após ser acionada pelo então governo de Donald Trump para interromper o fluxo de migrantes durante a pandemia de covid-19. “Sexta-feira e sábado, a patrulha de fronteira dos EUA registrou uma queda de 50% na quantidade de apreensões, em comparação com o que experimentamos no início da semana”, disse Mayorkas, em entrevista ao programa State of the Union, da CNN.

De acordo com o secretário, cerca de 6,3 mil migrantes cruzaram a fronteira americana com o México, na sexta-feira, e 4,2 mil, no sábado. Esses números foram descritos como baixos em comparação aos mais de 10 mil cruzamentos diários da semana anterior.

O secretário enfatizou, no entanto, que era cedo para diagnósticos definitivos. “Estamos apenas no terceiro dia”, disse ele, em referência à revogação da lei.

Expulsões

O Título 42 permitia a expulsão imediata de migrantes sem visto ou sem documentação legal, incluindo solicitantes de asilo, em nome da emergência sanitária causada pela pandemia.

Para evitar a entrada em massa de imigrantes após a medida ser suspensa, o governo do presidente Joe Biden enviou milhares de policiais e militares para guardar os quase 3,2 mil quilômetros que separam os EUA do México e aprovou novas restrições ao direito de asilo.

Antes de se apresentarem na fronteira, os migrantes deveriam agendar previamente um horário de consulta por um aplicativo que centraliza as solicitações de asilo, o CBP One, ou terem tido seu pedido de asilo rejeitado em algum dos países de trânsito.

Caso contrário, eles podem ser submetidos a um procedimento de deportação acelerada para seus países de origem e a uma proibição de entrada no território americano por cinco anos. “Estamos implementando nosso plano exatamente como planejamos”, disse Mayorkas a outra emissora americana, a ABC.

O deputado republicano Mark Green, presidente da Comissão de Segurança Nacional da Câmara, questionou os números. “Esta semana, houve mais cruzamentos do que em qualquer outra semana da nossa história”, disse ele à CNN, atribuindo esse aumento ao número de pessoas que cruzaram a fronteira antes de expirar o Título 42.

Justiça

Os EUA estão sendo questionados na Justiça sobre se podem liberar migrantes sem um “aviso para comparecer” à Justiça. Normalmente, os imigrantes que são liberados nos EUA – diferentemente dos mantidos sob custódia ou imediatamente expulsos – recebem um “aviso para comparecer”, que inclui uma data no tribunal e algum tipo de monitoramento. O procedimento pode levar até duas horas para ser processado, sufocando os recursos da Patrulha de Fronteira.

Desde 2021, os EUA frequentemente liberam migrantes sob custódia com instruções para se apresentarem a um escritório de imigração em 60 dias. É um processo que leva apenas 20 minutos, mas é atacado por aqueles que dizem que ele não oferece supervisão suficiente.

Na sexta-feira, 12, um tribunal da Flórida encerrou temporariamente esse processo e o governo Biden está apelando para reverter a decisão. (COM AGÊNCIAS INTERNACIONAIS)

Agência Estado

(crédito: Unsplahs/Greg Bulla)

Deixe um comentário

Leia também
Tamanho-site-Tech-1-1200x675-1
Ios 26.1 ou 18.7.2: qual a melhor atualização para seu iphone?
musk-xAI
Xai recebe aporte de u$15 bilhões, mas elon musk contesta valor
2-23-1200x675-1
Softbank vende participação na nvidia e mira alto em inteligência artificial
Líder da máfia italiana, Matteo Denaro morre aos 61 anos
Líder da máfia italiana, Matteo Denaro morre aos 61 anos
Joe Biden;  Estados Unidos
Os Estados Unidos reconhecem as Ilhas Cook e Niue como nações independentes
ESP
As imagens falsas de crianças nuas geradas por Inteligência Artificial que chocaram cidade da Espanha
Xenotransprante: Médicos americanos realizam 2º transplante de coração de porco em humanos
Xenotransprante: Médicos americanos realizam 2º transplante de coração de porco em humanos
Crianças roubam carro da mãe após perderem acesso a dispositivos eletrônicos nos EUA
Crianças roubam carro da mãe após perderem acesso a dispositivos eletrônicos nos EUA
Greve dos roteiristas
Sindicato negocia ‘acordo final’ pelo fim da greve dos roteiristas em Hollywood
M1
Homem com doença terminal cardíaca recebe transplante de coração de porco
Agentes armados em região separatista
Separatistas de Nagorno-Karabakh entregam armas ao Azerbaijão e negociam retirada de tropas
CHILE
Golpe no Chile: Resolução de congressistas dos EUA pede desculpas

Ex-presidente do inss detido por suposto esquema de desvios

Uma operação da Polícia Federal resultou na prisão de Alessandro Stefanutto, ex-presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A ação investiga um esquema de descontos considerados ilegais. Stefanutto havia sido exonerado do cargo pelo presidente da República após a vinda à tona de denúncias sobre as fraudes sob investigação.

Leia mais...

Quadra de esporte é totalmente reformada em Ceilândia

O espaço na QNM 10, em Ceilândia Norte, ganhou pintura nova, alambrados, instalação de traves e redes, além da obra na área externa Mais um espaço de lazer na maior cidade do DF foi totalmente reformado em Ceilândia. A quadra poliesportiva da QNM 10, em Ceilândia Norte, está de cara

Leia mais...

Pf indicia th joias e mais 17 por ligação com o crime organizado

Polícia Federal indicia empresário do ramo de joias e outras 17 pessoas por suspeita de envolvimento com facções criminosas. Entre os indiciados, figura o empresário TH Joias, conhecido por sua proximidade com figuras políticas. A investigação, que durou meses, revelou um esquema complexo de lavagem de dinheiro e outros crimes,

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.